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Honda ADV fica ainda mais aventureiro com nova versão verde fosco

5 Minutos de leitura

  • Publicado: 28/10/2023
  • Atualizado: 31/10/2023 às 18:38
  • Por: Alexandre Nogueira

O Honda ADV 2024 acaba de chegar ao mercado com as novas cores verde fosco e vermelho perolizado, e com o espírito aventureiro que torna este scooter uma atração surpreendente.

O Honda ADV é um scooter com apelo aventureiro com um design imponente, iluminação total LED, para-brisa ajustável, guidão cônico e painel 100% digital com computador de bordo. O preço público sugerido é de R$ 23.060 sem incluir o frete.

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Conjunto consagrado

O Honda ADV utiliza a base mecânica do irmão urbano PCX 150, um motor monocilíndrico de 149,3 cm³ bastante consagrado, equipado com refrigeração líquida, injeção eletrônica e o interessante sistema Idling Stop, que desliga o motor em paradas prolongadas, como nos semáforos por exemplo, para economizar combustível.

Este motor rende 13,2 cv de potência a 8.500 rpm e 1,38 kgf.mm de torque em 6.500 rpm e toda essa força é entregue a um câmbio CVT muito bem acertado, que proporciona rápidas arrancadas e muita suavidade na condução urbana. O tanque de combustível comporta 8 litros, e durante meus testes na cidade consegui um consumo médio na casa dos 50 km/l, rodando numa boa e não ultrapassando 1/3 do curso do acelerador, o que foi mais que suficiente para enfrentar o corre da cidade.

Na estrada tudo vai depender da sua pressa, pois nos meus testes de estrada consegui até 60 km/l rodando a 80 km/h num trecho plano, porém acelerando tudo para manter os 105 km/h limitados pela eletrônica o painel digital mostrava 30 km/l no consumo instantâneo do computador de bordo.

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Suspensões reforçadas 

Por conta das novas suspensões, rodas e pneus, o comportamento dinâmico do Honda ADV é mais aprimorado e proporciona um rodar mais eficiente e de melhor qualidade do que o PCX. É claro que a faceta off-road que o estilo inspira, na prática não é tão eficaz, mas por outro lado o conjunto ficou excelente para encarar o dia a dia na cidade.

A nova suspensão dianteira Showa é mais larga que a do PCX por conta do aro de 14 polegadas ser mais largo para comportar o novo pneu Metzeler Tourance 110/80 de perfil aventureiro. Na traseira dois novos amortecedores Showa com molas progressivas de três estágios e reservatório de óleo melhoram a eficiência em condições mais severas. As novas suspensões trouxeram maior progressividade, equilíbrio e conforto ao conjunto e é bastante perceptível que o ADV é mais firme que o PCX quando passa por imperfeições do piso. A roda traseira diminui de tamanho e passa a ter 13 polegadas para comportar o novo pneu Tourance 130/70, mais alto.

Os pneus são o diferencial do Honda ADV

Os pneus são o grande protagonista do apelo aventureiro do Honda ADV, e eles garantem maior segurança na tocada, e mesmo que você faça uso da máquina apenas no ambiente urbano, o perfil aventureiro dos pneus tem melhor eficiência nos dias de chuva, então você pilota com muito mais confiança nessa condição. Se você quiser dar uma esticada fora da cidade no final de semana, o Honda ADV está pronto para uma incursão de leve por estradas de terra, mas não se esqueça que a máquina tem sua capacidade off road bastante limitada.

O sistema de freios com disco dianteiro e traseiro é bastante poderoso para o tamanho da máquina e ainda mais auxiliado pelo sistema ABS apenas na roda dianteira, você tem garantia de ótimas frenagens no asfalto nos dias de chuva e controle de força na medida certa para a terra. Fiz o teste de frenagem com toda a força na alavanca do freio dianteiro e pude comprovar a perfeita eficiência do sistema ABS nos dois ambientes de rodagem, e na terra, principalmente, você realmente fica livre da insegurança dos escorregões da dianteira por causa da frenagem.

Gostei demais da estabilidade do ADV 150 e tenho certeza que os pneus garantem a confiança necessária para enfrentar terrenos acidentados, empoeirados ou com cascalho, transmitindo uma sensação de segurança suficiente para uma tocada mais agressiva naquela escapada da rodovia.

Cockpit bem equipado

O Honda ADV tem o cockpit bem equipado e sofisticado para ampliar a qualidade do passeio e torná-lo ainda mais prazeroso e conta com painel totalmente digital tipo Blackout com visualização bem melhor do que o LCD padrão. O pacote de informações é bem completo e conta com odômetros total e parciais, marcador de combustível, horas e data, barra de economia de combustível e o conveniente computador de bordo com consumo médio e instantâneo.

Muito legal é a solução da marca da asa para as luzes de advertência que ficam em um painel separado logo abaixo do LCD. O para-brisa tem duas posições, a posição fechada que agrega esportividade e a posição mais alta que é feita puxando dois botões nas laterais do acessório, obrigando o piloto prudente a fazer a regulagem com a máquina parada.

Na parte superior esquerda da carenagem frontal há um pequeno compartimento com tomada USB para recarregar periféricos eletrônicos. A chave é por sensor de presença. O guidão cônico é regulável como nas motos.

O Honda ADV é surpreendente, com seu visual único e sua incrível combinação de operação fácil, intuitiva e impecável, e com uma qualidade do passeio incomparável na categoria. Ele ainda pode te dar a liberdade de fazer da vida uma aventura. O Honda ADV é o novo queridinho da categoria dos scooters, quase sempre previsíveis. Eu gostei demais deste verde fosco que testamos, pois tem um ar sóbrio e elegante, tanto para os passeios na cidade como nas aventuras fora de estrada.

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