honda-gl-1800-gold-wing-2024-preta-motociclismoonline-1
Testes

Honda GL 1800 Gold Wing Tour 2024 ganha versão “total black”

6 Minutos de leitura

  • Publicado: 06/07/2024
  • Por: Alexandre Nogueira

A Honda GL 1800 Gold Wing Tour chega renovada para 2024 com a versão “total black”.

A Honda GL 1800 Gold Wing Tour proporciona as melhores sensações sobre duas rodas com a suavidade do motor boxer de seis cilindros que mascara toda sua fúria ao acelerar, e a dinâmica do conjunto que empolga pela leveza e facilidade de pilotar.

Fotos: Gustavo Epifânio

nova Honda GL 1800 Gold Wing 2024 ganha nova cor preta e esbanja muito luxo e sofisticação para encarar longas viagens com máximo conforto.
Honda GL 1800 Gold Wing esbanja luxo

LEIA MAIS:

As 20 motos mais emplacadas no 1º semestre de 2024
Interesse por motos elétricas avança mais de 200% em um ano
Husqvarna Vitpilen 401 e Svartpilen 401: redesenhadas e ainda melhores

Imponência

Ela continua sendo imponente e seu design inconfundível. A dianteira larga com seus dois faróis em forma de asa e os grandes espelhos impõem respeito no reflexo de qualquer retrovisor.

Vista por trás, as lanternas têm o mesmo formato do farol, só que um pouco mais anguloso. Vista de lado, o que salta aos olhos são os cabeçotes com seus três cilindros deitados de cada lado, para olhos mais detalhistas dobras e vincos na carenagem da Gold vão parecer coisa de moto esportiva, mas funcionais e bacanas.

Honda GL 1800 Gold Wing 2024 preta tem posição de pilotagem bem ereta e confortável para enfrentar longas jornadas pilotando.
Honda GL 1800 Gold Wing 2024 “total black”

Ao subir na moto, minha mente é estimulada pelo banco baixo que ajuda a ter confiança parado ou nas manobras em baixa velocidade. A qualidade no acabamento também é de primeira. Os engenheiros japoneses projetaram a nova Gold Wing com o claro objetivo de torná-la mais magra e fácil de pilotar, e tiraram peso de quase tudo.

Em alguns momentos parece que a largura vai limitar o ângulo de inclinação, falsa impressão porque ela tem excelente estabilidade e capacidade de inclinar, considerando seu porte surpreende. O para-brisa com ajuste elétrico ajuda na proteção aerodinâmica e, para caras mais altos, rodando em estrada, é preciso deixá-lo levantado para não ficar com a cabeça na turbulência, quando está abaixado.

Motor impressionante

O motor é impressionante, não importa a marcha e velocidade em que você esteja, é só acelerar que ela surpreende com uma resposta tão imediata quanto o impulso cerebral de girar o punho.

Honda GL 1800 Gold Wing tem motor de 6 cilindros contrapostos tipo boxer com funcionamento muito liso e lib=vre de vibrações para proporcionar o máximo conforto e prazer ao pilotar.
Honda GL 1800 Gold Wing tem motor 6 cilindros boxer

São 17,34 kgf.m de torque máximo a 4.500 rpm, suficientes para empurrar a Gold Wing e seus aproximados 390 kg em ordem de marcha com ótima desenvoltura em qualquer solicitação. Os quatro modos de condução (Tour, Sport, Econ e Rain) ajudam a domá-la de acordo a situação e atuam sobre ABS e freio-motor.

Honda GL 1800 Gold Wing tem ótima performance em curvas.
Honda GL 1800 Gold Wing tem ótima estabilidade

Suspensão inovadora

O bom funcionamento das suspensões me surpreendeu, ainda mais para uma moto com quase 400 kg. Em algumas situações, onde passei por desníveis um pouco maiores na rua, a suspensão dianteira bateu final de curso, dando pancada seca. A traseira não chegou ao final de seu curso nenhuma vez, é confortável e confiável, mantendo a moto grudada no chão mesmo numa tocada mais radical numa serrinha cheia de curvas.

Honda GL 1800 Gold Wing 2024 preta tem duplo freio a disco na dianteira com ABS e dico único na traseira combinado com C-ABS.
Honda GL 1800 Gold Wing tem freios C-ABS

O sistema de frenagem conta com um par de pinças radiais de seis pistões na dianteira que trabalham combinadas com o disco traseiro D-CBS.

Air bag e conectividade

A Honda GL 1800 Gold Wing Tour é a primeira e única motocicleta a contar com um sistema de airbag de fábrica, inovação que garante segurança extra para o piloto e o passageiro em situações de risco e possíveis colisões.​ O painel TFT de 7 polegadas possui integração com Apple CarPlay e Android Auto.

Honda GL 1800 Gold Wing 2024 preta é a primeira moto do mundo com sistema Air Bag.
Honda GL 1800 Gold Wing é a primeira moto com Air Bag

Conclusão 

A GL 1800 Gold Wing Tour é daquelas motos que qualquer viciado em motocicletas gostaria de ter em sua garagem. O ronco rouco de seus seis cilindros deitados sob suas pernas inebria e dá vontade de provocá-los a todo momento e, mesmo tendo esse volume todo é meiga no trato, fácil de ser conduzida e muito prazerosa pelo bom e equilibrado conjunto ciclístico.

Fiz um passeio bem prolongado durante um final de semana, partindo de São Paulo, capital, para o litoral norte de São Paulo, e então parti para a cidade de Socorro, e de Socorro para Bueno Brandão, numa estradinha cheia de curvas de todos os tipos onde pude comprovar o quão eficaz é o conjunto de chassi e o quanto o motor é responsivo atuando em perfeita sintonia com o câmbio DCT.

Honda GL 1800 Gold Wing 2024 preta tem suspensões reguláveis eletronicamente conforme a carga total carregada na moto.
Honda GL 1800 Gold Wing é leve apesar do porte

Lá em Socorro fui conferir o pôr do sol na Pedra da Bela Vista e posso garantir que vale a pena o passeio. Daí fui obrigado a errar o caminho de volta para casa no litoral norte só para rodar um pouco mais com a rainha das estradas.

Honda GL 1800 Gold Wing 2024 preta tem posição de pilotagem bem ereta e relaxada para enfrentar horas e horas pilotando sem cansar.
Honda GL 1800 Gold Wing tem posição relaxada

Luxo e sofisticação custam caro

Rodei quase 700 km com essa deliciosa máquina no final de semana, mas poderia ter rodado 1.000 km por dia dando risada. A Honda GL 1800 Gold Wing custa R$ 304.450 conforme o site da marca, com 3 anos de garantia e mais o Honda Assistance, nas cores vermelha ou “total black” como a deste teste. 

Honda GL 1800 Gold Wing 2024 preta tem dois assentos bastante confortáveis e com aquecimento, bem como as manoplas do piloto.
Honda GL 1800 Gold Wing: você não quer parar de rodar

Diga se você já pilotou uma Gold Wing e como foi a experiência, ou diga apenas a sua opinião sobre essas impressionantes máquinas devoradoras de estradas.

Deixe seu comentário nas redes da MOTOCICLISMO:

Instagram | Facebook | YouTube | TikTok
WhatsApp | Twitter (X) | GoogleNews | LinkedIn

Deixe seu Comentário

Conteúdo Recomendado