ducati-multistrada-v4-rally-lateral-motociclismoonline-1
Testes

Ducati Multistrada V4 Rally Adventure é um SUV de luxo sobre duas rodas

5 Minutos de leitura

  • Publicado: 20/07/2024
  • Por: Alexandre Nogueira

A Ducati Multistrada V4 Rally é a mais nova representante de moto aventureira da Casa de Bolonha.

A aventureira é certamente a moto mais multiuso que a Ducati já construiu, e entra no lugar da extinta Multistrada 1260 Enduro, adicionando aros de alumínio, suspensão elevada, um tanque de combustível de 30 litros (22 litros na Multistrada V4) e um conjunto de malas.

vista lateral da Ducati Multistrada V4 Rally Adventure
Ducati Multistrada V4 Rally Adventure

Ducati Multistrada V4 Rally – potência e torque

A motocicleta usa uma versão ligeiramente ajustada do motor ‘Granturismo’ de 1.158 cm³, e esta versão dedicada rende 170 cv de potência a 10.750 rpm e o torque máximo é de 12,7 kgf.m a 8.750rpm. Este motor também apresenta uma versão “aprimorada” do sistema de desativação de cilindros.

motor V4 Grandturismo da Ducati Multistrada V4 Rally Adventure
Ducati Multistrada V4 Rally Adventure e o motor Grandturismo

Enquanto os outros V4 Multi da Ducati desligam os dois cilindros traseiros quando a moto está totalmente parada para melhorar a economia e evitar o calor, a versão do V4 Rally permite que você rode com o banco de cilindros traseiro desativado

vista da traseira da Ducati Multistrada V4 Rally Adventure
Ducati Multistrada V4 Rally Adventure vem com malas

A potência máxima é reduzida para 114 cv quando em modo de condução Enduro ou Urbano, enquanto os modos Sport e Touring entregam a potência total. Destaque desse motor é entrega de potência suave e linear em baixas rotações, tornando a tocada muito mais fácil em meio ao trânsito ou no fora de estrada. O câmbio é de seis marchas com quick shift bidirecional e a transmissão final é por corrente.

câmbio rápido da Ducati Multistrada V4 Rally Adventure
Ducati Multistrada V4 Rally Adventure tem quick shift

Ducati Multistrada V4 Rally – suspensão e peso

O chassi tipo monocoque de liga leve (tecnologia da Panigale) da V4 Rally é o mesmo das demais Multistrada V4, mas a suspensão e as rodas são novas. A Multistrada V4 Rally vem equipada com aros de alumínio raiados, 19 na frente e 17 atrás.

A Multistrada V4 Rally utiliza uma suspensão Marzocchi mais alta e de curso mais longo, e vem equipada com o sistema de controle de amortecimento semiativo Skyhook Evolution da Ducati. O garfo tem 30 mm a mais de curso, enquanto a traseira ganha 20 mm, chegando a um total de 200 mm de curso em cada roda, enquanto a distância ao solo é aumentada para 230 mm.

Ducati Multistrada V4 Rally – suspensão e freios

A V4 Rally é mais encorpada fisicamente e maior por conta do tanque de combustível de maior capacidade, além da carenagem mais alta e larga. 

Ducati Multistrada V4 Rally Adventure tem ótima ciclística
Ducati Multistrada V4 Rally Adventure tem ótima ciclística

Também é uma máquina mais pesada, com 260 kg totalmente abastecida, 20 kg a mais do que a Multi V4 padrão. Mas ela carrega esse peso enganosamente bem, pois ela não parece ser tão pesada nas manobras de baixa velocidade e nem ao montar.

Ducati Multistrada V4 Rally Adventure tem ótima ergonomia e muito conforto
Ótima ergonomia

No corre-corre urbano ou no fora de estrada ela é ágil e a manobrabilidade é fácil, você pilota sem fazer força. A Multistrada V4 Rally é conduzida primorosamente pelo conjunto de eletrônicos e pela suspensão tecnicamente avançada.

Uma legítima Ducati não poderia deixar de usar um sistema de freios da italiana Brembo, com pinças de montagem radial Stylema de quatro pistões na frente com discos de 330 mm e uma pinça traseira de dois pistões em um disco de 265 mm, ambos com ABS em curva de série. Os freios também podem ser aplicados automaticamente, de forma limitada, pelo controle de cruzeiro assistido por radar.

Veredicto 

Preparada para grandes percursos, com conforto e economia, a Multistrada V4 Rally tem tanque de 30 litros e também maior alcance e aptidão off-road. O resultado é uma motocicleta que está em seu melhor desempenho tanto em estradas de terra quanto no asfalto ou nas ruas da cidade. É a escolha perfeita para quem quer chegar a qualquer destino com o máximo de conforto e segurança. E sem sacrificar as emoções típicas de pilotar uma Ducati.

Ducati Multistrada V4 Rally Adventure tem painel TFT bem completo
Ducati Multistrada V4 Rally Adventure tem painel TFT

Para ampliar ainda mais o conforto, a Multistrada Rally Adventure vem equipada com manoplas e assentos aquecidos, além do sistema de radar dianteiro e traseiro para suportar o Adaptive Cruise Control (ACC), que torna a pilotagem menos cansativa em trechos longos de estrada. Também há o Blind Spot Detection (BSD), que sinaliza a presença de veículos que se aproximam no canto cego dos espelhos. O novo modelo está à venda nas concessionárias Ducati pelo preço público sugerido de R$ 149.990.

Deixe seu comentário nas redes da revista MOTOCICLISMO:

Instagram | Facebook | YouTube TikTok
WhatsApp | Twitter (X) | GoogleNews | LinkedIn

Chegou a MOTOCICLISMO 319! A nova edição de nossa revista já está disponível em versão impressa nas melhores bancas, livrarias e em formato digital nas principais plataformas, como Bancah, Claro Banca, RevistariaS, UOL Leia +, Google Play, UBook, entre outras – sempre trazendo a mais alta qualidade editorial e grande variedade de modelos de motocicletas de destaque no Brasil e no mundo. Não deixe de conferir

Deixe seu Comentário

Conteúdo Recomendado