honda-x-adv-2024-lago
Testes

Teste completo do Honda X-ADV 2024: versatilidade e diversão

5 Minutos de leitura

  • Publicado: 11/06/2024
  • Por: Alexandre Nogueira

O Honda X-ADV é uma motocicleta automática que combina características de scooter com um toque aventureiro. Embora não seja uma moto off-road, o X-ADV oferece uma experiência divertida e prática para pilotos principalmente solitários.

O Honda X-ADV é um verdadeiro “SUV de duas rodas”, combinando as capacidades e o desempenho de uma moto de aventura com o conforto, a comodidade e a facilidade de deslocamento de um scooter de grande porte.

Honda X-ADV 2024 (Foto: Gustavo Epifânio)

O motor

O eficiente motor bicilíndrico paralelo de 750 cm³ do X-ADV está sempre de prontidão ao menor toque no acelerador eletrônico TBW (Throttle By Wire), principalmente nas baixas e médias rotações, entregando 58,6 cv de potência a 6.750 rpm e torque de 7,03 kgf.m a 4.750 rpm. O motor é bastante elástico e proporciona uma pilotagem bem divertida no off-road e um fôlego a mais na estrada, sem perder o caráter econômico.

Honda X-ADV 2024 (foto: Gustavo Epifânio)

O Honda X-ADV oferece os modos de pilotagem Standard, Sport, Gravel, Rain e User, permitindo ao piloto configurar a máquina para qualquer tipo de viagem e estilo de pilotagem. As configurações atuam de formas diferentes na potência, no freio motor, na transmissão DCT, no ABS e no controle de tração para otimizar a experiência de pilotagem.

O consumo de combustível é ótimo, pois o motor é de baixa rotação, entregando médias acima de 25 km/l na cidade e na estrada rodando a 100 km/h. O tanque de combustível de 13,2 litros garante uma ótima autonomia se o piloto dosar bem a mão direita.

LEIA MAIS:

Bajaj Dominar 160 e 200 agora possuem ABS de canal duplo
Diavel V4 e mais: as três novidades da Ducati para o Brasil
Moto trail da Watts é lançada; nas lojas em agosto por R$ 31.990

O conjunto mecânico

Ao chassi do tipo Diamond, vão agregadas suspensões de longo curso aptas para enfrentar as condições mais severas de estradas mal pavimentadas ou de terra. Na dianteira um garfo invertido com tubos de 41 mm com 153,5 mm de curso e na traseira o sistema Pro-Link com 150 mm de curso.

O sistema de freios conta com dois discos flutuantes de 296 mm casados com pinças de 4 pistões e montagem radial na dianteira, e um disco com pinça simples na traseira, em conjunto com o ABS combinado, proporcionando uma incrível força de frenagem e alta sensibilidade, tanto na tocada forte nas estradas bem pavimentadas, bem como na tocada off-road.

Honda X-ADV 2024 (foto: Gustavo Epifânio)

O Honda X-ADV é equipado com rodas raiadas aro de 17” na dianteira e 15” na traseira, calçadas com pneus de uso misto 120/70 na dianteira e 160/60 na traseira. O conjunto traz hastes das válvulas em forma de “L”, que facilitam a calibragem dos pneus.

Honda X-ADV 2024 (foto: Gustavo Epifânio)

A tecnologia embarcada

Os itens de tecnologia chegam com a iluminação full led, chave com sensor de presença, trava elétrica, controle de tração e painel TFT com tecnologia Honda Smartphone Voice Control System, que conecta seu smartphone ao aplicativo Honda RoadSync, dando acesso a recursos de navegação, clima, músicas, chamadas e mensagens de texto. O para-brisas pode ser ajustado em cinco posições.

Impressões ao dirigir

O Honda X-ADV é uma moto polivalente, que vai muito bem tanto no uso diário na cidade, como para praticar mototurismo a dois, e até mesmo partir à descoberta por maus caminhos. O grande destaque é seu apelo aventureiro, o que a torna numa máquina realmente exclusiva.

Honda X-ADV 2024 (foto: Gustavo Epifânio)

Único ponto negativo da Honda X-ADV é o seu peso, que em ordem de marcha regista mais de 230 quilos, o que torna as manobras de baixas velocidades e estacionamento mais difíceis, principalmente para os mais baixinhos. Mas é só começar a rodar que ele mostra-se extremamente leve e com fácil manobrabilidade.

Honda X-ADV 2024 (foto: Gustavo Epifânio)

Na cidade o motor se apresenta muito bem e proporciona fortes arrancadas, freios excelentes com ótima pegada, e muito conforto proporcionado pelas suspensões e pelo câmbio DCT que faz você esquecer a necessidade de operar a embreagem e acionar o pedal do câmbio para trocar as marchas, e ainda mais com a vantagem de cada vez que se para a primeira marcha ficar automaticamente engrenada, bastando apenas acelerar para arrancar.

Honda X-ADV 2024 (foto: Gustavo Epifânio)

Nas estradas de terra o X-ADV revela-se igualmente eficaz, transmitindo sempre muita confiança, graças às suspensões bem acertadas e aos pneus de uso misto bem adequados. O guidão largo facilita as manobras de baixa velocidade.

Honda X-ADV 2024 (foto: Gustavo Epifânio)

O Honda X-ADV está disponível nas cores branca ou cinza perolizado, com preços à partir de R$ 91.780 sem frete.

Deixe seu comentário nas redes da MOTOCICLISMO:

Instagram | Facebook | YouTube 
WhatsApp | Twitter (X) | GoogleNews

Deixe seu Comentário

Conteúdo Recomendado