A Royal Enfield Shotgun 650 acaba de chegar ao Brasil, e com ela, uma nova perspectiva sobre o que uma motocicleta pode ser. Compartilhando o mesmo motor e chassi da Super Meteor, a Shotgun se diferencia pelo estilo roadster, posição de pilotagem e, principalmente, pela liberdade e facilidade de personalização que oferece.
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Compartilhando a essência do motor
O motor bicilíndrico de 648 cm³, que estreou na Interceptor e na Continental GT, retorna com toda sua força e versatilidade. Com 47 cv de potência e 5,34 m·kgf de torque, ele garante uma pilotagem prazerosa e eficiente em diferentes situações. Aliado ao câmbio de seis machas bem escalonado, a tocada é bastante prazerosa e tranquila por conta do motor girar em baixa rotação, porém, com muita força para encarar ladeiras sem reduzir a marcha. Na estrada rodando a 100 km/h você tem motor de sobra e vai numa ótima faixa de rotação.
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No entanto, a Shotgun não é apenas uma Super Meteor com visual diferente. Ela é uma tela em branco para a criatividade de cada motociclista. Seu design minimalista e a possibilidade de remover o banco do garupa e o subchassi traseiro a transformam em uma verdadeira bobber, pronta para ser moldada de acordo com o estilo de cada piloto. Ponteiras de escapamento, grade de farol e espelhos nas pontas do guidão são os mais preferidos dos motociclistas.
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Uma roadster com alma de bobber
Enquanto a Super Meteor se define como uma custom, com posição de pilotagem relaxada e pedaleiras avançadas, a Shotgun se posiciona como uma roadster, com postura mais ereta e pedaleiras recuadas, como em qualquer moto naked, com o corpo levemente inclinado para frente. Essa diferença na ergonomia se reflete na dinâmica da moto, que se mostra mais ágil e responsiva, você fica mais engajada com a moto.
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As diferenças entre os modelos não se limitam à ergonomia. A Shotgun incorpora elementos mais modernos, como a moldura do farol, que pode ser facilmente removida para personalização. Além disso, as dimensões da moto são ligeiramente diferentes, com menor distância entre-eixos e altura do assento, o que contribui para sua agilidade.
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Pilotagem e equipamentos
A pilotagem da Shotgun é marcada pela agilidade e facilidade de controle. A posição de pilotagem ereta e o guidão mais estreito proporcionam uma sensação de maior domínio sobre a moto. O banco solo, apesar de um pouco duro, convida a longas jornadas, e a possibilidade de retirar o banco do garupa e o subchassi traseiro a transforma em uma verdadeira roadster.
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Em termos de equipamentos, a Shotgun oferece o essencial para uma pilotagem segura e prazerosa. Destacam-se o ABS, a injeção eletrônica, as luzes de LED, o ponto de energia USB e o prático navegador Tripper GPS com conectividade Bluetooth. Simples, versátil e prática o suficiente para a proposta da moto.
O conjunto
A Shotgun 650 é equipada com um motor bicilindro transversal, quatro tempos, arrefecimento a ar, com oito válvulas acionadas por um único comando no cabeçote, uma solução mecânica simples e versátil que se adaptou muito bem em diversos tipos de motocicletas com propostas bem diferentes.
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A moto utiliza o mesmo chassi da Super Meteor, um chassi de berço duplo, mas as suspensões são um pouco diferentes. A começar com o comprimento do garfo dianteiro invertido que é menor, mas tem o mesmo diâmetro de 43 mm e 120 mm de curso. Por conta do garfo mais curto, a geometria foi alterada, baixando a sua altura e reduzindo o ângulo de cáster. A roda dianteira da Shotgun tem 18 polegadas de diâmetro, contra os 19 polegadas da roda dianteira da Super Meteor e isso reduz mais um pouco o cáster.
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Os amortecedores traseiros da Shotgun são mais longos que os da Super Meteor, e apesar de terem menor curso (90 mm contra 101 mm), a traseira é mais alta. A roda traseira da Shotgun é maior, 17 polegadas contra 16 polegadas, mas a altura dos pneus compensa o diâmetro final. essas alterações das suspensões tornam a traseira mais alta e a dianteira mais baixa, por isso a Shotgun se torna mais uma roadster do que uma custom. Os freios são a disco nas duas rodas, ambas com sistema ABS de série, e se mostraram bastante eficientes e poderosos.
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Como a Shotgun 650 se comporta?
O banco solo da Shotgun é um tanto duro e já começa a incomodar logo à primeira centena de quilômetros na estrada, mas na cidade não chega a incomodar. A tocada da Shotgun é bem diferente, com a posição do piloto mais ereta, as pernas recuadas e o guidão mais estreito e mais à frente, na linha do garfo, por isso você tem a sensação de estar mais engajado com a motocicleta e ter maior domínio sobre ela. Assim como numa naked, você ataca melhor as curvas de alta e sente maior facilidade de domínio para serpentear o trânsito caótico, ambiente onde a Shotgun tem ótima agilidade apesar dos 240 kg de peso em ordem de marcha.
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Cores e preços
A Shotgun 650 está disponível em quatro opções de cores:
- Sheet Metal Gray: R$ 33.990
- Stencil White: R$ 34.990
- Plasma Blue e Green Drill: R$ 34.490
Conclusão
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A Shotgun 650 é uma moto que agrada aos motociclistas que buscam um estilo clássico e personalizado. Ela é uma ótima opção para quem quer uma moto para o dia a dia, passeios ou viagens mais longas. Além disso, a moto é uma excelente base para personalização, com diversas opções de acessórios originais disponíveis.
Se você quiser saber mais sobre a Royal Enfield Shotgun 650, pode visitar o site oficial da marca ou ir a uma concessionária Royal Enfield para fazer um test ride.
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