A BMW R 1300 GS é uma motocicleta que incorpora a pura essência do espírito GS. Com seu peso combinado, potente motor boxer com a generosa cilindrada de 1300 cm³, ela se destaca como uma das melhores no segmento de motos de aventura.
A BMW R 1300 GS foi desenvolvida com o foco na redução máxima de pesos e medidas, resultando em um manuseio inimitável. Além disso, a nova BMW R 1300 GS oferece mais equipamentos voltados à segurança do piloto do que nunca.
Fotos: Gustavo Epifânio
Ao subir na moto, imediatamente percebe-se o tamanho menor e o excelente encaixe proporcionado pelo banco mais estreito na parte dianteira. Com a suspensão abaixada em 3 cm, o apoio dos pés no chão torna-se extremamente fácil, mesmo para pilotos de estatura mais baixa. Ao ligar o motor, a sensação de vibração reduzida é bem evidente.
VEJA TAMBÉM:
Ducati mostra duas Scrambler customizadas de fábrica
BMW mostra conceito com motor boxer ainda mais invocado
Dunlop amplia line-up de pneus para motos no Brasil
O motor da BMW R 1300 GS
A BMW R 1300 GS é equipada com um motor boxer de 1.300 cm³ refrigerado a ar e líquido. Embora totalmente reprojetado, este novo motor não é radicalmente diferente da R 1250 GS, e também usa a tecnologia de sincronização variável de válvulas BMW ShiftCam, o que torna esse motor com cilindros opostos o mais potente da história da BMW.
A BMW R 1300 GS chega com 145 cv de potência a 7.750 rpm e 15,2 kgf.m de torque a 6.500. Isso se traduz em uma sensação de velocidade superior, mesmo sem esforço aparente. O motor boxer está mais presente, com maior refinamento e suavidade no funcionamento. O escapamento produz um ronco do motor boxer inconfundível. A transmissão de 6 velocidades agora está localizada abaixo do bloco do motor, com a transmissão final feita por eixo cardan.
O comportamento dinâmico da BMW R 1300 GS
Na tocada esportiva a sensação de arrancada é impressionante e chega a assustar tamanha a fúria do motor quando ele acorda a partir das 4.000 rpm, e continua enfurecido até a red zone nas 9.000 rpm. Mas, para rodar na cidade, o motor empurra com suavidade e é bastante gerenciável para andar numa boa ou em meio ao trânsito.
O consumo de combustível varia dependendo do estilo de pilotagem e das condições, mas a R 1300 GS é relativamente eficiente para uma moto desse porte. Na cidade, você pode esperar médias de 15 a 18 km/l, enquanto em estradas abertas, o consumo pode chegar a 20 km/l ou mais, lembrando que quanto maior a velocidade, evidentemente é maior o consumo.
Impressões ao pilotar a BMW R 1300 GS
A R 1300 GS oferece manuseio excepcional graças ao sistema EVO Telelever e sua versatilidade permite enfrentar estradas asfaltadas e trilhas off-road com muita confiança. No fora de estrada, a tração e a capacidade de manobra são impressionantes, graças à combinação de eletrônica e geometria de suspensão. Afinal, são 237 kg de peso quando totalmente abastecida, mas, mesmo assim, ela é fácil de dominar, pois a distribuição das massas é simplesmente perfeita, o que torna a R 1300 GS muito ágil em baixas velocidades.
O novo chassi multifuncional conta agora com um subchassi traseiro em alumínio, mais compacto e que proporciona uma aparência moderna, esbelta e ágil. Agregado ao chassi, as suspensões desenvolvidas pela BMW com tecnologia EVO Paralever e EVO Telelever são controladas eletronicamente e melhoram a estabilidade e o manuseio da moto em todas as condições de uso. A moto é incrívelmente ágil no off-road e tem alto desempenho no asfalto.
Embora a BMW R 1300 GS seja mais voltada para o asfalto, a moto é incrívelmente ágil no off-road. Durante a sessão de fotos para esta matéria encaramos um pouco de trânsito pesado dentro da cidade e pude comprovar a facilidade de controlar a máquina em baixas velocidades. Na estrada, pude comprovar a alta performance do conjunto nas altas velocidades, com a moto sempre transmitindo a sensação de estar grudada no chão.
No trecho de terra me encantou a posição de pilotagem bastante natural quando se piloto em pé nas pedaleiras, com um fácil encaixe das pernas no tanque e a alta maneabilidade com precisão. Um conjunto muito equilibrado para quaisquer solicitações, capaz de proporcionar alta performance com muito conforto para ambos os ocupantes.
O sistema de freios é da melhor qualidade, com pinças dianteiras casadas com discos de 310 mm, e um disco único de 285 mm em parceria com uma pinça simples, ambos dotados de ABS Pro para curvas. O freio dianteiro é bastante modulável para os trechos escorregadios e muito potente para as fortes frenagens no asfalto.
Eletrônica de última geração
Contudo, os equipamentos eletrônicos embarcados são da mais alta tecnologia empregada em uma moto nos dias de hoje. São mais de quinze equipamentos, entre eles 4 modos de pilotagem (Eco, Rain, Road e Enduro), modos de pilotagem PRO (Dynamic, Dynamic PRO, Enduro PRO), suspensão eletrônica (DSA) com ajuste automático de altura, controle de tração dinâmico (DTC), controle dinâmico de frenagem (DBC), BMW Motorrad ABS Pro integral, controle dinâmico do freio motor (MSR) e o painel TFT com conectividade ao aplicativo BMW Motorrad Connected.
Dentre os equipamentos de luxo que toda moto premium merece há para-brisas ajustável, sistema de chave presencial (Keyless), monitoramento de pressão dos pneus (RDC), aquecedor de manoplas com três níveis e protetor de mãos integrados com piscas em LED.
Conclusão
Em resumo, a BMW R 1300 GS é uma moto que combina potência, tecnologia e versatilidade. Seja para longas viagens ou aventuras off-road, ela está pronta para superar desafios. A BMW R 1300 GS é uma moto versátil, capaz de enfrentar qualquer terreno com confiança. Seu equilíbrio entre desempenho, conforto e tecnologia a torna uma escolha sólida para os entusiastas de viagens de aventura.
Agora, a pergunta que fica é: você está preparado para encarar as estradas e extrapolar seus limites com essa moto de R$ 99.900? Deixem seus comentários.
Siga a MOTOCICLISMO nas redes:
Instagram | Facebook | YouTube
WhatsApp | Twitter (X) | GoogleNews