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A Honda CB 500X chega renovada e com pequenas atualizações para torná-la mais apta a enfrentar o fora de estrada. Desde o ano passado a família sofreu mudanças, a começar com a triste descontinuidade da esportiva da família, a CBR 500R, que não mostrava números expressivos de vendas para justificar sua produção. As CB 500F e CB 500X receberam atualizações para deixá-las mais modernas e adequadas ao mercado cada vez mais exigente.
Design
Visualmente, a CB 500X recebeu mudanças muito sutis, com novas linhas mais angulosas e acentuadas, deixando o design mais agressivo e moderno. Os novos faróis em LED dão maior visibilidade e melhoram o poder de iluminação durante a noite.
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A ergonomia mudou levemente por conta do novo assento, e o guidão, agora cônico, tem uma pegada alta e aberta, facilitando a tocada em pé no fora de estrada, proporcionando leveza e precisão nos comandos para desviar de buracos mais profundos.
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O novo para-brisa fixo está 11 cm mais alto e aliado ao novo desenho das abas laterais do tanque com 17,7 litros de capacidade, protegem melhor o piloto, proporcionando maior conforto nas viagens. A ferragem do para-brisa tem uma barra para instalar suportes para GPS ou smarthphones.
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O novo painel é totalmente digital do tipo blackout (fundo preto), e agora, além das informações de costume, como hodômetro, conta-giros e computador de bordo com consumo médio e instantâneo, traz indicador de marchas e shift light ajustável, para indicar a faixa de sua preferência para trocar as marchas.
Motor com caráter
O motor de dois cilindros paralelos recebeu alguns upgrades, mas continua com a mesma potência de 50,4 cv a 8.500 rpm com o pico máximo de torque de 4,55 kgf.m aparecendo nas 6.500 rpm. Para melhorar 4% as respostas ao acelerador na faixa entre 3.000 e 7.000 rpm, o comando de válvulas recebeu modificações e o sistema de alimentação foi otimizado com novos dutos, mais diretos para o corpo de borboletas, condição que foi possível com o reposicionamento da bateria. Outra mudança importante é a embreagem assistida e deslizante, mais macia no acionamento da alavanca e capaz de evitar o travamento da roda traseira nas reduções mais bruscas.
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Ciclística competente
O chassi da CB 500X não sofreu alterações, então as mudanças ficaram restritas às suspensões, com um novo garfo dianteiro convencional, agora com regulagem na pré-carga da mola, nova calibragem e com 150 mm de curso (antes eram 140 mm) e na traseira um novo monoamortecedor com regulagem na pré-carga da mola ligado ao sistema Pro-Link, agora com 135 mm (17 mm a mais que a versão anterior, que usa um par de rodas aro 17”).
Tocada prazerosa
A suavidade do conjunto de suspensões continua como ponto positivo e esta nova CB 500X está muito melhor, principalmente pelo ajuste da suspensão dianteira que permite melhorar o sistema conforme as solicitações de uso. Eu já era fã da CB 500X, e agora, com suspensões de curso maior ficou ainda mais confortável (o banco também melhorou) e confiável para encarar longas jornadas com aventuras por estradas de terra.
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A roda de 19 polegadas na dianteira não compromete em nada a pilotagem, e se você nunca andou numa CB 500X, vai achar a pilotagem muito natural e fácil como realmente é.
O sistema de freios da CB 500X teve o disco de freio dianteiro reduzido em 10 mm e agora tem 310 mm, já que esta nova versão ganhou roda de 19 polegadas na dianteira, então para diminuir o efeito giroscópico do conjunto da roda (efeito que aumenta a resistência e, consequentemente, a força necessária para inclinar a moto), foi adotado um disco menor.
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O sistema tem ABS de dois canais e funciona muito bem, com boa pegada inicial e bom tato para parar a moto também no fora de estrada. A CB 500X conta também com o Alerta de Frenagem ESS, de Emergency Signal Stop, um sistema de alerta de parada de emergência que aciona o pisca-alerta automaticamente no caso de frenagens bruscas.
Primeiras impressões
Este teste eu resolvi fazer em um percurso mais aventureiro como a moto merece de fato. Saí pelas estradas do litoral norte de São Paulo, no trecho entre Bertioga e São Sebastião e então pude comprovar as suas aptidões para encarar as estradas com asfalto ou sem, na serra deliciosamente sinuosa, nas ruazinhas de terra de acesso às praias e nos trechos de areia ao chegar mais próximo do mar, na casinha ali na beira da praia.
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Foi legal reparar a grande mudança que faz a regulagem da suspensão dianteira, para rodar sozinho numa viagem com asfalto e terra, e também a regulagem da suspensão traseira para rodar com garupa, onde é mais nítida a melhora quando se endurece o amortecedor traseiro. A novo assento permite uma posição bem ereta e natural, permitindo encarar horas a fio em cima da máquina e também um ótimo encaixe dos joelhos na tocada em pé para encarar dezenas de quilômetros de estrada de terra.
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Nas estradas de terra pouco esburacadas as suspensões tem um trabalho satisfatório e mantém as rodas bem calçadas no chão, mas se a buraqueira aumentar e o tamanho dos buracos aumentar também, a suspensão dianteira sofre um pouco então é bem adequado endurecer a suspensão e murchar um pouco os pneus, para que o fim de curso não aconteça, comprometendo a estabilidade e a segurança.
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A roda dianteira de 19 polegadas encara melhor os obstáculos e proporciona mais conforto ao rodar na terra, os pneus de uso misto originais se mostraram competentes no asfalto seco e na terra seca, mas aconselho colocar pneus mais apropriados se o caso for encarar mais fora de estrada do que asfalto em suas viagens.
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Acompanhando o consumo instantâneo no computador de bordo do painel digital da Honda, surgem marcas entre 25 e 35 km/l de combustível rodando na cidade. Na estrada o consumo fica entre 22 e 27 km/l a 100 km/h constantes. Nas puxadas para o teste de velocidade máxima, vi 172 km/h de final. Para mim, a Honda CB 500X é na medida, mantém 120 km/h de velocidade de cruzeiro sem forçar e com sobra de potência, fazendo 20 km/h de gasolina e no fora de estrada ela é leve e alcança lugares mais apertados com facilidade. E se por acaso você cair, ela é muito mais fácil de levantar do que uma pesada big trail com mais de 240 kg, fora as malas e os aparatos.
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A Honda CB 500X é uma motocicleta muito fácil e prazerosa de pilotar e tem muita competência para encarar quaisquer solicitações nas estradas de asfalto e de terra, com muita confiabilidade mecânica e segurança extras para o piloto de qualquer nível de experiência.
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Ela está disponível nas cores prata metálico, preto ou vermelho perolizados, com preço público sugerido de R$ 30.057, mais o frete conforme o estado, 3 anos de garantia sem limite de quilometragem e de Honda Assistance, uma cobertura que abrange o Brasil, Chile, Argentina, Uruguai, Paraguai e Bolivia.
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E você, o que acha das médias aventureiras até 500 cilindradas? Você acha que moto aventureira tem que ser de alta cilindrada, ou uma moto menor e mais leve seria melhor opção para viagens e aventuras em qualquer lugar?
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