TRES-MODELOS
BMW

BMW R12: primeiras impressões sobre a nova clássica alemã

5 Minutos de leitura

  • Publicado: 07/10/2024
  • Por: Trinity Ronzella

A convite da BMW Motorrad Brasil participamos de um evento em Campos do Jordão. E para chegar até a cidade, localizada na Serra da Mantiqueira, nada melhor do que ir até lá pilotando a nova BMW R12.

Pilotamos a nova BMW R12 até o BMW Motorrad Fest 2024 – Foto: Divulgação

BMW Motorrad Fest 2024

Uma festa com muito Rock and Roll foi montada na cidade de Campos do Jordão, pois não é sempre que se comemora 101 anos!

Pois o aniversário é da BMW Motorrad e muitas novidades foram divulgadas no evento, inclusive o lançamento tão esperado da nova BMW R12.

Uma programação com vários DJ e bandas de Rock foram responsáveis para animar o evento que aconteceu no Parque Capivari, com entrada gratuita, várias opções gastronômicas e área kids!

Contudo, as surpresas não pararam por aí, pois o novo CEO da BMW Motorrad, Matheus Pereira subiu ao palco de seu primeiro evento no cargo, para apresentar as novidades.

Sobre a nova BMW R12

Com uma programação intensa das 14 as 22h, o grande destaque ficou para a apresentação da nova BMW R12, que estava exposta para os visitantes do evento.

Foto: Divulgação

Ela está disponível em três versões e cores diferentes, pois cada uma delas vem com um pacote diferente de ítens e preços diferentes, como mostrado abaixo.

Foto: Divulgação

Importante ressaltar que, a BMW R12 vem originalmente com banco monoposto, contudo, existe como item opcional, um banco para dois lugares e as pedaleiras para garupa.

Pilotamos a nova BMW R12, quer saber como foi?

Rodamos com a nova R12 em estradas de pista dupla, pista simples, serra e muitas curvas, para a cidade de Campos do Jordão, na Serra da Mantiqueira.

A posição de pilotagem é muito agradável e relaxada, pois os comandos estão fáceis de acessar, a moto tem um torque muito bom em toda faixa de rotação – 11,2 kgf.m a 6.000 rpm.

Essas características fizeram com que o roteiro todo fosse muito agradável, contudo, quando baixava um espírito mais esporte, o motorzão respondia forte.

Rodas raiadas e espelho na ponta do guidão se destacam nesse modelo. – Foto: Divulgação

O painel é pequeno, contudo, cumpre muito bem sua função e combinou com o design da R12. Uma curiosidade fica para os dois modos de pilotagem: Rock e Roll.

Pilotei o tempo todo com garupa e não me incomodou, pois a altura do banco é muito boa e o motor nem tomou conhecimento do peso “extra”.

Quando precisava acelerar, o motorzão respondia, e a moto, mesmo andando mais rápido, estava na mão, firme.

O painel, apesar de pequeno, ficou perfeito. O suporte de celular é de série. – Foto: Divulgação

LEIA MAIS:

BMW R12: conheça a nova e compacta cruiser alemã
BMW mostra conceito com motor boxer ainda mais invocado
Vai comprar uma moto usada? Dicas para não cair em golpes

Freios

Destaque para os freios, pois quando exigidos, os dianteiros de 310mm se responsabilizam em parar a máquina, as vezes nem precisando do freio traseiro.

Aros 19 na dianteira e 16 na traseira, estão equipados com pneus 100/90 na frente e 150/80 atrás, que, em suma, deram conta de todas as curvas.

Acho muito legal e importante ter a opção de levar garupa, contudo, é importante avisar que não é a melhor moto para isso.

Foram 160km rodados e, todas as garupas deixaram claro que: “Não é o lugar mais confortável do mundo, porém, foi um passeio muito legal que faria novamente”. 

Detalhes da versão top de linha: Acabentos fresados Option 719. – Foto: Divulgação

Ou seja, sendo bem conversado e com algumas paradas, dá para estender um pouco o passeio para curtir a dois. Bom senso.

Calor do motor

Uma curiosidade que tinha inicialmente era quanto ao calor do motor incomodar, contudo, é obvio que o motor esquenta, porem, durante a pilotagem na estrada não incomodou.

Na cidade contudo, andando devagar e sem vento, o calor nas pernas apareceu. Isso  já era esperado devido as características da moto, nada fora do normal para um motor desse.

O modelo Cruiser vem com duas cores e banco monoposto. Foto: Divulgação

A moto não tem a proposta de viajar, contudo, em passeios tranquilos que não precisem levar bagagem a R12 cumpre a função tranquilamente.

Por fim, se a moto estiver na garagem, com certeza sairia para dar um passeio, seja ele urbano por 30 minutos ou curtir algumas horas pela região de Campos do Jordão – ou qualquer outro lugar com uma boa estrada.

Deixe seu comentário nas redes da revista MOTOCICLISMO:

Instagram | Facebook | YouTube | TikTok
WhatsApp | GoogleNews | LinkedIn

Deixe seu Comentário

Conteúdo Recomendado