A Yamaha nos convidou para o lançamento do Fluo ABS, um scooter de 125 cm³, recheado de equipamentos e tecnologia para se destacar no segmento de entrada.
O segmento dos scooter é um dos que mais cresce no Brasil representando 9% do total de motocicletas comercializadas. De olho em novos motociclistas que estão querendo deixar seus carros na garagem ou sair do transporte público e assim economizar tempo e dinheiro com mais mobilidade no dia a dia, a Yamaha estrategicamente oferece o Fluo ABS.
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Posicionamento do Yamaha Fluo ABS
O Yamaha Fluo ABS vai ficar entre o NEO 125 (R$ 11.290) e o NMax (R$ 16.590), seu preço sugerido é de R$ 13.390, mas em São Paulo, por conta da tributação estadual é de R$ 13.848 (mais frete). Seus concorrentes no segmento serão: Haojue Lindy 125 (R$ 12.697), Honda Biz 125 (R$ 12.360), Elite 125 (R$ 10.850, o mais barato), PCX CBS (R$ 14.260). Todos eles têm diferenças de configurações e estilos.
O que o Fluo ABS oferece
Para se destacar entre as opções existentes no mercado várias são os diferenciais que ele oferece em relação aos concorrentes no segmento de 125 cm³.
O chassi, como na maioria dos scooter é do tipo underbone e para obter mais espaço sob o banco, o tanque de combustível foi instalado no assoalho, a bateria foi colocada na traseira da moto (na frente da lanterna traseira) e o sistema ABS fica escondido sob o escudo frontal da moto.
O Fluo tem farol de LED, sistema keyless que automatiza abertura do banco e do bocal da gasolina, sistema Stop Start (desliga o motor quando a moto para), modo Eco, que avisa no painel quanto a pilotagem é econômica e, por último, tomada 12 V.
As rodas do Fluo ABS são de 12 polegadas e estão vestidas com pneus Pirelli Daiblo Scooter nas medidas 100/90 na dianteira e 110/80 atrás. Essa foi uma boa solução para ajudar o trabalho das suspensões, já que os pneus são capazes de absorver parte da trepidação vinda do asfalto e ainda garantir bom desempenho nas curvas e frenagens.
O curso das suspensões do Fluo ABS é de 90 mm na roda dianteira e de 88 mm na roda de trás. Uma solução da Yamaha para aumentar o conforto foi prender o motor ao chassi através de um link, segundo a fábrica essa tecnologia faz a suspensão traseira funcionar mais progressivamente.
Primeiras impressões
O Fluo é compacto, mas ao subir nele você percebe que tem bastante espaço para se posicionar e pilotar com conforto. Quando eu subi e andei os primeiros metros, achei o banco um pouco rígido demais, mas a sensação melhorou durante o trajeto. O banco tem boa camada de espuma e o ressalto que o divide é bem discreto e não atrapalha o reposicionamento do traseiro enquanto você pilota.
A posição também é neutra e a altura do guidão bem planejada, a ergonomia foi bem idealizada pelos projetistas da marca dos diapasões para uma pilotagem confortável.
Simulação
A Yamaha ofereceu este primeiro contato com o Fluo ABS em um kartódromo na cidade de São Paulo. O circuito é sinuoso e seu traçado tem curvas de todo tipo, porém, para deixar o teste mais realista e permitir experimentar melhor as reações das suspensões e freios, foram montadas uma lombada e duas zonas de frenagem (uma seca e outra molhada) para testar o ABS da roda dianteira. Também foi montado um slalon para sentir a agilidade nos movimentos direcionais do scooter.
O motor de 125 cm³ duas válvulas e refrigeração a ar, rende 9,5 cv de potência máxima a 8.000 rpm e 1 kgf.m a 5.500 rpm de torque, suficientes para empurrar competentemente os 10 quilos em ordem de marcha. As respostas ao giro do acelerador são bastante rápidas até os 60 km/h aproximadamente, na maior reta do kartódromo cheguei a quase 70 km/h.
Como a maioria dos scooter, a agilidade é o ponto forte, o Fluo também é leve, rápido de direcionar e muito ágil, ele transmite uma ótima sensação de segurança nas curvas, contornando-as com convicção e bem sustentado sobre os pneus.
O ABS dianteiro também mostrou que funciona bem, nas frenagens que fiz em piso molhado ao entrar em ação, o manete vibra e de acordo com a exigência do momento, ele também baixa um pouco. Essa sensação é menor quando se exige da frenagem no seco.
O Fluo ABS me surpreendeu positivamente pelo bom desempenho dinâmico e pelo pacote técnico diferenciado na categoria. Agora a Yamaha oferece um scooter diferenciado de seus concorrentes do segmento de 125 cm³, mais caro é verdade, mas a diferença é justificada pela diferenciação nos componentes.
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