A nova Suzuki V-Strom 800 DE chega para enfrentar qualquer aventura, com alto desempenho que proporciona muita adrenalina e liberdade, uma moto ideal para os exploradores mais exigentes.
Equipada com um motor bicilíndrico de 776 cm³ potente e confiável, a V-Strom 800 DE te leva a qualquer lugar, seja na estrada, na trilha ou em qualquer outro terreno desafiador.
Fotos: Gustavo Epifânio
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Mas será que a nova V-Strom 800 DE pode estar à altura da concorrência nesta nova geração de big trails médias entre 700 e 900 cm³? E esta categoria é bem disputada em todos os cantos do planeta, com máquinas excepcionais como a Yamaha Ténéré 700, as KTM 790 e 890 Adventure e a Triumph Tiger 900, consideradas referência na categoria.
A V-Strom 800 DE tem um ótimo compromisso de equilíbrio entre o off-road e o on-road, mais ponderado para uso na estrada em longas jornadas, por isso o seu tanque de combustível com 20 litros de capacidade.
V-Strom 800 DE: novo motor bicilíndrico paralelo
A V-Strom 800 DE chega com um novo motor bicilíndrico paralelo de 776 cm³, DOHC e com refrigeração líquida, e que tem como característica o popular deslocamento dos mancais das bielas no virabrequim com 90 graus de diferença, para proporcionar um desempenho semelhante aos motores em “V”, que bem sabemos, entrega alto torque desde as mais baixas rotações.
Esta usina rende 84 cv de potência a 8.500 rpm e 7,95 kgf.m de torque a 6.800 rpm, entregas à roda traseira por um câmbio de seis marchas muito bem escalonadas para o máximo aproveitamento em quaisquer ambientes.
A Suzuki V-Strom 800 DE vem equipada com quickshift bidirecional, além do painel TFT de cinco polegadas. O painel tem acesso pelo punho esquerdo para selecionar três níveis de controle de tração, um modo Gravel, ou desligá-lo, bem como três níveis de intervenção do ABS e os mapas de aceleração A, B ou C. Simples e fácil, é tudo o que você precisa para adequar a sua máquina ao ambiente que será explorado.
V-Strom 800 DE: suspensão e manuseio
O chassi da V-Strom 800 DE é uma estrutura de aço que tem acoplado um longo braço oscilante aliado a um amortecedor Showa multiajustável, e na dianteira um garfo Showa também multiajustável. O chassi auxiliar traseiro é destacável. O amortecedor traseiro pode ser ajustado na pré-carga da mola manualmente através de um registro na lateral direita.
Roda de 21 polegadas na frente e 17 polegadas atrás, montadas com os pneus Dunlop Trailmax Mixtour, que garantem ótimo grip no asfalto a ponto de raspar as pedaleiras com facilidade e confiança. Na estrada de terra seca os pneus se apresentaram muito bem após uma murchada para adequá-los ao fora de estrada.
Curiosamente, as pinças do freio dianteiro não tem fixação radial, mas são bem potentes e moduláveis, garantindo ótimas frenagens no asfalto e na terra. O peso total da V-Strom 800 DE totalmente abastecida é de 230 kg, o que a deixa na média da categoria.
V-Strom 800 DE: impressões ao pilotar
Tem um comportamento adorável nas curvas, não excessivamente ágil, e tem uma transferência de peso entre o acelerador e os freios gerenciada perfeitamente pela suspensão Showa, proporcionando uma qualidade do passeio excelente e impecável em estradas sinuosas. E parece muito mais confiante e segura com o aro dianteiro de 21 polegadas do que outras motos da categoria.
No off-road, a V-Strom 800 DE não tem um entusiasmo natural como as concorrentes mais dedicadas ao fora de estrada, mas ela é muito mais capaz do que as V-Strom 650 ou 1050. Ela é facilmente domável e só deve cansar um pouco mais os pilotos iniciantes e não tão ávidos por aventuras. O conjunto de suspensão Showa realmente faz um excelente trabalho no off-road com um funcionamento progressivo quando tem que enfrentar obstáculos maiores.
V-Strom 800 DE: conforto e economia
O conforto da V-Strom 800 DE é exemplar, a posição de pilotagem é espaçosa, o guidão cônico largo e no ângulo certo, e com o assento estreitando no encaixe com o tanque para que ao pilotar em pé no off-road, a moto pareça esguia e controlável.
O para-brisas pode ser ajustado em três alturas com uma chave Allen, mas realmente não faz diferença prática, a peça é pequena, então é praticamente como andar numa naked. Um modelo muito mais alto e mais largo é oferecido como acessório. Protetores de mão, um protetor de radiador, uma placa de proteção de motor de plástico e uma porta USB no lado esquerdo do painel são de série.
V-Strom 800 DE: veredicto
Já fazia muito tempo que a Suzuki não construía uma nova motocicleta, e essa nova V-Strom 800 DE chega propondo uma experiência de estrada mais ponderada e que a torna uma melhor perspectiva de vida no asfalto, principalmente longas distâncias.
A V-Strom 800 DE é certamente a V-Strom mais capaz de off-road, suas melhores características são a qualidade da suspensão, o assento confortável e a posição de pilotagem, a simplicidade da eletrônica e seu conforto de condução na estrada.
E ainda há o preço, já que estamos acostumados com a Suzuki praticando preços bastante atraentes e honestos. A Suzuki V-Strom 800 DE chega custando R$ 67.500, nas cores amarela com azul e rodas douradas, preta com azul e rodas douradas e a cinza com amarelo e rodas pretas deste teste. Levando em consideração o excelente conjunto de suspensão e o quickshifter de série, certamente é o melhor preço da categoria.
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