A chegada da nova Honda Transalp marca o regresso de um clássico que nasceu há quase quatro décadas e que podemos considerar que abriu um novo segmento de mercado ainda hoje em evolução: o de motos de dois cilindros para trail que não abrem mão de nada, nem no asfalto, nem no off-road, nem as viagens ou nas curvas. Testamos a máquina nas ruas da Espanha, e o resultado você confere agora!
Texto: Pepe Burgaleta
Fotos: Divulgação
Edição: Guilherme Derrico
A primeira Honda Transalp nasceu em 1986 e foi um modelo contemporâneo de outros grandes sucessos da sua marca, como a XRV650 Africa Twin e a NX650 Dominator. Seu motor V2 de 583 cm³ foi equipado com uma sincronização especial do virabrequim.
Tinha um ângulo fechado entre seus cilindros, 52°, mas era complementado com um deslocamento de 76° dos pinos de manivela das bielas. Essa técnica, quase pioneira na época, tornou-se hoje mais do que usual em motores bicilíndricos em linha, que costumam ter virabrequins ajustados a 270°, e exatamente com a mesma intenção.
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Todos usam
A XL 600 V original era uma motocicleta que, embora tivesse uma roda dianteira de 21 polegadas como as mais rurais, também incluía uma carroceria larga e era relativamente baixa.
Uma moto para viajar com certa tranquilidade sem abrir mão de nenhum tipo de terreno. Dessa forma, pode-se dizer que o conceito do Transalp se manteve em um modelo que evoluiu pouco mecanicamente.
Foi complementado apenas por uma nova versão com a cilindrada aumentada para 647 cm³ em 2000 e outra para 680 cm³ em 2008, mas com a mesma base motora e mesma filosofia.
Agora vem a sua verdadeira renovação com uma versão que continua a situar-se entre dois outros modelos Honda, a CB500X e a CRF1100L Africa Twin, cobrindo a diferença entre eles em todos os sentidos, tanto na cilindrada e performance, como no seu equilíbrio entre utilização dentro e fora da estrada.
Terreno comum
A Honda renova este ano o seu segmento médio com uma nova família de gêmeas da qual já conhecíamos: o modelo naked, a CB750 Hornet. Como ela, sua irmã de trilha foi batizada com um nome mítico em sua marca, embora mecanicamente mantenham distância do clássico.
Se a Hornet original tinha um propulsor quatro em linha, a Transalp tinha um V-twin, e agora ambos compartilham o mesmo “gêmeo” paralelo com sincronismo do virabrequim de 270 graus.
A verdade é que elas têm a mesma central praticamente sem diferenças, algumas alterações nos mapas de gestão do motor, a inclusão do modo de condução “Gravel” e o desenvolvimento final.
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Nova Honda XL750 Transalp: personalidade própria
Além da tiragem das bielas, esse motor tem outra particularidade, como o sistema de distribuição Uni Cam, que utiliza um único comando de válvulas o qual aciona diretamente as válvulas de admissão, e as válvulas de escape por meio de tuchos. Também usa a mesma engrenagem da transmissão primária para mover o eixo de equilíbrio.
O que se pode dizer é que sua arquitetura é quase a mesma daqueles com mais de um litro de capacidade que dirigem modelos como a Africa Twin ou a NT1100, que são muito semelhantes por fora.
Eles também integram um sistema eletrônico atual com 5 modos de gerenciamento do motor e auxiliares de direção que incluem controle de tração, controle de derrapagem e controle antielevação dianteiro que podem ser gerenciados e, em alguns casos, desativados.
Um novo segmento
Isso, que é algo comum entre os rivais desta nova Transalp, não foi assim pensado para uma tocada mais econômica. O desempenho do motor é o mesmo da CB750, com potência máxima de 92 cv a 9.500 rpm e torque de 7,6 kgf.m a 7.250 rpm, que garantem desempenho semelhante ao das demais motos de sua categoria.
O quadro também compartilha sua origem com a versão naked, mas o chassi, com a mesma estrutura, foi reforçado para atender às exigências da condução off-road.
Especificamente, os tubos que seguram o motor pela frente, desse modo, os tubos principais do chassi e o sobrechassi, que é 125 mm mais comprido, 48 mm mais largo, com reforços laterais adicionais e o reforço horizontal deslocado, são 0,6 mm mais espessos.
Adaptada ao fora de estrada
As ancoragens da suspensão traseira também mudaram, a do tirante é em peça única, e a superior do amortecedor em um novo suporte também colocado verticalmente. Mesmo assim, o quadro ainda é cerca de 10% mais leve que o da CB500X e pesa 18,3 kg, mas essa maior rigidez significa que ela ganhou 1.700 g em relação à Hornet.
O canote é de alumínio forjado para maior resistência, e o braço oscilante, que é de alumínio em vez de aço, tem as mesmas peças fundidas da Africa Twin. A direção atinge um raio de virada de apenas 2,6 m ao rodar o guidão 42°.
O peso é agora de 208 kg, mais 18 kg do que o declarado para o Hornet, mas há de se ter em conta que a Transalp, para além da maior rigidez geral, está equipada com carenagem larga, rodas raiadas ou suspensão mais longa, com 210mm de curso.
Novos rivais para a Honda XL750 Transalp 2023
A princípio, a nova Honda Transalp é postulada como uma motocicleta de trilha sem as aspirações off-road de sua irmã, a Africa Twin, nem de algumas das motocicletas que podem ser consideradas suas rivais, como a KTM 790 Adventure ou a Yamaha Tenere 700, embora existam alguns detalhes que a tornam semelhantes, como suas rodas com medidas iguais às do fora de estrada, embora com pneus originais como o Metzeler Karoo Street ou o Dunlop Mixtour, que têm sua principal utilidade para o uso na estrada.
Além disso, os freios, que apresentam pinças paralelas de dois pistões ao invés de 4 radiais, proporcionam uma sensação mais suave com o pneu dianteiro estreito.
As suspensões de longo curso, 200 mm e 190 mm, não têm ajuste além da pré-carga. Nesse sentido, o amortecedor traseiro é ancorado em links e em posição mais baixa em um botão remoto.
Uma imagem tradicional
Nas linhas, buscou-se uma clara identificação com o primeiro modelo da Transalp, mesmo nas cores da versão soft e azul, mas compartilhando componentes com outras opções como também ocorre na Hornet. Assim sendo, o farol é comum, e o sistema escape também.
O que claramente foi cuidado é a posição do passageiro, com banco comprido e largo e boas alças laterais na mesma estrutura da grade traseira, que também servirá de apoio para o porta-malas, embora a carroceria não tenha sido equipada com fixações. integrado para caixas laterais.
Como habitualmente, o equipamento pode ser complementado com vários acessórios que foram compactados em 5 conjuntos: Urban, Touring, Adventure, Rally e Comfort. A caixa de velocidades presente apenas no Rally pode ser adquirida à parte.
Uma moto para ir além
A Honda Transalp em seus últimos anos de vida era uma motocicleta um tanto ultrapassada, embora realmente ainda tivessem um público fiel ao seu conceito. Com um motor de 60 cv e vibrações óbvias em altas rotações, ela havia perdido o ritmo com seus rivais.
Agora saltou repentinamente para os tempos atuais, e também para uma mecânica que realmente se ajusta ao que os clientes procuram em princípio, ou seja, uma moto confortável, boa para circular nas estradas e com bastante capacidade off-road para se aventurar além do asfalto.
Confortável
A posição de pilotagem é típica de uma trail, embora com banco situado a uma altura bastante moderada do solo, apenas 850 mm, o que permite chegar ao chão com os dois pés para quem tem estatura mediana.
Dessa maneira, subir e descer é fácil, mas o selim longo e ascendente, projetado para acomodar duas pessoas, obriga você a levantar bastante a perna direita. A tela não é muito larga, mas protege e tem uma altura que permite ver acima dela. O quadro é o mesmo do Hornet e manuseia bem.
Respostas rápidas
O motor também é o mesmo da nova Hornet, o que significa que você obtém uma boa dose de torque em médias, com resposta imediata e total ausência de vibração.
Para uma moto deste estilo é simplesmente perfeita, pois permite combinar qualquer tipo de condução tanto na estrada como fora dela.
A relação de marchas em sexta é muito longa, com uma evolução de cerca de 270 km/h que permite rodar na estrada e principalmente na rodovia com baixo consumo. O ciclo oficial do WMTC é de 4,4 litros, e durante o nosso primeiro contato acabou por ser cerca de 5,6 l/100 km/h, conferindo bastante potência em estradas muito sinuosas.
De qualquer forma, a velocidade máxima, que já é alcançada na quinta marcha, fica próxima da marca dos 220 km/h, valor mais que suficiente para esta máquina.
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Não se esqueça
Algo que não deve ser esquecido é que, embora o assistente de caixa de câmbio seja um acessório, sua instalação é quase obrigatória, pois seu funcionamento é exemplar em qualquer velocidade e facilita o trabalho nas reduções, principalmente ao pilotar em alta velocidade.
Você poderá pensar que com tantas analogias mecânicas com a Hornet, rodar com esta Transalp deve ser parecido, mas a verdade é que todas as diferenças nos seus equipamentos, a presença da carenagem e a posição fazem dela uma moto bem diferente.
Por um lado, você está mais alongado, o que aumenta o conforto, algo que é endossado pela ausência de vibrações e algumas suspensões nas quais você pode ajustar a altura ao solo com as pré-cargas, mas que possuem um ajuste hidráulico que não é muito difícil. Assim você passa por cima das irregularidades do solo sem sustos.
Honda XL750 Transalp permite bom equilíbrio
Também não há transferências de carga muito violentas, em parte porque a resposta do motor à aceleração é vigorosa, mas progressiva, e em outra porque os freios não são duros. As pinças de pistão duplo paralelo param esta Honda suavemente.
Se você quer frear muito, tem que apertar bem a alavanca e se ajudar com a traseira. Com duas pessoas e ainda mais bagagem ele também é eficaz. O pneu dianteiro estreito passa uma boa agilidade e é uma moto que segue muito bem as linhas, sem ter de se antecipar muito.
Off-road e afins
O longo curso das suspensões permite que você tenha um bom conforto na estrada e também aumente suas habilidades no off-road. Os pneus standard são bastante asfálticos, mas basta trocá-los para melhorar a aderência ao solo, porém, ao custo de perder aquele bom conforto no asfalto.
Nas estradas você pode se levantar sem problemas, com o guidão no lugar certo e um tanque que permite apoiar as pernas.
Os ajustes eletrônicos permitem remover o controle de tração e o ABS traseiro para ajudá-lo em lugares menos aderentes, e a suspensão e a distância ao solo são suficientes se você não quiser fazer manobras arriscadas.
Na verdade, esta nova Honda Transalp atingiu o seu objetivo, que é o de combinar uma operação realmente confortável quando você está calmo e tranquilo, mas ao mesmo tempo permitindo acelerar sem reclamar, tanto dentro quanto fora do asfalto.
Até o próximo teste!