A BMW F 850 GS é uma moto com alta capacidade de transpor obstáculos em qualquer tipo de caminho, sempre pronta para atender aos aventureiros mais exigentes e que procuram territórios desconhecidos e inóspitos.
Para quem não conhece, os modelos da família F são os intermediários da gama aventureira da marca bávara, e são equipadas com um motor de dois cilindros paralelos e refrigeração líquida.
A evolução da espécie
A BMW F 850 GS é uma evolução da consagrada F 800 GS que já tinha provado suas virtudes de durabilidade, confiabilidade e resistência quando submetida a um tratamento mais severo no fora de estrada, mostrando muita agilidade e facilidade na condução, mas com o quesito conforto um pouco aquém no ambiente asfáltico, se comparada às concorrentes.
Para comemorar os 40 anos da família GS, a BMW apresentou uma edição comemorativa dos modelos F 750 GS, R 1250 GS e esta F 850 GS que pudemos testar durante cinco dias, com a exclusiva pintura preta com detalhes em amarelo em tributo ao legado das GS dos anos 1980.
Motor da BMW F 850 GS
Como falamos anteriormente, ela é movida por um propulsor de dois cilindros paralelos de 853 cm³. Ele entrega 80 cv de potência máxima e e 9 kgf.m de torque, e o fato mais interessante é que os picos máximos de torque e de potência aparecem em 6.250 giros.
Esse bicilíndrico paralelo é projetado pela BMW, mas é produzido pela Rotax, e tem como diferença em relação à versão anterior o funcionamento dos pistões, que na primeira versão subiam e desciam simultaneamente, mas com tempos de explosão diferentes.
Agora os pistões têm um deslocamento de 180°, o que melhorou a distribuição de torque e potência em um arco mais amplo de rotações. Porém este novo motor é mais áspero e ruidoso, apesar dos dois balanceiros para diminuir as vibrações, e pode causar estranheza no primeiro contato, principalmente no quesito ruído.
Muita eletrônica embarcada
Os recursos eletrônicos são abundantes e refinados. Com eles é possível deixar a entrega, o controle de potência e o torque do jeito que o piloto preferir. Basta selecionar o modo de acordo com a situação ou as preferências do piloto. Rain, Road, Dynamic, Enduro e Enduro Pro são as opções disponíveis de série.
A F 850 GS Adventure tem o modo Enduro Pro, com ajustes automáticos sobre aceleração, controle de tração e ABS para pilotagem off-road mais agressiva. Isso permite derrapagens insanas tanto nas acelerações como nas frenagens. Todos os ajustes eletrônicos são facilmente acessados pelos comandos dos punhos, e a interface é muito simples e intuitiva para se chegar aos ajustes possíveis.
Mais detalhes da máquina
A embreagem assistida e deslizante garante maciez no acionamento do manete e maior estabilidade nas reduções de marchas mais bruscas, evitando o bloqueio da roda traseira nessa situação. Um detalhe interessante a ser considerado é o peso da F 850 GS Adventure, que tem um tanque maior, de 23 litros, que, totalmente abastecido a faz pesar 244 quilos, coincidentemente, o mesmo peso da R 1200 GS.
Outra surpresa é que a F 850 GS Adventure é 15 quilos mais pesada que a versão normal e por isso a carga máxima permitida cai de 216 quilos para 211 quilos. A velocidade final também é ligeiramente menor na Adventure, ficando em 195 km/h, contra 205 km/h da F 850 GS, segundo a fábrica, afinal ela é mais pesada e a área frontal da carenagem é maior e mais ampla.
De olho na concorrência
Fechamos falando sobre suas grandes concorrentes, que são a Honda Africa Twin e a Triumph Tiger 900, ambas com motores de funcionamento mais liso e, consequentemente, mais confortável, mas todas cumprem com maestria o que prometem.
Enquanto a BMW F 850 GS Adventure custa R$ 77.500, a Honda Africa Twin parte de R$ 70.490, em sua versão básica, e a Triumph Tiger 900 Rally sai de R$ 66.490, uma briga boa que pode confundir você. Por isso o melhor é fazer um test ride em todas para que a escolha seja fundamentada no casamento da ergonomia com a sensação de segurança sobre a moto, caso a paixão por uma das marcas não seja o fator determinante. A concorrência entre elas é forte, e nós, motociclistas, agradecemos por ter tantas opções.
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