<p> Conforme informamos na matéria onde apresentamos o resultado da análise de desgaste do motor da Dafra Apache após 25 000 quilômetros rodados, publicada na edição 181 da Motociclismo, segue a resposta do fabricante na integra, referente ao desgaste que encontramos no moente do virabrequim da motocicleta avaliada .<br />
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De: Dafra Motos<br />
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Ref: Apache RTR 150<br />
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“A imperfeição encontrada no moente do virabrequim não é um fenômeno de desgaste por abrasão (extremamente prejudicial a motores), mas sim um pequeno desgaste por fadiga de superfície sem comprometimento algum do motor.<br />
A análise feita sobre o virabrequim desmontado e que mostraria algum problema mecânico gerado pelo microfenômeno de desgaste é a análise da Folga Radial.<br />
O Valor de Folga Radial encontrado é de 10 microns e 12 microns (0-90 graus) e dentro de uma tolerância 8-50 microns. Isto nos mostra que este mínimo desgaste por fadiga de superfície, além de não comprometer o perfeito funcionamento do motor nestes 25 mil km rodados, não gerou aumento do principal parâmetro de avaliação que é a Folga Radial e comprova que a saúde do motor permanece intacta.<br />
Conclusão: O desgaste encontrado não compromete a vida útil do motor, que ainda está apto a atingir grandes quilometragens sem qualquer falha. A folga radial do moente nos mostra que sua situação está mais próxima do mínimo da tolerância e que existe uma grande latitude de desgaste dentro do funcionalmente normal do motor.<br />
O motor da Apache RTR 150 foi testado e aprovado em quilometragens acima de 100.000 km sem nenhum problema funcional e desgaste acentuado. Temos um bom retorno de qualidade da rede o que comprova a alta qualidade de nosso produto.”<br />
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Victor Trisotto, diretor de engenharia DAFRA Motos</p>
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