A Honda GL 1800 Gold Wing Tour chega renovada para 2024 com a versão “total black”.
A Honda GL 1800 Gold Wing Tour proporciona as melhores sensações sobre duas rodas com a suavidade do motor boxer de seis cilindros que mascara toda sua fúria ao acelerar, e a dinâmica do conjunto que empolga pela leveza e facilidade de pilotar.
Fotos: Gustavo Epifânio
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Imponência
Ela continua sendo imponente e seu design inconfundível. A dianteira larga com seus dois faróis em forma de asa e os grandes espelhos impõem respeito no reflexo de qualquer retrovisor.
Vista por trás, as lanternas têm o mesmo formato do farol, só que um pouco mais anguloso. Vista de lado, o que salta aos olhos são os cabeçotes com seus três cilindros deitados de cada lado, para olhos mais detalhistas dobras e vincos na carenagem da Gold vão parecer coisa de moto esportiva, mas funcionais e bacanas.
Ao subir na moto, minha mente é estimulada pelo banco baixo que ajuda a ter confiança parado ou nas manobras em baixa velocidade. A qualidade no acabamento também é de primeira. Os engenheiros japoneses projetaram a nova Gold Wing com o claro objetivo de torná-la mais magra e fácil de pilotar, e tiraram peso de quase tudo.
Em alguns momentos parece que a largura vai limitar o ângulo de inclinação, falsa impressão porque ela tem excelente estabilidade e capacidade de inclinar, considerando seu porte surpreende. O para-brisa com ajuste elétrico ajuda na proteção aerodinâmica e, para caras mais altos, rodando em estrada, é preciso deixá-lo levantado para não ficar com a cabeça na turbulência, quando está abaixado.
Motor impressionante
O motor é impressionante, não importa a marcha e velocidade em que você esteja, é só acelerar que ela surpreende com uma resposta tão imediata quanto o impulso cerebral de girar o punho.
São 17,34 kgf.m de torque máximo a 4.500 rpm, suficientes para empurrar a Gold Wing e seus aproximados 390 kg em ordem de marcha com ótima desenvoltura em qualquer solicitação. Os quatro modos de condução (Tour, Sport, Econ e Rain) ajudam a domá-la de acordo a situação e atuam sobre ABS e freio-motor.
Suspensão inovadora
O bom funcionamento das suspensões me surpreendeu, ainda mais para uma moto com quase 400 kg. Em algumas situações, onde passei por desníveis um pouco maiores na rua, a suspensão dianteira bateu final de curso, dando pancada seca. A traseira não chegou ao final de seu curso nenhuma vez, é confortável e confiável, mantendo a moto grudada no chão mesmo numa tocada mais radical numa serrinha cheia de curvas.
O sistema de frenagem conta com um par de pinças radiais de seis pistões na dianteira que trabalham combinadas com o disco traseiro D-CBS.
Air bag e conectividade
A Honda GL 1800 Gold Wing Tour é a primeira e única motocicleta a contar com um sistema de airbag de fábrica, inovação que garante segurança extra para o piloto e o passageiro em situações de risco e possíveis colisões. O painel TFT de 7 polegadas possui integração com Apple CarPlay e Android Auto.
Conclusão
A GL 1800 Gold Wing Tour é daquelas motos que qualquer viciado em motocicletas gostaria de ter em sua garagem. O ronco rouco de seus seis cilindros deitados sob suas pernas inebria e dá vontade de provocá-los a todo momento e, mesmo tendo esse volume todo é meiga no trato, fácil de ser conduzida e muito prazerosa pelo bom e equilibrado conjunto ciclístico.
Fiz um passeio bem prolongado durante um final de semana, partindo de São Paulo, capital, para o litoral norte de São Paulo, e então parti para a cidade de Socorro, e de Socorro para Bueno Brandão, numa estradinha cheia de curvas de todos os tipos onde pude comprovar o quão eficaz é o conjunto de chassi e o quanto o motor é responsivo atuando em perfeita sintonia com o câmbio DCT.
Lá em Socorro fui conferir o pôr do sol na Pedra da Bela Vista e posso garantir que vale a pena o passeio. Daí fui obrigado a errar o caminho de volta para casa no litoral norte só para rodar um pouco mais com a rainha das estradas.
Luxo e sofisticação custam caro
Rodei quase 700 km com essa deliciosa máquina no final de semana, mas poderia ter rodado 1.000 km por dia dando risada. A Honda GL 1800 Gold Wing custa R$ 304.450 conforme o site da marca, com 3 anos de garantia e mais o Honda Assistance, nas cores vermelha ou “total black” como a deste teste.
Diga se você já pilotou uma Gold Wing e como foi a experiência, ou diga apenas a sua opinião sobre essas impressionantes máquinas devoradoras de estradas.
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