imagem lateral da Triumph Daytona 660
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Triumph Daytona 660: a nova média esportiva que impõe respeito

9 Minutos de leitura

  • Publicado: 09/11/2024
  • Atualizado: 11/11/2024 às 16:36
  • Por: Alexandre Nogueira

Após um hiato de sete anos desde a descontinuada Daytona 675, a Triumph está de volta ao segmento das esportivas de média cilindrada com a nova Daytona 660. A marca britânica, famosa por suas motos clássicas e modernas, reinventa o conceito de esportiva, oferecendo uma moto mais acessível, versátil e com um design moderno radical.

imagem lateral Triumph Daytona 660
Triumph Daytona 660: esportividade para o dia a dia – foto: Gustavo Epifanio

A Daytona 660 representa um novo capítulo na história da Triumph. Com um design moderno e agressivo, a moto chama a atenção por onde passa. Além disso, a Triumph oferece uma ampla gama de acessórios originais, permitindo que você personalize sua moto de acordo com suas preferências e estilo de pilotagem.

imagem traseira Triumph Daytona 660
Triumph Daytona 660: conjunto esguio e leve – foto: Gustavo Epifanio

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Uma nova era para as esportivas

A Daytona 660 não é apenas uma sucessora da 675, mas sim uma nova referência no segmento. Com um chassi leve e ágil, posição de pilotagem confortável e um motor tricilíndrico vibrante, a nova Daytona oferece uma experiência de pilotagem emocionante e prazerosa, tanto para pilotos experientes quanto para aqueles que estão começando no mundo das esportivas. E ela exige respeito!

imagem lateral piloto com a Triumph Daytona 660
Triumph Daytona 660: perfeita para o dia a dia – foto: Gustavo Epifanio

Despedida da radicalidade a favor da versatilidade

Diferente de sua antecessora, a Daytona 660 abandona a posição de pilotagem extrema e a suspensão rígida, características marcantes das superesportivas tradicionais. A nova moto da Triumph é mais focada em oferecer um equilíbrio entre desempenho e conforto, tornando-a uma excelente opção para o dia a dia e para viagens mais longas.

imagem lateral com homem pilotando Triumph Daytona 660
Triumph Daytona 660: posição ereta e relaxada – foto: Gustavo Epifanio

Motor: desempenho e personalização

O motor tricilíndrico em linha da Daytona 660 é uma evolução do motor utilizado na Trident e na Tiger Sport 660. Com ajustes específicos, ele oferece mais potência, torque e rotação máxima, garantindo uma experiência de pilotagem mais esportiva. O motor apresenta um significativo aumento de potência em relação a suas irmãs e foi especialmente ajustado para a Daytona, entregando 94 cv de potência máxima e um torque máximo de 7,1 kgf.m.

imagem do motor de três cilindros em linha da Triumph Daytona 660
Triumph Daytona 660: tradicional tricilíndrico – foto: Gustavo Epifanio

Um dos destaques do motor da Daytona 660 é a curva de torque extremamente plana e utilizável, já com 80% do torque máximo disponível a partir de apenas 3.150 rpm, garantindo uma aceleração vigorosa e progressiva em qualquer rotação. Além disso, o motor gira até 12.650 rpm, proporcionando uma experiência de pilotagem emocionante e esportiva.

Inovações técnicas

Para alcançar esse desempenho excepcional, a Triumph implementou diversas modificações no motor:

  • Caixa de ar: A caixa de ar é maior que a da naked Trident 660 e é posicionada de forma estratégica para otimizar a entrada de ar e melhorar a respiração do motor.
  • Corpos de borboleta: A adoção de três corpos de borboleta de 44 mm proporciona uma resposta mais precisa do acelerador e uma entrega de potência mais suave.
  • Cabeçote: O cabeçote do motor foi revisado, com aumento da taxa de compressão, novas válvulas de escape e um perfil de levante de válvulas otimizado para maior desempenho.
  • Virabrequim e pistões: O virabrequim e os pistões foram redesenhados para reduzir o peso e aumentar a resistência.
  • Sistema de escape: O sistema de escapamento foi desenvolvido especificamente para a Daytona 660, com um conversor catalítico compatível com as normas de emissões Euro 5 e um ronco característico cheio de personalidade.
imagem do escapamento da Triumph Daytona 660
Triumph Daytona 660: ronco característico – foto: Gustavo Epifanio

Chassi e manuseio

À primeira vista, o design da Triumph Daytona 660 sugere um chassi de alumínio tradicional, mas a realidade é um pouco diferente. Sob as capas plásticas, encontramos uma estrutura tubular de aço, similar à da Trident, porém com adaptações específicas para a Daytona. O quadro foi otimizado para acomodar os corpos de borboleta maiores e o ângulo do cabeçote mais fechado, o que resulta em uma geometria mais esportiva.

imagem piloto fazendo curva radical com a Triumph Daytona 660
Triumph Daytona 660: esportividade na medida certa – foto: Gustavo Epifanio

A Daytona 660 oferece uma agilidade e precisão de direção superiores em comparação com a Trident e essa configuração proporciona uma experiência de pilotagem mais envolvente e esportiva, permitindo que o piloto explore os limites da moto com confiança, pois ela é muito amigável e fácil de dominar.

imagem piloto na pista com a Triumph Daytona 660
Triumph Daytona 660: permite tocada agressiva – foto: Gustavo Epifanio

A suspensão da Daytona 660 é composta por garfos dianteiros Showa de 41 mm e um monoamortecedor traseiro Showa, ambos ajustáveis em pré-carga. Embora não ofereça ajustes de compressão e retorno, a suspensão proporciona um bom equilíbrio entre conforto e desempenho, sendo ideal para o uso misto. O uso de um amortecedor traseiro mais longo eleva a traseira da moto, contribuindo para um melhor equilíbrio de peso e uma maior agilidade.

A Daytona 660 está equipada com freios a disco dianteiros com pinças radiais de quatro pistões, que oferecem excelente potência de frenagem e boa modulação. Os pneus Michelin Power 6, especialmente desenvolvidos para a moto, proporcionam boa aderência em diversas condições, principalmente naqueles dias ensolarados onde a alta temperatura do asfalto aumenta o grip. No entanto, é importante ressaltar que a performance dos pneus pode variar dependendo do tipo de asfalto e das condições climáticas, sendo bastante prudente controlar a mão direita nos dias chuvosos. É fato que eles adoram um asfalto liso num dia ensolarado.

imagem piloto em ação com a Triumph Daytona 660
Triumph Daytona 660 encara superbikes – foto: Gustavo Epifanio

Conforto e consumo

A posição de pilotagem da Daytona 660 é mais relaxada e ereta do que as motos puramente esportivas e confortável o suficiente para os percursos urbanos e longas jornadas. O assento, com altura ajustável, permite que pilotos de diferentes alturas encontrem a posição ideal. O guidão, posicionado acima da mesa superior, proporciona um bom controle e conforto, mesmo em pilotagens mais longas. Também achei a posição bem adequada para a tocada esportiva, permitindo pendular com uma ótima pegada para atacar curvas de todos os tipos.

imagem do emblema da Triumph Daytona 660
Triumph Daytona 660: acabamento primoroso – foto: Gustavo Epifanio

O tanque de combustível tem capacidade para 14 litros com 3 de reserva. No meu teste de rodagem na cidade, respeitando os limites de velocidade impostos pelos radares, cheguei a ver médias de 23 km/l rodando até 80 km/h. Nas estradas, mantendo 100 km/h, obtive médias de 20 km/l, mas ao enrolar o cabo, cheguei a ver 8 km/l num breve momento de empolgação a 180 km/h. Todas as informações de consumo instantâneo mostradas no computador de bordo do painel.

Equipamentos

A Triumph Daytona 660 oferece um pacote tecnológico completo, considerando seu posicionamento no mercado. O painel de instrumentos, compartilhado com a Tiger Sport 660, combina um display LCD com um pequeno TFT colorido, fornecendo as informações essenciais como velocidade, rotação, nível de combustível e modos de pilotagem. Embora funcional, o painel poderia ser mais intuitivo e contar com um display TFT maior, como em alguns de seus concorrentes.

imagem do painel TFT da Triumph Daytona 660
Triumph Daytona 660: painel digital e TFT – foto: Gustavo Epifanio

O sistema de controle de tração, embora simples, cumpre sua função de garantir maior segurança e controle. O ABS, não comutável, oferece a proteção necessária em frenagens de emergência e pisos escorregadios. Contudo, itens como o quickshifter bidirecional, os punhos aquecidos, a tomada USB e os sensores de pressão dos pneus são oferecidos como opcionais, permitindo que o motociclista personalize sua moto de acordo com suas necessidades.

No quesito acabamento, a Daytona 660 apresenta um bom nível de qualidade geral. Os materiais utilizados são de boa qualidade e o encaixe das peças é preciso. No entanto, em alguns detalhes, como o plástico texturizado que imita carbono e o pedal de freio traseiro, é possível notar um acabamento mais simples, evidenciando a busca por um custo-benefício mais competitivo.

A Triumph oferece uma ampla gama de acessórios originais, desde itens estéticos até componentes funcionais, como malas e protetores de motor.

Conclusão

Avaliar a Triumph Daytona 660 é um desafio e tanto. Por um lado, ela é comparada constantemente com a lendária Daytona 675, o que pode ser injusto, já que a nova geração visa um público e um tipo de pilotagem diferentes. Por outro lado, ao comparar a 660 com seus concorrentes diretos, percebemos que ela traz inovações e características únicas para a categoria.

imagem do piloto em ação na pista com a Triumph Daytona 660
Triumph Daytona 660: esportividade nos finais de semana – foto: Gustavo Epifanio

A Triumph Daytona 660 representa um novo capítulo na história da marca. Ela oferece um equilíbrio perfeito entre desempenho, conforto e tecnologia, tornando-se uma excelente opção para aqueles que buscam uma moto esportiva versátil e emocionante. Embora não seja tão radical quanto a Daytona 675, a 660 tem seu próprio charme e personalidade, pronta para conquistar um público cada vez maior. Um pacote simplesmente maravilhoso por meros R$ 56.490. Por fim, ela está disponível apenas em preto fosco.

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