A BMW Motorrad faz uma declaração de intenções ousada e apaixonada: o motor de seis cilindros em linha não só permanece no catálogo, como será uma peça central da sua identidade técnica no futuro.

A confirmação veio diretamente de Markus Flasch, o responsável máximo da marca, em entrevista, que assegurou aos entusiastas que este bloco não está destinado ao museu. É uma jogada que transcende a nostalgia, sendo fundamentalmente estratégica.
O legado de engenharia perfeita
A importância deste motor de 6 cilindros, introduzido com o Concept 6 em 2009, é inegável. A BMW Motorrad provou que era possível criar um motor tão potente e complexo, mas ao mesmo tempo incrivelmente compacto, estreito e manejável. O segredo reside na sua arquitetura inclinada e no cárter seco, que permitiram posicionar o propulsor muito baixo no quadro.
Este design avançado não só minimiza o volume, mas oferece uma suavidade e um equilíbrio inigualáveis, uma sensação de “turbina” com torque maciço disponível desde as rotações mais baixas. Esta entrega de potência fluida e cheia é a assinatura que a BMW Motorrad quer manter na próxima geração.

K 1600 e o futuro do turismo premium
Markus Flasch reconheceu que a atual família K 1600 (que utiliza este motor) acusa o peso dos anos, apesar de continuar a ser a referência em refinamento e luxo no segmento Touring. Contudo, em vez de o abandonar, a marca está a desenvolver um sucessor capaz de reinterpretar esse legado com tecnologia atualizada.
Esta aposta é clara: embora a eletrificação avance nos modelos urbanos (como a CE 04 e CE 02), o futuro das longas viagens, do turismo de luxo e das motos premium na BMW Motorrad permanece firmemente ligado à combustão. O motor de seis cilindros continuará a ser a vitrine de engenharia da casa alemã, um símbolo de que há espaço para mecânicas de grande personalidade e requinte, mesmo em um mercado em constante transição.

O compromisso de Flasch é direto e tranquilizador para os puristas: o motor de seis cilindros “desempenhará um papel importante no nosso futuro”. A nova era da BMW Motorrad promete, assim, manter a inconfundível sonoridade e a performance de seda que só seis cilindros em linha conseguem oferecer.