A Honda CB500 Hornet 2026 chega ao mercado reforçando a ofensiva da marca no competitivo segmento de motocicletas de média cilindrada. A grande manchete deste lançamento é a estreia da revolucionária tecnologia Honda E-Clutch na classe de 500 cm³. Esta inovação aproxima a naked do espírito mais tecnológico da família Hornet, oferecendo a novos e experientes motociclistas uma forma diferente de explorar o seu motor, mantendo a simplicidade de utilização que sempre marcou a série 500.

O sistema E-Clutch permite ao condutor arrancar, parar e trocar marchas sem recorrer ao manete da embreagem, usando apenas o pedal de câmbio. No entanto, preserva a opção de funcionamento manual sempre que o piloto preferir o método tradicional, conjugando a conveniência automática com o controle manual.

Desempenho equilibrado e ciclística de qualidade
O conjunto técnico da CB500 Hornet continua a ser um dos mais equilibrados da categoria, um motor bicilíndrico de 471 cm³ que entrega 47 cv de potência e 4,3 kgf.m de torque. Para 2026, a afinação do sistema PGM-FI foi revista, visando melhorar a aceleração a baixos regimes e suavizar a entrega de potência ao longo de toda a faixa de rotações. A embreagem assistida e deslizante, mesmo com a presença do E-Clutch, mantém-se para garantir trocas de marcha mais leves e maior estabilidade em reduções agressivas.

A ciclística sustenta o caráter streetfighter com componentes de qualidade num conjunto leve e fácil de gerir. A dianteira utiliza um garfo invertido Showa de 41 mm SFF-BP, combinado com um amortecedor traseiro Showa Prolink com cinco posições de pré-carga.
A frenagem é garantida por dois discos de 296 mm na dianteira, mordidos por pinças Nissin radiais de quatro pistões, coordenados com ABS de dois canais. Com um peso em ordem de marcha de 188 kg (191 kg na versão E-Clutch), a moto apresenta uma distribuição de massas de 50/50, apoiada por um chassi em aço desenhado para transmitir sensações naturais e filtrar vibrações.

Tecnologia e acessibilidade
A ergonomia da Hornet 500 privilegia a acessibilidade, com o banco situado a 785 mm do solo e um perfil compacto. O tanque de combustível comporta 17,1 litros, aliado a um consumo médio anunciado de 30 km/l, permite autonomia impressionante, superior a 480 km.
O equipamento tecnológico é liderado pelo painel TFT de cinco polegadas com conectividade Honda RoadSync, oferecendo navegação passo-a-passo e comandos num prático seletor retroiluminado. A estética segue a filosofia Digital Dynamism iniciada na CB750 Hornet, com linhas vincadas, dianteira agressiva e tomadas de ar laterais que contribuem para a estabilidade. A versão 2026 recebe três novas combinações de cores, incluindo a Grand Prix Red e a Pearl Horizon White.

O sistema E-Clutch, que conjuga princípios de quickshifter e tecnologia DCT, oferece mudanças mais rápidas e consistentes, podendo ser ajustado em termos de esforço (HARD, MEDIUM, SOFT), tornando a Honda CB500 Hornet 2026 uma das opções mais maduras, personalizáveis e inovadoras na categoria de média cilindrada. Inicialmente a novidade chega ao mercado internacional, mas é bem provável que a Honda do Brasil já esteja preparando o seu lançamento para meados de 2026. Deixe nos comentários o que você acha do sistema E-Clutch.