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Husqvarna Vitpilen 701 é naked simples e prazerosa

4 Minutos de leitura

  • Publicado: 06/08/2018
  • Atualizado: 09/04/2019 às 9:46
  • Por: Redação

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E, apesar de parecer uma café racer futurista, a Vitpilen 701, lançada mundialmente em março passado, pretende ser justamente isso: uma nova abordagem do motociclismo, apostando na simplicidade das formas e no puro prazer em pilotar uma moto. A proposta dos engenheiros e designers da Husqvarna, marca que hoje pertence à austríaca KTM, era construir algo simples. Puro. Ou, como definiu Justin Maxwell, líder de projeto da moto, “um tanque, um assento e um guidão em torno de um grande motor de um cilindro”.

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O coração da Vitpilen

Mas não se trata de qualquer monocilíndrico. O que dá vida e personalidade à Vitpilen 701 é o mais potente propulsor de um cilindro do mundo. Derivado da KTM Duke 690, tem 692 cm³ de capacidade, arrefecimento líquido e produz 75 cv a 8 500 rpm. Como era de se esperar, seu funcionamento abaixo de 3 000 giros é um pouco rústico, mas acima dessa rotação nem parece se tratar de um grande mono.

Os engenheiros colocaram duas velas de ignição no cilindro, garantindo uma alimentação sem buracos ou falhas. A instalação do acelerador eletrônico (ride-by-wire) é responsável por respostas imediatas ao acelerador, além de permitir a adoção do controle de tração. O curso reduzido na manopla do acelerador e o bom torque de 7,3 kgf.m a 6 750 giros resultam em “empinadas” involuntárias nas saídas de curva das estradas sinuosas na região de Barcelona (Espanha), onde tivemos o primeiro contato com a Vitpilen 701.

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As ruas de Barcelona e o interior da Catalunha foram ideais para avaliar o desempenho da Vitpilen 701, tanto no tráfego da cidade como na estrada. Com 157 kg (peso a seco) e um chassi bastante firme, a moto proporciona pilotagem dinâmica e precisa. Os dois semi-guidões fixados diretamente à mesa de direção dão excelente feedback sobre o que os garfos dianteiros invertidos de 43 mm estão fazendo e, embora o monoamortecedor seja um pouco macio, ele transmite o que está acontecendo com o pneu traseiro. Vale ressaltar que, na dianteira, os garfos são totalmente ajustáveis, enquanto o monochoque traseiro permite regular o retorno e a pré-carga da mola para mais conforto na cidade ou para um passeio mais esportivo. Ambos são da grife WP.

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Conclusão
Após quase 200 km ao guidão, atestamos que ela é divertida de pilotar e não apenas um objeto de design, mostrando que o simples pode fazer uma grande moto. Fácil de pilotar na cidade, com bom desempenho para uma rodovia e divertida em uma serra, a Vitpilen 701 é uma das melhores monocilíndricas da atualidade – e uma das poucas também. A boa notícia é que ela já está no Brasil, à venda na primeira concessionária da marca em São Paulo (SP). A não tão boa é que chega aqui importada por R$ 79 900.

Texto: Arthur Caldeira / Agência INFOMOTO
Fotos: Husqvarna

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