Entre os muitos detalhes que a nova Ducati Multistrada V4 Rally incorpora, destacam-se o tanque de maior capacidade e a suspensão com mais curso, o que amplia suas funcionalidades no off-road e em viagens longas. Testamos a máquina em solo europeu e o resultado você confere agora!
Texto: Rodolfo Martinez
Fotos: Divulgação
Edição: Guilherme Derrico
As motos de trilha destacam-se pela ampla gama de uso que nos permite transmitir altas doses de sensações na pilotagem, seja no asfalto ou fora dele, possuindo também grandes capacidades de deslocamento.
Em 2020, a quarta geração da Multistrada chegou ao mercado com uma configuração totalmente nova que, além de contar com todas as características anteriores, tinha caráter esportivo e tecnologia jamais vista no segmento até então.
Agora, em 2023, a Ducati alarga as probabilidades do seu modelo mais versátil com uma nova versão “Rally” que, na mesma base, incorpora alterações significativas focadas principalmente na melhoria do seu comportamento fora de estrada, aumentando também a sua autonomia e polimento.
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Nova Ducati Multistrada V4 Rally
Uma das principais mudanças dessa versão Rally é seu novo tanque de 30 litros construído em alumínio, perdendo o revestimento plástico anterior. Este aumento de 8 litros em relação à versão normal foi alcançado sem aumentar o tamanho externo, algo muito importante, pois, caso contrário, perderíamos o controle e a capacidade de movimento da motocicleta.
Para isso, todos os orifícios e espaços disponíveis foram otimizados, trocando o porta-luvas da versão normal por um localizado no lado esquerdo do painel de instrumentos. Isso agora tem mais profundidade e um pequeno ventilador para resfriar os celulares durante o processo de carregamento.
As suspensões aumentaram o seu curso para 200mm, tanto à frente como atrás, melhorando assim as sensações na condução, podendo agora ir mais rápido ou enfrentar situações mais complexas com maior segurança.
A posição do sensor no garfo também foi melhorada e o ajuste de pré-carga do amortecedor foi ampliado. Por outro lado, a distância ao solo também aumentou 15 mm e a placa antiderrapante de alumínio agora é mais resistente.
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Mais detalhes da máquina
O tamanho dos apoios de pés também foi aumentado e o cilindro mestre traseiro, antes muito exposto a choques, foi reposicionado. Como novidade, o manete de freio contém duas possibilidades de altura, que podemos alterar em menos de um segundo, escolhendo a melhor posição para pilotar em pé ou sentado.
O motor não recebeu alterações, exceto a desativação dos dois cilindros traseiros até 4.000 rpm para melhorar consumo, emissões e conforto em dias quentes. Para este último, também foram incorporados novos painéis nas laterais do chassi auxiliar, que evitam que o calor escape para os ocupantes.
Da mesma forma, foram adicionados alguns pequenos portões que abrem e fecham as asas laterais para que o fluxo de ar possa ser alterado para se adequar ao usuário. A versão rali inclui de série o cavalete central, uma grande ajuda para a realização de reparos em trânsito em uma motocicleta projetada para percorrer o mundo nos lugares mais remotos da civilização.
Conforto
No que diz respeito à melhoria da ergonomia e conforto de condução, o piloto e o passageiro receberam bastante atenção, aumentando o tamanho da tela e ampliando o espaço para o garupa, retardando a posição das malas.
Como acessório, agora também possui duas alturas para o banco do passageiro para que ele encontre seu ponto ideal para viagens longas. O assento do piloto aumentou sua distância ao solo e possui duas posições (870/890mm) também com 3 opções de banco como acessório (+15, -15 e -45mm).
Outra das melhorias importantes são as novas rodas raiadas, que reduziram o peso em 3,2 kg, algo sempre bem-vindo, pois todo o peso que você tira das rodas sempre se traduz em melhor dirigibilidade.
Nesta nova versão o peso aumentou em 20 kg, ficando o valor final em 240 kg sem combustível. Como detalhe para melhorar o conforto, também foi incluído um sistema que deixa a pré-carga da suspensão ao mínimo quando parado, o que nos permite subir e descer melhor da moto, bem como manobrar ou colocar o descanso.
Poder ilimitado na Ducati Multistrada V4 Rally 2023
O motor V4 de 1.158 cm³ chamado Granturismo e derivado do Desmosedici Stradale da Panigale tem um virabrequim e valores de 170 cv de potência a 10.500 rpm e 12,2 kgf.m de torque a 8.750 rpm.
Esta versão Rally incorpora melhorias no modo Enduro, que reduz a potência para 114 cv e tem uma resposta mais direta do acelerador, e no quicksfhifter, que otimiza a suavidade da mudança em baixas rotações.
Assim como o restante da Multistrada V4, ela é equipada com toda a eletrônica da marca, com IMU de última geração, ABS de curva de 3 níveis e que pode ser desligado, controle de tração de 8 níveis, igual ao controle de levantamento de rodas.
Também há o controle de retenção do motor, controle de cruzeiro adaptativo, radar dianteiro e traseiro. Os quatro modos de condução, sendo Sport, Touring, Urban e Enduro, adaptam toda a eletrônica para uma entrega de potência do motor e a sensação do acelerador para os diferentes usos para os quais eles são projetados, cada um dos quais pode ser modificado pelo usuário.
Mais do motorzão
O motor é incrivelmente poderoso para uma motocicleta de trilha. Apertando forte o acelerador na saída das curvas, apertando as altas rotações na direção esportiva, é extremamente fácil sentir o levantamento da roda dianteira.
Com o antiwheelie no valor mínimo podemos rolar muitos metros com a frente no ar, fazendo um excelente trabalho. Os baixos também são muito úteis, principalmente para o off-road e para a cidade. Os médios preenchem perfeitamente a faixa de potência, permitindo andar em uma direção relaxada, quase sem a necessidade de mudar de marcha.
O controle de tração no campo permite derrapar apenas o suficiente para se sentir confortável e seguro, mas usuários com experiência no fora de estrada sentirão mais controle e diversão com ele desativado, já que o motor transmite muita informação em baixas sem a necessidade de auxílios eletrônicos.
Por sua vez, a transmissão semiautomática funciona em qualquer velocidade com um toque muito suave na alavanca, melhorando significativamente o engate das marchas em relação à versão anterior.
Suspensões
As suspensões eletrônicas além de funcionarem em tempo real lendo o terreno e o tipo de condução, têm diferentes níveis de configuração que podemos escolher ao nosso gosto ou selecionar o “autonivelamento”, ou seja, a pré-carga é ajustada automaticamente dependendo da inclinação que detecta.
Na condução esportiva ela manteve boa postura, sentindo um pouco mais agressiva que a versão standard. A parte boa é que no off-road a máquina foi muito confortável e manteve uma direção descontraída.
Na parte de freio não há alterações, ou seja, a Ducati Multistrada V4 Rally tem disco duplo de 330 mm com pinças Brembo Stylema de montagem radial, na roda dianteira com aro de 19 polegadas, tendo potência suficiente para frear o conjunto.
Ainda que tenha que fazer alguma adaptação ao tato do manete, já que tem uma primeira tocada aparentemente de pouca potência, mas quando aumentamos a pressão, aparece toda a força dos freios. Uma vez adaptado, é muito útil, permitindo rodar com mais conforto e segurança em terrenos com pouca aderência.
Polivalência da nova Ducati Multistrada V4 Rally
Em termos de ergonomia, a moto é muito estreita na parte central, o que permite segurar muito bem a máquina com as pernas e deslocar-se facilmente quando montamos nos apoios de pés.
O guidão fica em uma posição confortável para pedalar tanto sentado quanto em pé e a tela não incomoda excessivamente quando levantamos, então, por ser uma moto muito volumosa, permite mais mobilidade e controle do que se poderia esperar à primeira vista.
As rodas mais leves são perceptíveis em relação à versão S, compensando em parte o ganho de peso. Em geral, com a Multistrada V4 Rally você consegue ir muito mais rápido do que pode parecer de início, tanto no off-road quanto na estrada, devido ao desempenho do motor, dirigibilidade, chassi e suspensão, mas o volume e o peso podem dificultar sua condução.
Há pilotos e pilotos…
O que você tem que observar sempre muito bem é quando entramos e saímos rápido do asfalto. No que diz respeito à condução em autoestrada, tanto na proteção aerodinâmica e estabilidade como em sua tecnologia, a nota para esta motocicleta é realmente elevada, cumprindo assim um vasto leque de possibilidades e sensações.
A instrumentação com tela TFT de 6,5 polegadas é muito intuitiva, podendo navegar pelos diferentes menus com facilidade, possuindo também uma infinidade de infográficos perfeitamente compreensíveis com um simples olhar.
Claro que tem conectividade e navegação, tendo assim toda a tecnologia disponível também nesta parte. A garantia de 4 anos com assistência em viagens é um serviço incluso e muito apreciado.
Sua manutenção também se apresenta como uma das mais atrativas, já que o ajuste das válvulas é feito a cada 60.000 km, a cada 30.000 km na troca de óleo e filtro de ar, e 15.000 km ou 2 anos no filtro de óleo.
Preço da Ducati Multistrada V4 Rally 2023
A nova Ducati Multistrada V4 Rally já está disponível nas concessionárias oficiais da marca nas cores vermelha, preta, e cinza com vermelho. De fato, o preço também chama a atenção, custando 30.190 euros, aproximadamente R$ 168.500 em conversão direta.