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Harley-Davidson Sportster S estreia conceito “High Performance Custom”

6 Minutos de leitura

  • Publicado: 12/08/2023
  • Atualizado: 15/08/2023 às 10:04
  • Por: Alexandre Nogueira

A Harley-Davidson Sportster S é a nova Sport Custom da icônica marca americana que chega para proporcionar uma experiência de pilotagem emocionante e que inaugura uma nova era na linha Sportster. 

A Harley-Davidson Sportster S é uma motocicleta totalmente nova construída sob a plataforma Revolution Max e estabelece um novo padrão de performance para a linha Sportster, definida por potência, tecnologia e estilo.

Harley-Davidson Sportster S (Foto: Gustavo Epifânio)

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A linha Sportster existe desde 1957, mas a nova Sportster S 1250 leva apenas o nome e não é nada parecida com qualquer uma de suas antecessoras. A nova Sportster S foi revelada pela primeira vez em 2018, quando também foi revelada a aventureira Pan America, um marco histórico da marca americana, pois pela primeira vez em sua história de mais de 100 anos entra no concorrido segmento das Big Trail. 

A Sportster S vem equipada com o mesmo motor Revolution Max 1250 que estreou na aventureira Pan América, mas para a Sportster ele foi reajustado com ênfase no torque em baixas e médias rotações. Tecnicamente, é um V-Twin a 60 graus com 1.252 cm³, DOHC variável, refrigerado a água. A potência máxima é de impressionantes 121 cv a 7.500 rpm, embora o motor ainda empurre forte até as 9.500 rpm, onde entra a faixa de corte. O torque máximo de 12,95 kgf.m chega nas 6.000 rpm, por isso nas arrancadas o empurrão chega a assustar e não tem nada a ver com as Sportster 883 ou 1200 que ficaram no passado. O motor é realçado com um acabamento “Chocolate Satin” nas tampas de magnésio, um material reconhecidamente super leve. Texturas, cores, acabamentos e detalhes foram selecionados para dar à Sportster S o visual de uma moto totalmente personalizada.

Modelo é empurrado pelo musculoso V-Twin Revolution Max (Foto: Gustavo Epifanio)

O motor também atua como principal membro do chassi, com a seção dianteira parafusada diretamente no cabeçote, eliminando assim o quadro tradicional onde o motor vai ancorado no chassi. A grosso modo, o próprio motor se faz de chassi, um projeto que reduz significativamente o peso da motocicleta e resulta em um conjunto muito rígido que contribui para uma condução mais precisa.

A Sportster S está equipada com um garfo invertido Showa de 43 mm na dianteira e um monoamortecedor traseiro Showa Piggyback. A suspensão traseira possui ajuste hidráulico de pré-carga usando um conveniente manípulo localizado no lado esquerdo da motocicleta. A balança traseira de treliça de aço tubular soldado apresenta um design reforçado e uma peça em X traz ainda mais firmeza ao chassi, enquanto seu formato cria um estilo diferenciado à motocicleta.

As rodas de alumínio fundido são calçadas com pneus largos Dunlop/Harley-Davidson Série GT503 especialmente desenvolvidos para a Sportster S com seus 228 kg totalmente abastecida, um 160 de 17″ na frente e um 180 de 16″ na traseira.

O pneu dianteiro gordo ajuda no visual , mas prejudica a agilidade em baixas velocidades e contradiz o que oferece de desempenho na tocada esportiva, pois você olha para os pneus e por conta do tamanho imagina que eles são o máximo do grip, mas eu achei que quanto maior a velocidade, mais impreciso eles são para obedecer a trajetória escolhida.

Os pneus se mostraram muito bons no asfalto seco, mas realmente não senti uma sensação muito boa quando enfrentei uma chuva. O sistema de frenagem Brembo conta com disco único de 320 mm na dianteira casado com uma nova pinça Brembo radial monobloco de quatro pistões, e o freio traseiro tem uma pinça Brembo de dois pistões em parceria com um disco de 260 mm de diâmetro, e esse conjunto dotado de ABS garante frenagens bem fortes com uma mordida inicial bem segura e fácil de modular, mas para altas velocidades dois discos na dianteira seriam mais adequados.

Farol de LED Daymaker Signature confere personalidade a nova moto da Harley-Davidson (Foto: Gustavo Epifanio)

As pedaleiras avançadas e o guidão baixo colocam o piloto em uma postura agressiva na moto. A altura do assento de 76,5 centímetros permite que o piloto possa apoiar os pés com segurança em uma parada. As manetes do freio e da embreagem são ajustáveis, para melhor corresponder ao tamanho da mão ou preferência do piloto.

A Sportster S já vem preparada para acessórios como manoplas aquecidas para maior conforto em clima frio, além de uma entrada USB-C para carregar um telefone ou outro dispositivo. Um sensor externo de temperatura ambiente e um aviso de baixa temperatura na tela alertam o motociclista sobre mudanças nas condições. O controle de velocidade de cruzeiro e a chave por aproximação são equipamentos de série. O tanque de combustível de aço comporta 11,8 litros, então com a média de consumo na casa dos 14 km/l rodando na manha, é preciso ficar esperto pois a autonomia total fica por volta de 160 km apenas.

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Muito esmero nos detalhes (Foto: Gustavo Epifanio)

A Sportster® S é equipada com um conjunto de tecnologias desenvolvidas para melhorar a experiência de pilotagem. Os modos de condução Sport, Road e Rain controlam eletronicamente as características de desempenho da motocicleta e o nível de intervenção tecnológica. Dois modos Custom podem ser configurados pelo motociclista para criar uma combinação específica de configurações de entrega de potência, freio motor, Sistema de Otimização de Curvas dos Freios Anti Blocantes (C-ABS) e Sistema de Otimização de Curvas do Controle de Tração (C-TCS). O Cornering Rider Safety Enhancements da Harley-Davidson é uma tecnologia desenvolvida para combinar o desempenho da motocicleta com a tração disponível durante a aceleração, desaceleração e frenagem, destinada a aumentar a confiança do motociclista em situações inesperadas ou condições adversas da estrada.

Controles das funções no punho (Foto: Gustavo Epifanio)

Uma tela TFT redonda de 4,0 polegadas de diâmetro exibe toda a instrumentação e infotainment gerados através de conexão Bluetooth com o dispositivo móvel e fone de ouvido do capacete do motociclista, incluindo música, chamadas recebidas e efetuadas e navegação, fornecida pelo aplicativo Harley-Davidson. A iluminação totalmente em LED inclui um farol de LED Daymaker Signature projetado para produzir uma distribuição homogênea de luz, e seu formato oval adiciona estilo e personalidade à dianteira da Harley-Davidson Sportster S.

Painel da nova Sportster S tem formato circular e exibe inúmeras funções (Foto: Gustavo Epifanio)

Ao meu ver o único problema definitivo é o assento curto e com pouca espuma e o paralamas traseiro curto que não protege em nada quando se passa em qualquer mínima poça de água e muito menos nos dias de chuva, fazendo um enorme estrago na roupa do piloto. Como a moto foi testada totalmente original e sem quaisquer alterações ou acertos personalizados das suspensões, achei o conjunto bastante duro e desconfortável para os pavimentos mal pavimentados, portanto convém fazer um ajuste personalizado das suspensões de acordo com o peso do piloto para que se possa obter mais conforto na tocada.

Harley-Davidson Sportster S (Foto: Gustavo Epifanio)

A Sportster S está disponível nas concessionárias Harley-Davidson com preço inicial de R$ 126.900 nas cores Vivid Black, Bright Billiard Blue, Gray Haze e White Sand Pearl. 

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