A Honda XRE 190 pode ser considerada uma moto para quem quer subir de cilindrada e, contudo, ainda não se considera preparado para pilotar uma motocicleta de maior capacidade. Ou seja, na linha trail da Honda ela se encaixa exatamente na lacuna entre Bros 160 e as Tornado 300 e Sahara 300.
Entre suas premissas, a XRE 190 atende aos motociclistas que rodam primordialmente na cidade, mas que também gostam de dar uma escapadinha no final de semana, seja para pegar uma estrada ou curtir um off-road bem leve.
Para a linha 2025, a dual purpose da Honda recebeu melhorias no design, além de novas especificações na suspensão dianteira, painel reformulado, entre outras novidades. Confira nossas primeiras impressões sobre a dual purpose da Honda nas próximas linhas deste artigo.
O que muda na nova Honda XRE 190 2025
A Honda promoveu uma reformulação visual na XRE 190 2025, a primeira desde a sua estreia, em 2016. Nestas mudanças, a moto passou a seguir tendências adotadas pela marca em outros modelos da sua linha trail, como Bros 160 e Tornado 300. Farol e lanterna é o mesmo em todas elas, com lâmpadas em LED. Já as setas agora são em LED, ou seja, lâmpada halógena é coisa do passado para a XRE 190 2025.
Outra solução comum que a Honda também adotou na ‘irmã mais velha’ XRE 300 Sahara e na nova CG 160 2025 é o tanque. Agora a peça é em fomato único, comporta 12 litros de combustível e fica cercada por carenagens, o que segundo a marca ajuda a economizar em manutenções.
Ou seja, caso a moto caia, a peça pode ser preservada, sendo necessária apenas a troca de uma das carenagens. Além disso, essas carenagens conferem um visual de moto maior para a XRE 190, com linhas inspiradas na NC 750 X, diz a Honda.
Mais comodidades
O painel da XRE 190 também segue a linha dos outros modelos da gama trail da Honda, com formato blackout e rico em informações. Agora ele traz indicador de marcha engatada e computador de bordo com consumo médio e autonomia restante. Além disso, ele possui cinco níveis de intensidade de iluminação, facilitando a visualização durante a pilotagem.
Mais um recurso importante que a XRE 190 passa a contar é a tomada USB-C, item imprescindível para quem utiliza a moto para trabalhar com aplicativos, tendo a necessidade de manter o celular com a bateria sempre carregada. Ela fica em uma posição atrás das carenagens, ou seja, em um local que não prejudica a condução da moto.
O assento da XRE 190 2025 é novo, agora em dois níveis e com maior área para o piloto e ponto de apoio para a lombar, conferindo uma boa ergonomia na pilotagem. Ele fica a 836 mm do solo, permitindo que eu, no alto de meus 1m77cm, pudesse colocar os pés no chão com muita facilidade. Ainda no quesito conforto temos o guidão, que foi levemente elevado em relação ao modelo anterior, contribuindo para uma tocada mais relaxada.
Motor
O conjunto mecânico de alta confiabilidade continua sendo um forte atrativo da XRE 190. O robusto motor monocilíndrico refrigerado a ar com 184,4 cm3 e injeção eletrônica de combustível PGM-FI FlexOne segue em cena, agora devidamente retrabalhado para atender ao Promot5. Para isso, a Honda reconfigurou a eletrônica e fez modificações no escapamento da moto, deixando a usina adequada as novas normas de emissões.
A suspensão dianteira da XRE 190 2025 recebeu a mesma especificação da Bros 160, modelo com o qual a moto compartilha muitos componentes. Ela também passa a trazer tubos de 33 mm, contra os 31 mm da geração anterior, conferindo mais firmeza e agilidade na tocada.
A traseira permaneceu com o mesmo conjunto anterior, porém devidamente recalibrado para trabalhar com precisão com a nova dianteira, garantindo conforto ao transitar em pisos irregulares e em trechos sem asfalto. As rodas, por fim, são raiadas com aros de aço, de 19 polegadas na dianteira e 17 polegadas na traseira, calçadas com os pneus de uso misto Pirelli MT60.
Pilotando a Honda XRE 190 2025
Para ter o primeiro contato com a Honda XRE 190 2025 nós partimos do Centro Educacional de Trânsito Honda (CETH), em Indaiatuba (SP), rumo à Estrada dos Romeiros, seguindo até Cabreúva. Nosso trajeto alternou situações de uso urbano e rodoviário, com a última situação prevalecendo em maior parte do roteiro.
Durante nossa experimentação, a moto rodou tranquilamente na faixa dos 100 km/h sem forçar muito o motor, sempre na casa dos 5.000 rpm. Sempre que necessário dava para envergar um pouco mais o acelerador e ela ia embora com muita tranquilidade.
A potência máxima do propulsor da XRE 190 2025 é de 16 cv com etanol e 15,9 cv com gasolina, a 8.000 rpm. Já o torque máximo é de 1,66 kgf.m com etanol e 1,65 kgf.m com gasolina, a 6.000 rpm. A transmissão, por sua vez, permanece com cinco velocidades e com um escalonamento bem azeitado, permitindo que o piloto possa extrair o máximo do desempenho do motor.
Em termos de consumo, testes realizados pelo instituto Mauá indicam que a média é de 41 km/l quando abastecida na gasolina. No etanol ela é mais gastona, com 30 km/l. Esses números lhe conferem uma autonomia de 492 km no combustível derivado do petróleo e de 360 km com de cana de açúcar. Em nosso ride, o painel da moto acusou um consumo médio de 33,3 km/l.
Preços e versões da Honda XRE 190 2025
A Honda XRE 190 2025 está disponível nas versões Standard e Adventure. A primeira vem nas cores azul e vermelho e parte de R$ 22.006. Já a Adventure traz pintura cinza com detalhes em laranja e preto, e o preço público sugerido é de R$ 22.496. Vale lembrar que os valores são base São Paulo e não contemplam o frete e outros tributos, que variam conforme a região do país.
Conclusão
A XRE 190 já atendia com maestria os usuários que buscam uma moto competente para transitar na cidade e que seja capaz de encarar uma estradinha no final de semana. As atualizações em seu visual e as novas tecnologias adotadas lhe conferem mais modernidade e dão mais fôlego ao modelo para continuar figurando entre as motos que mais vendem em nosso mercado.
Como ponto de melhoria, a Honda poderia ter investido em um lampejador de farol alto, item que certamente conferiria mais segurança nas ultrapassagens em utilização rodoviária, uma de suas propostas.
Além disso, o preço também pode ser um impeditivo para alguns usuários, visto que com R$ 22 mil é possível investir em motos seminovas com especificações e cilindrada superiores, ou até mesmo em motos zero – porém estas custando um pouco mais, algo que pode não fazer muita diferença no bolso de compradores que vão entrar em um financiamento.
Isso posto, fica o recado: vale ao menos a visita a uma concessionária Honda para ver de perto a nova XRE 190 2025 e sentir na pele se ela faz a sua cabeça ou não. Por fim, ela certamente seria uma opção a se considerar para ocupar uma vaga em minha garagem. E na sua?
Deixe seu comentário nas redes da revista MOTOCICLISMO:
Instagram | Facebook | YouTube | TikTok
WhatsApp | GoogleNews | LinkedIn | X