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Honda CB 500 Hornet e NX 500: nova família 500 empolga na cidade e nas aventuras

  • Publicado: 06/09/2025
  • 7 Minutos de leitura

A renomada família de 500 cm³ da Honda, que serve como porta de entrada para o mundo das motocicletas de alta cilindrada, acaba de receber uma série de inovações técnicas, de design e eletrônicas para a linha 2026. A mudança mais significativa é o batismo da CB 500F com o nome Hornet, uma marca que já foi um ícone e que agora designa uma família inteira de modelos naked, assim como já acontece com as Hornet de 125 cm³, 750 cm³ e 1.000 cm³ no exterior.

imagem piloto em ação com a nova honda cb 500 hornet 2025

Motor: a alma da máquina

O motor bicilíndrico paralelo de 471 cm³, com duplo comando de válvulas no cabeçote (DOHC), permanece o mesmo, entregando 49,6 cv de potência e 4,5 kgf.m de torque. A pequena perda de 0,6 cv para atender às rigorosas normas do Promot 5 é imperceptível na pilotagem.

imagem do motor da cb 500 hornet

Em compensação, a fábrica realizou uma reprogramação eletrônica para otimizar o gerenciamento do motor, garantindo maior fluidez na pilotagem em altas rotações.

imagem da cb 500 hornet na estrada

Em um teste que incluiu a sinuosa Rodovia Oswaldo Cruz, que liga o litoral de Paraty a Taubaté, a Honda CB 500 Hornet demonstrou precisão nas retomadas, com o motor crescendo de forma suave e divertida. A moto provou ser ideal para serras fechadas, onde o motor responde com desenvoltura e permite uma pilotagem ágil, mesmo em velocidades moderadas. A média de consumo fica entre 26 a 28 km/l, dependendo do estilo de condução e das condições de tráfego.

imagem estática da hornet 500 2025

Ciclística: estabilidade e segurança aprimoradas

A ciclística é um dos pontos altos da nova Honda CB 500 Hornet. O garfo dianteiro é upside-down da Showa do tipo SFF-BP. As duas bengalas, com 41 mm de diâmetro, têm funções separadas (uma para amortecimento e outra para a mola), e o pistão maior (Big Piston) oferece uma maior área de contato para um melhor desempenho.

Esse sistema, que também é utilizado na NX 500 (com curso maior), reduz o peso da massa não suspensa, aumenta a resistência à torção durante frenagens e curvas, e garante que o pneu se mantenha em contato constante com o solo, copiando com exatidão as irregularidades da pista. Na traseira, a balança monoamortecida com link completa a precisão do conjunto. As rodas de liga leve de 17 polegadas, calçadas com pneus Dunlop, mostraram um bom desempenho nas curvas do teste, garantindo segurança e diversão.

imagem do piloto em curva com a nova hornet 500

Freios e tecnologia

A segurança é prioridade na nova Honda CB 500 Hornet. O freio dianteiro, com dois discos de 296 mm, conta com pinças de fixação radial, o que transfere a força da frenagem diretamente para o eixo da roda, reduzindo o esforço torcional da suspensão e do chassi. O sistema ABS de dois canais atua de forma eficiente, garantindo frenagens seguras.

imagem do painel tft da honda nx 500

A moto também traz um novo painel TFT de 5 polegadas, que se adapta à luz ambiente e é totalmente personalizável e com diferentes modos de visualização das informações. Embora não conte com conectividade, a tela oferece todas as informações necessárias para uma pilotagem segura, incluindo o útil consumo instantâneo e médio.

imagem da roda dianteira da hornet 500

Design e ergonomia

O design da CB 500 Hornet ficou mais agressivo e fluido, com uma nova linha de cintura e um assento a 78,9 cm do chão, que aprimora a ergonomia. O conjunto óptico, inteiramente em LED, garante uma assinatura visual marcante e uma excelente visibilidade noturna.

imagem do farol led da nova honda cb 500 hornet 2025 vermelha

Com preço sugerido de R$ 43.040,00 (base São Paulo), a nova Hornet chega com uma proposta muito bem definida. O valor final, apurado pela Fipe em R$ 47.663,00 (agosto/2025), a posiciona como uma opção premium para quem busca uma moto naked com a confiabilidade da marca e um pacote técnico de ponta, ideal para o uso diário e para a pilotagem esportiva em estradas sinuosas.

A aventureira NX 500

Uma evolução estratégica se manifesta na bem-sucedida CB 500X, que agora adota o sobrenome NX, uma sigla com um histórico de motos como a NX Bros e a NX 350 Sahara no Brasil. A mudança é acertada, pois a proposta do modelo, que há anos já utilizava um aro de 19 polegadas na dianteira, se consolidou em uma verdadeira crossover, com aptidões mais voltadas ao uso off-road. Assim, surge a NX 500.

imagem do piloto em pé na nova nx 500

Motor: refinamento para a proposta

O consagrado motor bicilíndrico paralelo, com 471 cm³, é a mesma base que equipava a antecessora. Com uma arquitetura “quadrada” (pistão de 67mm x curso de 66,8mm), o propulsor foi projetado para oferecer um equilíbrio ideal entre entrega de potência em altas rotações e uma curva de torque generosa em baixos e médios giros.

imagem do motor da honda nx 500 2025 vermelha

Para atender aos novos requisitos da legislação ambiental (Promot 5), houve uma perda mínima de 0,6 cv, uma diferença que, posso garantir, é imperceptível na pilotagem. A central eletrônica do motor também foi reajustada para privilegiar a transição do torque, resultando em uma resposta ainda mais fluida e prazerosa.

imagem do freio dianteiro da honda nx 500 2025

A suspensão com garfo Showa SFF-BP invertido e as rodas de liga leve (19″ na frente e 17″ atrás), proporcionam um excelente comportamento em terrenos irregulares e um rodar firme no asfalto. A ciclística foi cuidadosamente ajustada, resultando em um modelo que se sente mais conectado à proposta aventureira.

Design e ergonomia: uma aventureira mais autêntica

O body kit plástico foi completamente redesenhado. O objetivo é claro: dar à Honda NX 500 uma “cara” mais alinhada com as motos de rali. O novo design não é apenas estético; ele melhora a experiência de pilotagem, especialmente em pé.

imagem da carenagem frontal da nova nx 500 2025

A bolha para-brisa, agora fixa, foi redesenhada para oferecer maior proteção aerodinâmica e reduzir a turbulência, direcionando o fluxo de vento por cima do capacete e minimizando o empuxo contrário ao movimento.

imagem piloto em curva com a nx 500 2025

O acabamento como esperado da Honda, é impecável, com rebarbas plásticas, soldas e pintura de componentes precisas e bem executadas. O banco, agora inteiriço e em dois níveis, oferece excelente conforto e uma posição de pilotagem que se inclina mais para a aventura do que para o uso estritamente urbano.

imagem frontal da nx 500

Tecnologia e segurança: mais do que essencial

O painel da NX 500 é inteiramente novo, igual ao de sua irmã CB 500 Hornet. Uma tela TFT colorida e programável exibe uma série de informações importantes, incluindo consumo médio e instantâneo, e pode alternar automaticamente entre fundo escuro e claro dependendo da luz ambiente. O sistema de freios Nissin, com ABS de dois canais, oferece uma atuação firme e progressiva.

imagem do assento da nx 500 2025

Para maior segurança, a moto conta com controle de tração, que pode ser desligado em terrenos com pouca aderência, como pedrisco ou lama. É um grande aliado para uma pilotagem mais intensa, mas permite a liberdade necessária para o off-road.

A ergonomia é muito bem acertada, tanto para rodar confortavelmente nas ruas e estradas, como para pilotar em pé no ambiente off-road, mantendo ótima maneabilidade e desenvoltura para superar a buraqueira lunática da terra, garantindo uma sensação de total domínio da máquina.

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