Testes Honda

CRF 300F: análise completa da nova off-road da Honda e o fim da era 250F

  • Publicado: 27/09/2025
  • 3 Minutos de leitura

O mundo do off-road recreativo no Brasil acaba de testemunhar a maior e mais esperada atualização de sua moto mais popular. A Honda lançou a CRF 300F, sucessora direta da lendária CRF 250F, e o que era um pacote de confiabilidade e facilidade de pilotagem agora incorpora performance e durabilidade térmica superiores. Esta não é apenas uma troca de adesivos; é uma evolução técnica pragmática focada em atender às exigências reais dos trilheiros brasileiros.

imagem lateral da nova honda crf 300f
Honda CRF 300F 2026 – foto: Caio Mattos

O novo motor é o protagonista

O ponto focal da mudança está, inegavelmente, no motor. O antigo monocilíndrico de 249 cm³ foi substituído pela unidade de 293,5 cm³, derivada da nova família 300 da Honda. Esse aumento de cilindrada, obtido majoritariamente pelo aumento do diâmetro do cilindro, se traduz em um ganho significativo de 11% em potência (24,6 cv) e, mais crucialmente, 13,6% em torque (2,59 kgf.m).

imagem do motor da honda crf 300f
Novo motor melhora a tocada – foto: Caio Mattos

Na prática, esse torque extra em baixa e média rotação é o que transforma a experiência na trilha. O motor da CRF 300F é mais elástico, permitindo que o piloto vença obstáculos, suba rampas íngremes e saia de valas com muito mais facilidade e menos necessidade de “esgoelar” o motor ou usar excessivamente a embreagem.

imagem lateral da crf 300f
Conjunto foi aprimorado – foto: Caio Mattos

Mas o grande trunfo mecânico, que reforça a durabilidade, é a adição do radiador de óleo. No calor do Brasil, e em trilhas de baixa velocidade onde há pouca ventilação forçada, o motor da 250F frequentemente operava em limites térmicos. O radiador de óleo na CRF 300F resolve este problema, garantindo uma maior estabilidade térmica e, consequentemente, prolongando a vida útil do propulsor em condições de uso extremo.

imagem do radiador da crf 300f
Radiador de óleo melhora funcionamento do motor nas trilhas apertadas – foto: Caio Mattos

A segunda grande melhoria reside na transmissão. O antigo câmbio de 5 marchas deu lugar a um moderno câmbio de 6 marchas. Essa marcha extra, combinada com o pinhão de 14 dentes (contra 13 da 250F), permite um melhor escalonamento da potência e do torque. Nas trilhas mais técnicas, o piloto tem mais opções para encontrar a relação ideal, e em trechos mais abertos, a sexta marcha ajuda a manter o motor em rotações mais confortáveis.

imagem do piloto em ação com a nova honda crf 300f
Conjunto mais refinado cansa menos o piloto – foto: Caio Mattos

Ciclística aprimorada

No quesito ciclística, a Honda manteve a base robusta do chassi Twin Tube, mas aplicou novos ajustes nas suspensões (mantendo os 240 mm de curso dianteiro e 230 mm traseiro) para lidar com a potência extra. O visual, inspirado nas motos de competição CRF 450R, com aletas mais agressivas e ergonômicas, completa o pacote, tornando a 300F não apenas mais forte, mas também mais bonita e ágil para a pilotagem em pé.

imagem do piloto na pista com a crf 300f
Apenas 119 kg – foto: Caio Mattos

Em suma, a CRF 300F é a evolução lógica e necessária. Ela mantém o baixo peso a seco de 119 kg (5 kg a mais que a irmã 250) e a facilidade de manutenção de sua antecessora, mas entrega a potência e a durabilidade que o trilheiro moderno realmente exige. É a nova referência para o off-road nacional, tanto para iniciantes quanto para competidores. O preço é de R$ 24.027 mais o frete conforme o estado.

Compartilhe nas redes sociais


Deixe seu Comentário

Conteúdo Recomendado