A Norton voltou a dar o que falar no EICMA 2025, revelando quatro lançamentos para essa sua nova fase. Acima de tudo, a tradicional fabricante inglesa, que está nas mãos dos indianos da TVS desde 2020, removeu os véus das novas esportivas Manx R e Manx, e das aventureiras Atlas e Atlas GT.

Norton Manx R
A estrela do estande foi a Manx R, uma superbike que marca o renascimento da Norton com uma proposta ousada e moderna. Construída sobre um novo motor V4 a 72° de 1.200 cm³, ela entrega 206 cv a 11.500 rpm e 13,2 kgf.m de torque a 9.000 rpm. Segundo a fabricante, a relação peso-potência é de 1:1, já que o conjunto pesa apenas 204 kg.

Antes de mais nada, o desempenho é complementado por uma lista de componentes premium: suspensão semiativa Marzocchi, freios Brembo Hypure, rodas de carbono BST e uma balança monobraço em alumínio que reforça o caráter sofisticado da máquina.

Além de força, a Manx R também tem eletrônica embarcada de alto nível. São cinco modos de pilotagem (chuva, estrada, esporte e dois perfis personalizáveis), além de controle de tração em curvas, anti-wheelie, quickshifter bidirecional, ABS otimizado para curvas e até cruise control em curva, algo inédito em sua categoria. Tudo é gerenciado por uma central inercial de seis eixos e exibido em uma tela TFT de 8 polegadas sensível ao toque, compatível com luvas e com integração Bluetooth.

A Norton garante que o foco do desenvolvimento foi a pilotagem real, com torque utilizável em faixas médias de rotação. Segundo o diretor técnico Brian Gillen, os testes somaram mais de 30 mil quilômetros em estrada e pista. Além disso, o motor mantém 75% do torque máximo já a 3.800 rpm.

A Manx, versão naked da R, compartilha o mesmo chassi e motor V4. Contudo, foram feitos ajustes voltados para sua proposta, além de uma posição de pilotagem mais relaxada. O resultado é uma power-naked de alma britânica e tempero esportivo, que promete disputar espaço com nomes como Ducati Streetfighter e BMW S1000R.

Norton Atlas
Na outra ponta da nova gama surgem as Atlas e Atlas GT, aventureiras médias empurradas por um motor bicilíndrico paralelo de 585 cm³. Embora os números de potência e torque ainda não tenham sido divulgados, cada uma atende a uma proposta.

Nesse sentido, a Atlas tem mais vocação para uso off-road. Ela traz rodas raiadas de 19 polegadas na frente e 17 atrás calçadas com pneus de uso misto, além de suspensões de longo curso. Já a Atlas GT é mais voltada ao asfalto, com rodas de liga leve aro 17 e uma configuração touring, ideal para longas viagens.

Ambas trazem faróis de LED com projetor, painel TFT de 8 polegadas, ignição sem chave e manoplas aquecidas. Itens que, em suma, reforçam o padrão premium da nova fase da Norton.
Por fim, o design, supervisionado por Gerry McGovern, o mesmo responsável pelo relançamento da Jaguar, une elegância britânica e linhas musculosas, acompanhado de um novo logotipo que simboliza o renascimento da marca.