A BMW F 900 GS 2024 chega ao mercado brasileiro com a promessa de revolucionar o segmento das motocicletas aventureiras de média cilindrada. Com um design mais agressivo e esportivo, a nova F 900 GS se destaca pela sua versatilidade, tanto para o dia a dia quanto para longas aventuras.
A BMW F 900 GS recebe um novo motor, um visual completamente renovado e uma redução substancial no peso, além de suspensão e eletrônica mais avançadas.
Fotos: Gustavo Epifânio
F 900 GS: motor bicilíndrico gêmeo
O motor bicilíndrico paralelo de 895 cm³ recebeu uma atualização, entregando agora 90 cv de potência e 9,4 kgfm de torque, proporcionando uma aceleração mais rápida e uma curva de torque mais linear. É o mesmo motor que equipa as F 900 R e XR, mas com novos acertos para adequá-lo à proposta off-road.
O pico chega a 8.500 rpm, 250 rpm mais alto do que antes e refletindo o estado de afinação mais esportivo. Apesar dos cubos extras, não há um aumento tão grande no torque, que chega a 6.750 rpm em vez de 6.250 rpm.
A cilindrada extra vem do aumento de 2 mm no diâmetro dos pistões, de 84 mm para 86 mm, mantendo o mesmo curso de 77 mm de antes. Um cabeçote revisado, novos pistões forjados para substituir os antigos de liga fundida e uma taxa de compressão aumentada para 13,1:1 – antes 12,7:1 – são auxiliados por uma ponteira de escape Akrapovič na busca de potência.
Existem dois modos de pilotagem como padrão – Road e Rain – que executam o trabalho usual de alterar a entrega de potência para se adequar às condições, e a 900 GS recebe o Controle Dinâmico de Tração da BMW como padrão para manter as rédeas da potência. Os demais modos são opcionais.
F 900 GS: Ciclística suspensão e freio
A ciclística foi completamente reformulada, com suspensão dianteira totalmente ajustável e rodas raiadas, garantindo maior robustez e conforto em qualquer tipo de terreno. A posição de pilotagem também foi aprimorada, oferecendo mais ergonomia e controle.
Embora a BMW não tenha mudado a essência do quadro soldado em tubos de aço, a F 900 GS recebe um subquadro traseiro redesenhado que ajuda a reduzir 2,4 kg de seu peso, bem como um novo porta-bagagens.
Na frente, o garfo Showa invertido também é novo, mas agora há 230 mm de curso em vez de 204 mm, prometendo um aumento substancial na capacidade off-road. Pré-carga, compressão e retorno são todos ajustáveis. Na traseira, há um novo braço oscilante de alumínio 250g mais leve que a versão anterior 850, aparafusado a um amortecedor traseiro com retorno ajustável e pré-carga ajustável hidraulicamente.
As suspensões tem um acerto original mais voltado para o conforto, por isso pilotos mais experientes no off-road devem preferir um ajuste mais rígido. A BMR F 900 GS é 14 kg mais leve que sua antecessora 850, com 219 kg a seco ou 230 kg com 14 l no novo tanque de combustível de plástico, mais compacto e que substitui o antigo de metal.
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O sistema de freios é basicamente o mesmo do modelo anterior com dois discos de 305 mm na frente e pinças flutuantes de dois pistões, auxiliados por um disco traseiro de 265 mm e pinça de pistão único. O que muda é a adição do BMW Motorrad ABS Pro, que é o sistema ABS de curva da BMW. Achei os freios bem poderosos na tocada forte no asfalto e bem sensíveis e moduláveis no off-road. As alavancas do freio dianteiro e da embreagem tem regulagem de altura, deixando a F 900 ainda mais “na mão”.
Tecnologia e conforto
A F 900 GS vem equipada com uma série de tecnologias avançadas, como modos de pilotagem, controle de tração e ABS comutáveis, além de uma instrumentação digital completa e conectividade com smartphones.
Ao montar na BMW F 900 GS você já apreciará o painel TFT colorido de 6,5 polegadas que é simples de navegar através da roldana no punho esquerdo, sem dúvidas uma das melhores telas da categoria. Iluminação total LED, piloto automático, manoplas aquecidas, para-brisas alto e conexão com celulares são os itens de conforto ao piloto.
Fiz uma viagem de 360 km, do litoral norte de São Paulo até a fazenda de um amigo, em Mogi Guaçú, e achei seu assento um pouco difícil para enfrentar longas jornadas de secar um tanque após o outro. A BMW melhorou o conforto da nova máquina ao colocar a suspensão no lado macio, mas ainda considero o assento um pouco rígido demais, então é melhor optar pelo assento de conforto opcional.
Nos meus testes de consumo entre cidade e estrada a F 900 GS cravou uma média de 23 km/l andando bem de boa e até 110 km/h na estrada, mas acima disso o consumo caixa exponencialmente e cheguei a ver 10 km/l numa esticada até 160 km/h. Por isso é de se pensar em dosar bem a mão direita, pois com seu tanque de apenas 14,5 l e com médias de 20 km/l, é bom ficar esperto quando o trip parcial mostrar 300 km rodados.
F 900 GS: Preço e rivais
Chegando próximo dos 100 cv de potência, o bicilíndrico gêmeo da BMW é elevado a uma classe que até pouco tempo atrás era exclusivo das big trails acima de 1.000 cm³. Hoje, suas rivais mais próximas aqui no Brasil são a nova Suzuki V-Strom 800 DE (R$ 67.500), a Honda CRF 1100L Africa Twin (R$ 81.100), a Triumph Tiger 900 de três cilindros (R$ 79,990) e a KTM 890 Adventure, que tem cavalaria na casa dos 100 cv, mas custa R$ 139.900. A BMW F 900 GS custa R$ 80.000 nesta versão que apresentamos.
Veredicto
A BMW F 900 GS é uma melhoria bem significativa em relação à F 850 GS. Mais do que suas especificações no papel, ela é realmente melhor na prática sendo mais fácil de tocar e extrair seus limites. O feedback que a frente transmite é muito bom e os controles de assistência ao piloto tornam a vida a borda muito prazerosa.
Os cavalos extra e o menor peso tornam a F 900 GS mais versátil e divertida no asfalto, e ainda mais competente e completa no off-road. A BMW F 900 GS é uma motocicleta completa e versátil, que agrada tanto aos pilotos iniciantes quanto os mais experientes. Com um design atraente, desempenho emocionante e um pacote tecnológico completo, a nova F 900 GS é uma nova e forte concorrente no segmento das aventureiras de média cilindrada.
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