O scooter WS120 da Watts é daqueles que você vê, admira e se aproxima para ver mais de perto, afinal suas linhas são bastante inusitadas e às vezes é preciso se acostumar para gostar, afinal isso nem sempre acontece de bate pronto.
De linhas retas e sem vincos e curvas acentuadas, sua assinatura está no escudo frontal, onde o o farol é envolto por um enorme DRL quadrado, o qual ocupa uma boa área da carenagem. Ele é o protagonista e realmente chama a atenção, assim como a linha da lanterna traseira que vai de lado a lado sob o banco e compõe de forma suave a traseira da moto.
Imagens: Gustavo Epifanio
Watts WS120: Propulsão elétrica
Para ligar o WS120 basta apertar duas vezes o botão da chave de presença para que ele emita um sinal sonoro avisando que está pronto para a utilização. Ele é movido por um motor elétrico na roda traseira de 2.200 w, com pico de 3.500 w que pode chegar a 70 km/h.
Sua autonomia depende se ele funcionar com uma ou duas baterias e, logicamente com o modo de pilotagem escolhido, que são três (1, 2 e 3) que correspondem ao Eco, Confort e Sport. Não é preciso dizer que rodando no modo mais audaz, que alcança maior velocidade, a autonomia é menor. Mas em uso econômico (e dependendo do peso do piloto) pode chegar a 100 quilômetros com a utilização de duas baterias.
LEIA MAIS:
Lista: as 20 motos mais emplacadas em agosto de 2024
Roubos e furtos de motos a partir de 500cc
Como estão as vendas de motos?
As respostas ao acelerador são suaves, há um delay entre o giro do acelerador e a efetiva respostas do “empurrão” do pneu traseiro no asfalto, mas uma vez iniciado o movimento ele ganha velocidade progressivamente. Esta unidade testada estava com as duas baterias foi capaz de chegar a 73 km/h marcados no painel digital. Sua velocidade é suficiente para trafegar na maioria das vias das grandes cidades, exceto as expressas, onde a velocidade permitida é mais elevada.
Mas a WS120 é um scooter muito versátil para pequenos deslocamentos e chegar a lugares onde o trânsito é mais carregado e só uma moto pode fazer a economia do tempo no caos.
WS120: Comportamento
Os scooter têm características dinâmicas únicas, já que geralmente as rodas são pequenas e o peso do motor e da transmissão está concentrado na roda traseira sua dinâmica exige cuidados nas mudanças de direções rápidas e nas frenagens, já que os aros menores fazem os movimentos mais ariscos e a utilização dos freios exige mais do traseiro para frenagens mais eficazes.
Os scooter elétricos em geral são mais leves do que os de motor a combustão, e com o WS120 não é diferente, e é essa a percepção, os movimentos são fáceis e o direcionamento é intuitivo.
A suavidade do motor e de suas acelerações se contrapõe com as características dinâmicas, intrínsecas à grande maioria dos scooter, onde a vibração vinda da suspensão dianteira é transmitida para o guidão e dependendo do estado do pavimento faz os braços vibrarem um bocado.
O banco é bastante largo, sua largura dificulta o apoio dos pés no chão, eu, com meu 1,8 metro fico apenas com a ponta deles apoiada, para os mais baixinhos é preciso aquele jeitinho deslocando o quadril para um dos lados para se apoiar com firmeza de um lado só. O banco também é espaçoso e permite boa movimentação na pilotagem, mas a plataforma de apoio dos pés tem espaço limitado para pés maiores, e só é possível movimentá-los para apoiar a ponta dos pés no escudo frontal.
Outro aspecto que é preciso se acostumar na pilotagem das motos elétricas, principalmente se você for iniciante, é a gestão dos freios, isso porque quando se encosta na alavanca de qualquer um dos freios, o motor deixa de empurrar e desacelera a moto e isso ao estar em baixa velocidade desestabiliza a moto, principalmente com ela inclinada. Nas subidas também é preciso atenção, pois é necessário soltar os freios para que ela comece a subir e um pouco elas retrocedem.
WS120: Tecnologia
As baterias da WS120 são de lítio, de 60 V e 23,4 Ah. O tempo de recarga total é de cinco horas e em uma hora já é feita 80% da carga da bateria. Segundo a fábrica, a vida útil das baterias é de 2.000 ciclos de carga ou aproximadamente 6 anos.
O WS120 tem um belo painel digital, onde você controla o nível das baterias, velocidade e confere o modo de pilotagem escolhido e o tempo de viagem. No pequeno porta-luvas do escudo frontal há duas tomadas, uma USB e a outra USB tipo C, com elas você pode andar carregando seu celular.
Este scooter é uma boa opção para quem busca sair do transporte público e economizar tempo e dinheiro. Sua aptidão é para pequenos deslocamentos com bastante conforto, silêncio e claro, sem agredir o meio ambiente.
O WS120 tem preço sugerido de R$ 13.500 (mais o frete para sua região), tem três cores disponíveis, branca, preta e cinza e a garantia de motor e conjunto elétrico é de dois anos. Os demais componentes tem um ano de garantia.
Deixe seu comentário nas redes da revista MOTOCICLISMO:
Instagram | Facebook | YouTube | TikTok
WhatsApp | GoogleNews | LinkedIn