O Piaggio Liberty S ABS 150 é o novo scooter italiano que acaba de chegar ao Brasil. A Piaggio é uma das maiores fábricas de motocicletas do mundo, entre as marcas que detém, destacam-se Aprilia, Derbi, Gilera e a icônica Vespa, que é parte da história do motociclismo mundial.
Texto: Ismael Baubeta
Fotos: Gustavo Epifanio

Hoje a Piaggio está chegando ao Brasil através da 2W Motors, que assumiu a operação trazendo alguns dos scooter Piaggio e da consagrada e desejada marca Vespa, modelos bastante exclusivos também aqui no nosso país.

Um Scooter moderno
Assim, o primeiro scooter da Piaggio a que tivemos acesso, aqui na capital da cidade de São Paulo, foi o Liberty S ABS 150. Um scooter charmoso e que provou ser uma boa opção de compra. De estilo básico e moderno, o Liberty 150 tem linhas suaves e harmônicas onde se misturam ângulos leves com superfícies arredondadas.

O escudo frontal é marcado por um aplique preto na vertical na linha do farol e, sob ele, os piscas se encaixam com elegância, mas com ar agressivo ao mesmo tempo, na lateral do escudo. Por sua vez, o painel em formato trapezoidal é generoso no tamanho e divide o hodômetro analógico com as demais informações em painel LCD logo abaixo dele.

Ergonomia
A ergonomia do Piaggio Liberty S ABS 150 oferece bom encaixe, e a posição de pilotagem é relaxada. Montado na moto, você percebe que o banco é um pouco mais alto do que o normal, assim os braços ficam levemente inclinados para baixo. Contudo, há bastante espaço para as pernas já que o assoalho é reto, isso também permite mais possibilidade de posicionar os pés. O banco é um tanto rígido e na sua extremidade é mais estreito, o que favorece o apoio dos pés no chão. Some a isso sua altura de 787 mm até o chão para confirmar como é fácil sustentar a moto parada.

Motor
A tarefa de empurrar o Piaggio Liberty S ABS 150 está a cargo do motor monocilíndrico de três válvulas, de comando OHC e refrigeração líquida, capaz de gerar 12,9 cv de potência máxima e 1,3 kgf.m de torque.
Na prática, suas respostas ao giro do acelerador são rápidas e certeiras. Nas saídas dos semáforos é fácil pular na frente da maioria das motos de 160 cm³ e 190 cm³, ele é bastante divertido.
As respostas são estimulantes e atendem perfeitamente as demandas do tráfico urbano, além de divertir quem está no comando.

Ciclística
As suspensões contam com bengalas convencionais e sem ajustes na dianteira, atrás um único amortecedor acoplado ao motor com opção de ajuste de pré-carga da mola. O conjunto tem bom comportamento, mas sua calibração tem rigidez um pouco elevada, o que transfere parte da energia vinda do asfalto para o corpo do piloto, comprometendo um pouco o conforto. Em contrapartida é bastante prazerosa para contornar curvas, sempre bem pregada ao chão.

Nesse sentido, o conjunto de rodas de liga com aro de 16 polegadas na dianteira e de 14 atrás, além do bonito desenho, vem calçadas com os pneus Maxxis que mostraram bom grip contribuindo na estabilidade, segurança e diversão.
Como é andar no Piaggio Liberty 150 S ABS
Ganhar espaço para os pés e as pernas com assoalho reto exige importantes mudanças no projeto em comparação aos scooter que tem a coluna central ali. Consequentemente para isso, sempre se sacrifica outro espaço. Assim, sob o banco só cabe um capacete do tipo aberto, já que o local é dividido com o tanque de 6 litros, o que permitiu maior espaço para os pés. No escudo frontal há um pequeno porta-luvas, suficientes para guardar seus documentos ou seu par de luvas.

A boa ergonomia na posição de pilotagem é positiva na experiência de pilotagem e o banco mais alto em relação ao guidão faz parecer que você está em uma moto maior, você se sente mais alto, quase como se estivesse dirigindo um mini SUV. O assento, o assoalho e o guidão, com uma altura de banco de 787 mm e um escudo frontal que oferece ampla proteção, mesmo em dias de chuva. O passageiro também é valorizado, com apoios de pés retráteis, confortáveis e sólidos, além de um assento longo e espaçoso.

As boas respostas ao giro do acelerador empolgam e confirmam sua competência para enfrentar o trânsito urbano com excelente desenvoltura, inclusive em vias expressas. Outro ponto positivo é a economia, que segundo a fábrica pode chegar aos 37 km/l, o que lhe uma autonomia de até 220 quilômetros. O sistema de freios também é bastante eficiente e conta com assistência por ABS na roda dianteira. Embora atrás seja o frei seja a tambor, o conjunto mostrou-se competente e seguro.

O Piaggio Liberty 150 S ABS tem preço de etiqueta de R$ 32.990 e está disponível em três cores: cinza, preto e branco. O Liberty não é um scooter barato, mas se você gosta da praticidade que o scooter proporciona e de exclusividade, ele vai combinar com você.