Para aqueles que não conhecem, a chinesa Zontes é uma marca premium da gigante Loncin, para comercializar seus produtos em mercados onde os padrões de qualidade são muito exigentes, como a Europa, Estados Unidos e Canadá, com motocicletas fabricadas com materiais nobres e alto nível de construção e que apresentam ótimo desempenho.
A Beta Motor da Argentina, subsidiária da marca Beta italiana que surgiu em Florença em 1904 e é referência nos segmentos em que atua, anuncia que a linha aventureira T2 da Zontes será lançada muito em breve e que o lançamento só não aconteceu por conta da pandemia do coronavírus, obrigando a marca a postergar a data.
As motos da categoria pequena média da Zontes são equipadas com um moderno motor monocilíndrico de 312cc, curso curto, duplo comando para acionar as quatro válvulas, injeção eletrônica e refrigeração líquida, associado a uma caixa de câmbio de 6 velocidades. Possui dois radiadores, um eixo balanceiro para eliminar vibrações e duas bombas de óleo, pois o chassi auxilia no resfriamento do óleo através dos canais internos, sistema semelhante ao da nossa querida e extinta Yamaha XT 600. Inédito na categoria são os dois mapas de injeção (Eco e Sport). Este moderno motor rende 35,4 cv de potência a 9.500 rpm, com um torque de 3,0 kgf.m a 7.500 rpm. Uma embreagem anti-blocante é incorporada, o que evita que a roda traseira trave em reduções mais bruscas.
Para a proposta aventureira destacam-se o pára-brisa eletronicamente ajustável em altura, protetores laterais de aço, protetores de mão e o bagageiro traseiro, capaz de apoiar baús laterais e top case. Itens de luxo também inéditos na categoria são a abertura elétrica da tampa do tanque de combustível, iluminação total LED, chave com controle de proximidade, punhos retroiluminados, freios ABS de dois canais e suspensão dianteira invertida. Uma lista de equipamentos simplesmente nem mais nem menos solicitados pelo usuário exigente, dos quais a marca asiática tomou nota e os incluiu nessa categoria.
Veja também:
Quiz: teste seus conhecimentos sobre scooters
Honda CB4X pode ganhar versão para as ruas
Harley-Davidson Street Rod Freedom ganha versão exclusiva
A Zontes foi ainda mais longe, equipando sua pequena média aventureira com aros de alumínio com raios nas bordas, permitindo a utilização de pneus sem câmara, item visto apenas nas melhores aventureiras de alta cilindrada top de linha. A versão com rodas raiadas vem equipada com aro de 19 polegadas na dianteira e aro de 17 polegadas na traseira, enquanto a versão com rodas de liga leve traz os dois aros de 17 polegadas. Balança em alumínio, bem semelhante às das austríacas KTM, e ponteira dupla de escapamento inspirada nas MV Agusta Brutale fazem parte do pacote. No entanto, a versão com rodas de liga leve também continuará sendo oferecida.
O tanque de combustível passou de 15 litros para 19 litros, e com a média de consumo com médias na faixa de 30 km/l, os números de autonomia a colocam como a motocicleta com a melhor autonomia em seu segmento. A Zontes T2-310 incorpora uma tela TFT colorida com quatro modos de exibição e conexão Bluetooth, já vista na naked da família, a V310.
Infelizmente a Beta Motor Argentina não anunciou uma data de lançamento específica, mas é fato que assim que a normalidade for retomada após o isolamento obrigatório, ela será apresentada ao mercado.