Testes Ducati Multistrada V4

Ducati Multistrada V4 S transforma a aventura em alta performance com muito luxo

  • Publicado: 08/11/2025
  • 5 Minutos de leitura

A Ducati Multistrada V4 S é a personificação da filosofia “quatro em um”: potente esportiva, versátil tourer, ágil urbana e capaz no off-road. Lançada com o desafio de redefinir o segmento Adventure, a V4 S cumpre a promessa, combinando o motor V4 Granturismo com uma eletrônica de ponta que transformou a experiência de pilotagem em longas distâncias em puro prazer.

imagem lateral Ducati Multistrada V4 S
Ducati Multistrada V4 S – foto Gustavo Epifanio

O coração V4 Granturismo

O ponto de partida é o motor de 4 cilindros em “V” de 1.158 cm³ que abandonou o tradicional sistema Desmodrômico. O motor V4 Granturismo entrega 170 cavalos de potência a 10.500 rpm e um torque máximo de 12,5 kgf.m a 8.750 rpm. Estes números colocam a Multistrada V4 S no topo da sua classe em termos de performance bruta.

imagem do motor da Ducati Multistrada V4 S
Ducati Multistrada V4 S: usian com 170 cv de potência – foto Gustavo Epifanio

No entanto, o verdadeiro diferencial é a manutenção: a verificação das válvulas (Desmo Service) é feita apenas aos 60.000 km, um marco de durabilidade que elimina a antiga barreira de entrada da marca. O peso em ordem de marcha ronda os 243 kg, equilibrando a massa do motor V4 com um chassi esguio de alumínio. O tanque de combustível tem capacidade para 22 litros, ideal para manter a agilidade e o perfil esportivo da moto.

imagem lateral do piloto em ação com a Ducati Multistrada V4 S
Ergonomia excelente para viagens – foto Gustavo Epifanio

Impressões de pilotagem e a magia da suspensão eletrônica

Pilotar a V4 S é uma experiência de contraste. Na cidade, ela é surpreendentemente dócil, entregando potência de forma linear. Na estrada aberta, torna-se uma máquina de velocidade que disfarça seu peso com uma estabilidade impressionante. A roda dianteira de 19 polegadas, combinada com a traseira de 17 polegadas, é o padrão que garante tanto a precisão em curvas de alta velocidade quanto a capacidade de encarar terrenos irregulares.

O segredo do conforto e da dinâmica está no sistema Ducati Skyhook Suspension (DSS) EVO. Esta suspensão semi-ativa da Sachs ajusta o amortecimento e o retorno continuamente (em milissegundos) com base nas informações da Unidade de Medição Inercial (IMU) e dos sensores de curso. Em estradas sinuosas, o DSS EVO enrijece para mitigar o mergulho nas frenagens e garantir estabilidade em alta velocidade. Em trechos de asfalto degradado, amolece, absorvendo irregularidades com maior eficácia.

imagem do painel tft da Ducati Multistrada V4 S
Painel é TFT multifuncional – foto Gustavo Epifanio

A moto oferece 4 modos de pilotagem (Urban, Touring, Sport e Enduro), 4 modos de carga (piloto, piloto e malas, piloto e garupa, piloto garupa e malas) e mais de 400 combinações de parâmetros para suspensão semiativa que alteram automaticamente a rigidez da suspensão e permitem que você tenha exatamente a moto que deseja, quando quiser e precisar, adaptando-se instantaneamente ao propósito do piloto. Toda a eletrônica é facilmente acessada pelo joystick no punho esquerdo e intuitivamente configurada no painel TFT multifuncional. O sistema de freios é da renomada Brembo, com ABS Corner.

imagem do punho de comando da eletrônica da Ducati Multistrada V4 S
Joystick no punho controla tudo – foto: Gustavo Epifanio

Eletrônica de auxílio ao piloto: o mais completo pacote de segurança

A Ducati Multistrada V4 S é uma vitrine de tecnologia no segmento Adventure, com um pacote eletrônico que garante segurança ativa de nível automotivo, maximizando a performance e ampliando a confiança de pilotos de qualquer nível de experiência. Os itens eletrônicos de auxílio ao piloto incluem:

  • Sistema Radar Dianteiro: essencial para o Cruise Control Adaptativo (ACC), que mantém automaticamente a velocidade e a distância de segurança do veículo à frente.
  • Sistema Radar Traseiro: ativa o Sistema de Detecção de Ponto Cego (BSD), alertando o piloto sobre veículos que se aproximam por trás ou que estão fora do campo de visão.
  • IMU (Unidade de Medição Inercial) de 6 Eixos: centraliza e gerencia todas as assistências baseadas na inclinação da moto.
  • Cornering ABS (ABS em Curva): mantém a capacidade de frenagem otimizada mesmo com a moto inclinada.
  • Ducati Wheelie Control (DWC): controle eletrônico que gerencia e limita a elevação da roda dianteira durante a aceleração.
  • Ducati Traction Control (DTC): sistema de controle de tração ajustável para diferentes condições de piso.
  • Quick Shifter (DQS): permite trocas de marcha para cima e para baixo sem o uso da embreagem.
  • Painel TFT de 6,5 polegadas: multifuncional completo e com sistema de navegação mapeado.
imagem do piloto em curva com a Ducati Multistrada V4 S
Ciclística extraordinária – foto: Gustavo Epifanio

Diferenças entre a V4 S e a V4 Rally

Embora ambas compartilhem o mesmo motor V4 Granturismo, a distinção reside no foco e na autonomia. A Ducati Multistrada V4 S é a versão equilibrada, priorizando o desempenho esportivo no asfalto. Já a V4 Rally é uma versão destinada a longas expedições e ao uso off-road pouco mais exigente. O seu maior diferencial é o tanque de 30 litros (contra 22 litros da V4 S), que aumenta drasticamente a autonomia. Além disso, a Rally possui maior curso de suspensão e proteção aerodinâmica estendida.

imagem do piloto em curva radical com a Ducati Multistrada V4 S
Leitura da suspensão em milisegundo – foto: Gustavo Epifanio

Concorrentes no Brasil

No mercado brasileiro, a Ducati Multistrada V4 S enfrenta concorrentes de peso no segmento Adventure Premium de alta cilindrada: a BMW R 1300 GS, a referência histórica do segmento; a Triumph Tiger 1200 GT Explorer/Rally Explorer, com versões que também oferecem alta tecnologia e grandes tanques; e a Harley-Davidson Pan America 1250 Special, com o motor Revolution Max.

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