A Suzuki acaba de lançar no Brasil a aguardada GSX-8R 2024, complementando a linha 800 que já contava com a naked GSX-8S e também com a aventureira V-Strom 800 DE. A nova esportiva chega para brigar em um segmento cada vez mais disputado, oferecendo um pacote completo de desempenho, tecnologia e design moderno.

Motor e desempenho
A GSX-8R é equipada com um motor bicilíndrico paralelo de 776 cm³, refrigerado a líquido, que entrega 83 cv de potência a 8.500 rpm e 7,9 kgf.m de torque a 6.800 rpm e é o grande destaque da máquina. Esse motor, com virabrequim de 270 graus, proporciona uma entrega de potência linear e forte torque nas médias rotações, ideal tanto para o uso urbano quanto para as estradas sinuosas, garantindo saídas de curvas bem empolgantes na tocada esportiva, como pude comprovar na pista do Haras Tuiuti.

O câmbio de seis marchas conta com quickshifter bidirecional de série proporcionando uma experiência ainda mais empolgante.

Impressões ao pilotar
A Suzuki GSX-8R nos foi apresentada para um teste de primeiras impressões na pista do Haras Tuiuti, em Tuiuti, no interior de São Paulo, e minha impressão foi bastante positiva, uma experiência de pilotagem empolgante e versátil.

A GSX-8R é uma moto com apelo esportivo para ser usada no dia a dia nos deslocamentos urbanos, mas também proporciona muita performance e adrenalina para encarar as estradas mais sinuosas ou um track day na pista.

O chassi é composto por uma armação de aço com sub-frame removível e tem agregada uma suspensão dianteira invertida Showa SFF-BP (separate function fork-big piston. Esse garfo utiliza pistões que correm diretamente na parte interna do tubo, reduzem o peso e mantém os serviços de amortecimento estáveis, independentemente do uso. Na traseira, o braço oscilante de alumínio possui um formato único projetado para oferecer desempenho ideal em todas as condições de pilotagem.

O monoamortecedor Showa com regulagem na pré carga da mola contribui para uma pilotagem mais precisa e confortável. O conjunto está muito bem acertado para proporcionar um comportamento mais esportivo e permite que o piloto ataque curvas com bastante confiança.

As rodas com aro de 17 polegadas são calçadas com os pneus Dunlop Roadsport 2 que aliam esportividade e durabilidade. O sistema de freios conta com pinças radiais e dois discos de 310 mm na dianteira, e um disco de 240 mm na traseira, ambos com assistência ABS, garantindo frenagens muito potentes nas altas velocidades, bem como alto controle e modulagem nas ruas.
LEIA MAIS: Royal Enfield Himalayan 450 é lançada oficialmente no Brasil a partir de R$ 29.990

Tecnologia embarcada
A GSX-8R vem equipada com um pacote eletrônico completo, que inclui:
- Acelerador Eletrônico (Ride-by-Wire): Oferece respostas precisas e personalizáveis.
- Controle de Tração (STCS): Ajustável em três níveis, para maior segurança em diferentes condições de pilotagem.
- Modos de Pilotagem (SDMS): Três modos (A, B e C) para adaptar a moto ao estilo do piloto e às condições da estrada. O modo A é o mais forte, o B é para os dias de chuva e o C é o modo para passeio.
- Quickshifter Bidirecional: Permite trocas de marcha rápidas e suaves, sem o uso da embreagem.
- Assistente de Baixa Rotação (Low RPM Assist): O sistema não permite que o motor “apague”, facilitando as manobras em baixa velocidade e no trânsito.
- Painel multifuncional TFT Colorido: Completo e de fácil leitura, com modos diurno e noturno automáticos.
Esses sistemas eletrônicos trabalham em conjunto para oferecer uma experiência de pilotagem mais segura, confortável e emocionante.
Design e ciclística
A GSX-8R se destaca pelo design moderno e agressivo, com carenagem integral que garante excelente proteção aerodinâmica. A posição de pilotagem é esportiva, mas confortável, ideal para longas viagens. A iluminação é full led.

Cores e preços
A Suzuki GSX-8R 2024 está disponível em quatro opções de cores:
- Amarelo
- Azul
- Preto
- Prata.
O preço público sugerido é de R$ 56.900,00 + frete.

Impressões ao pilotar
A GSX-8R oferece uma experiência de pilotagem empolgante e versátil. O motor responde bem às acelerações, e a ciclística garante agilidade e estabilidade nas curvas. A eletrônica embarcada facilita a pilotagem e aumenta a segurança. Gostei bastante do vigor do motor nas saídas de curvas, pois o torque máximo já chega nas médias rotações. O quickshifter amplia a sensação de esportividade, então a 8R ganha velocidade rapidinho, e nas reduções é só pisar no pedal sem se preocupar com embreagem, o que facilita a tocada e deixa o piloto mais focado no traçado. A 8R é leve, ágil e precisa por isso ela não cansa, mesmo na tocada mais radical onde o piloto procura adrenalina pura.

Principais concorrentes no Brasil
A GSX-8R chega para brigar com modelos como:
- Triumph Daytona 660
- Honda CBR 650R
- Kawasaki Ninja 650
A Suzuki GSX-8R 2024 é uma excelente opção para quem busca uma moto esportiva de média cilindrada com desempenho, tecnologia e versatilidade.
Deixe seus comentários nos canais da revista MOTOCICLISMO:
Instagram | Facebook | YouTube | TikTok
WhatsApp | Twitter (X) | GoogleNews | LinkedIn