A BMW R 12 Option 719 uniu o bom gosto do design retrô e minimalista ao tradicional motor boxer e à tecnologia para gerar bom desempenho e satisfação na pilotagem com o toque de exclusividade que a marca BMW sugere.
Sem dúvida a BMW foi feliz ao conceber o design da R 12, uma moto que traz em sua essência o legado da saudosa R Nine T, que tivemos por algum tempo aqui no Brasil e era muito divertida. Suas dimensões são minimalistas o que a torna muito amigável e acessível principalmente para montá-la e apoiar os pés no chão.
Texto: Ismael Baubeta
Fotos: Gustavo Epifanio

BMW R 12: Ergonomia
Embora o porte e a altura sejam características do design minimalista, a posição de pilotagem gera outra impressão, já que sentado na moto, há uma boa distância até o guidão, que é relativamente largo, e corpo ( no meu caso com 1,8 metro) fica ereto, para os mais baixinhos o tronco ficará inclinado à frente para alcançar o guidão.
Como todo o conjunto da moto é baixo em relação ao tronco do piloto, a proteção aerodinâmica é zero, e à medida que a velocidade aumenta é preciso fazer força no tronco e segurar firme no guidão por causa do vento, condição que afeta o conforto principalmente na estrada, mas essa não é a proposta da moto.

BMW R 12: Trem de força
A BMW mantém a tradição histórica neste modelo com seu consagrado motor boxer de dois cilindros contrapostos, neste caso de 1.170 cm³ com refrigeração mista a ar e radiador de óleo. Outro componente tradicional utilizado é o eixo cardã que transfere os 11 quilos de torque e os 95 cv de potência máxima para a roda traseira.

Este motor é o mesmo que equipava as R 1200 GS de alguns anos atrás, porém devidamente atualizado com tecnologia de última geração e adequado ao Promot5. Sim, ele é um motor que na marcha lenta vibra e ao acelerá-lo empurra a moto para direita por conta da posição dos cilindros, essa sensação é mais perceptível com a moto parada e em baixa velocidade.

As respostas do motor ao giro do acelerador, são mornas até as 4.000 rpm, a partir daí ele desperta e empurra a valer gerando ótima sensação no empuxo. Por sua vez o seu rugir é gostoso e empolga o piloto.
Esta versão testada, a Option 719, vem equipada com o quick shifter para facilitar as trocas de marchas sem a embreagem, porém dependendo da velocidade e do giro do motor a troca é bem abrupta e gera um tranco. Engraçado que não segue um padrão, isso acontece em várias situações de rotação e velocidade principalmente entre a primeira e terceira marchas. A partir daí a suavidade toma conta das trocas. Situação que gera incômodo principalmente quando se leva garupa.

BMW R 12: Suspensões e freios
Chassi tubular recebeu suspensões invertidas sem regulagens na dianteira e atrás o mono amortecedor está acoplado ao eixo cardã que também tem o papel de balança. Apesar do curso relativamente pequeno de 90 mm seu funcionamento é bastante progressivo. Com garupa foi preciso regular a pré-carga da mola do amortecedor traseiro para evitar as pancadas vindas dali.
A R 12 é bem equilibrada e contorna curvas com bastante precisão, a roda de aro 19 polegadas na dianteira exige leve esforço para direcionar a moto, mas uma vez na linha é fácil raspar as pedaleiras no chão e se divertir deitando-a de lado a lado.
O sistema de freios é superdimensionado. Na dianteira são dois discos de 300 mm mordidos por pinças radiais de 4 pistões, da italiana Brembo que facilitam as frenagens em qualquer velocidade e o ABS cornering garante eficiência em piso de baixa aderência. O freio é tão poderoso que a mordida inicial é bem forte e desagrada ao pilotar no trânsito, mas nada que você não se acostume com algumas “horas de vôo”.

BMW R 12: Equipamentos
Esta versão, a Option 719, é a mais equipada e além dos dois modos de pilotagem, do ABS Pro, controle de tração, controle do freio-motor, iluminação em LED adaptativa em curvas, sistema keyless, assistente de partida em subida, quick shifter, piloto automático e manoplas aquecidas, uma série de acessórios embelezam o design.

Entre eles o que mais aparece são as rodas raiadas pretas com os raios periféricos, mas as pedaleiras, os reservatórios de fluido de freio e embreagem, os manetes os espelhos na ponta do guidão e as tampas do cabeçote compõem o atrativo visual.
Os R$ 110.000 do preço na etiqueta determina a exclusividade da R 12, ainda mais se você pensar que é uma moto pensada para o uso urbano e viagens curtas, já que não há espaço para bagagem, mesmo assim ela oferece boa capacidade de diversão ao proprietário.