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Royal Enfield Super Meteor 650: Descubra todos os detalhes dessa cruiser clássica

7 Minutos de leitura

  • Publicado: 08/08/2024
  • Atualizado: 09/08/2024 às 11:54
  • Por: Alexandre Nogueira

A Royal Enfield Super Meteor 650 é a nova sensação do motociclismo. Uma cruiser que combina estilo clássico com tecnologia moderna, motor potente, conforto incomparável e design atemporal.

Descubra detalhes completos sobre essa cruiser clássica, avaliações, especificações e tudo o que você precisa saber para fazer a escolha perfeita.

Imagens: Gustavo Epifânio

foto Royal Enfield Super Meteor 650 Astral Green
Royal Enfield Super Meteor 650 Astral Green

Super Meteor 650: modelos e preço

A Royal Enfield Super Meteor 650 oferece uma ampla variedade de cores e modelos para atender a diferentes perfis. A escolha da cor e do modelo ideal depende do seu estilo pessoal e das suas preferências de pilotagem.

A paleta de cores da Super Meteor 650 é bastante variada, oferecendo opções para todos os estilos: 

  • Tons clássicos: Astral Black, Astral Blue e Astral Green, que remetem ao design vintage da motocicleta, custam R$ 33.990
  • Tons mais vibrantes: Celestial Blue e Celestial Red, que trazem um toque de modernidade e elegância, vem equipadas com assentos mais amplos e confortáveis e um pequeno para-brisas, e custam R$ 34.490
  • Tons mais sóbrios: Interstellar Green e Interstellar Grey, que oferecem um visual mais discreto e sofisticado, custam R$ 34.490.
motor da Royal Enfield Super Meteor 650 Astral Green
Super Meteor 650 tem motor de alto torque

Super Meteor 650: Motor e desempenho 

No coração da Super Meteor 650 está o icônico motor bicilíndrico, que oferece trocas de marcha perfeitas, forte aceleração em baixas rotações e resposta de aceleração sem esforço. 

O gêmeo paralelo de 648 cm³ refrigerado a ar e óleo é o mesmo que equipa a Interceptor 650 e a Continental GT 650, produz 47 cv de potência a 7.150rpm e 5,3  gf.m de torque a 5.250rpm. O torque é mais alto na faixa das médias rotações, enquanto a potência máxima é atingida nas rotações mais altas. 

escapamento da Royal Enfield Super Meteor 650 Astral Green
Super Meteor 650 tem freios ABS

O câmbio é de seis marchas bem escalonadas para a proposta, com acionamento final por corrente. A troca de marchas é muito suave e precisa, auxiliada pela embreagem deslizante padrão, mas é possível trocar as marchas sem acionar a embreagem e sem sofrer trancos desagradáveis, tamanha a precisão do sistema.

Desempenho

O motor proporciona uma tocada deliciosa, Ele se adapta incrivelmente bem ao estilo descontraído da Super Meteor 650. Na cidade você roda de terceira ou quarta marcha a baixa velocidade, mas com o torque alí sempre presente e suficiente para acompanhar o trânsito lento. Na estrada ele te leva a 100 km/h a 4.000 rpm, e é só enrolar o cabo que a resposta para a ultrapassagem vem de imediato e pode levar a Super Meteor a uma velocidade máxima de 160 km/h.

vista traseira da Royal Enfield Super Meteor 650 Astral Green
Super Meteor 650 tem posição confortável

O consumo fica na média dos 30 km/l rodando bem de boa e sem ultrapassar os 4.000 rpm, mas ultrapassando essa faixa nas esticadas de marcha na cidade ou nas altas velocidades na estrada, o consumo cai drasticamente e pode chegar a 10 km/l com a mão no fundo para rodar a 160 km/h de final e bem fora da lei.

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Super Meteor 650: Manuseio e suspensão 

A Super Meteor 650 tem um chassi próprio desenvolvido pela Harris Performance no Reino Unido, um dos mais renomados do mundo. O chassi da Super Meteor tem um novo design com uma aparência mais baixa e distribuição de peso diferentes da Continental e da Interceptor.

roda de liga leve da Royal Enfield Super Meteor 650 Astral Green
Super Meteor 650 tem rodas de liga leve

A suspensão inclui um garfo invertido de 43 mm com 120 mm de curso e amortecedores traseiros duplos, cada um com ajuste de pré-carga e 101 mm de movimento. Sem surpresa, o peso é avantajado, chegando a 241 kg com seu tanque de combustível de 15,7 litros cheio.

Apesar do peso, a Super Meteor 650 tem boa maneabilidade. O baixo centro de gravidade garante que você se sinta seguro e confortável desde a montada, apoiando muito bem os dois pés no chão, enquanto as pedaleiras avançadas significam que pilotos com menos de 1,65 metro possam achar a ergonomia cansativa por ficar com as pernas muito esticadas, fato que, mesmo para pilotos mais altos, pode não agradar.

Super Meteor 650: Conforto e equipamentos 

Embora os modelos Astral e Interstellar tenham uma garupa, elas são realmente voltadas para um passeio solo, então aqueles que planejam percorrer distâncias maiores ou passear com garupa devem olhar para o modelo Celestial, com seu assento maior, mais largo e mais confortável para dois ocupantes, e ainda conta com um encosto para a garupa, além do pequeno para-brisa. 

posição de pilotagem da Royal Enfield Super Meteor 650 Astral Green
Super Meteor 650 tem posição ereta e relaxada

A bordo, os níveis de equipamento não são extravagantes, mas há o mesmo display parcialmente analógico e parcialmente digital como outros modelos da marca, combinando um velocímetro convencional com uma seção central de LCD, incluindo um computador de bordo, medidor de combustível, posição da marcha e relógio.

Super Meteor 650: Freios 

Não há nada muito exótico no sistema de freios, com um único disco dianteiro de 320 mm casado com uma pinça flutuante de pistão duplo da ByBre (uma linha econômica da Brembo), auxiliada por um grande disco traseiro de 300 mm, também com uma pinça ByBre de dois pistões. O ABS nas duas rodas é padrão. 

freios ABS da Royal Enfield Super Meteor 650 Astral Green
Super Meteor 650 tem freio bem dimensionado

Pela dinâmica e funcionalidade do chassi com sua distribuição de peso baixa, você usará mais o freio traseiro do que em uma moto mais esportiva, mas isso não quer dizer que o freio dianteiro não seja bom por si só, pois certamente é. Mesmo com apenas um único disco na frente, a Super Meteor tem bastante poder de frenagem, embora você precise apertar firmemente a alavanca – um tanto borrachuda- afinal, são 240 kg de peso, mais piloto, e por vezes garupa. 

pedaleiras da Royal Enfield Super Meteor 650 Astral Green
Super Meteor 650: borracha nas pedaleiras amplia conforto

Gerenciando bem sua velocidade e a distância, é possível fazer um bom progresso nas frenagens sem usar fortemente os freios e é esse estilo de pilotagem de ‘toque leve’ que melhor se adapta à moto.

Super Meteor 650: Veredicto 

A Royal Enfield super Meteor 650 é uma moto que tem muito a oferecer. Ela é fácil de pilotar – agradando desde os iniciantes até os pilotos mais experientes. A motocicleta tem motor suave, mas cheio de personalidade, enquanto o design é design clássico e a tecnologia embarcada é ótima. 

imagem lateral da Royal Enfield Super Meteor 650 Astral Green
Super Meteor 650 tem porte imponente

De muitas maneiras, espero que a Super Meteor 650 reacenda a em muitos a vontade de ter uma moto e sair rodando por aí. Afinal, ela faz muito mais pelo estilo de moto que os modelos massivamente mais caros fazem, então ela é puro deleite. É uma motocicleta absolutamente elegante, refinada e agradável que se destina a tornar o passeio ainda mais prazeroso e acessível. Eu quero uma Astral Black.

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