A Yezdi está de volta! Por meio da Classic Legends Private Limited, subsidiária da Mahindra responsável pelos retornos de Jawa e BSA, a marca que fez sucesso no exterior durante os anos 1970 e 1980 inicia uma nova etapa de sua história com três novas motocicletas: Roadster, Scrambler e Adventrure.
As novidades da Yezdi foram apresentadas na Índia e tem como principal alvo as motos da Royal Enfield. Elas estão à venda com preços entre 2.300 e 2.600 euros. Todas são dotadas de chassi com estrutura de berço duplo, freios à disco com 320 mm na dianteira e 240 mm na traseira, ambos com pinças flutuantes e sistema ABS, além de iluminação total em LED, entre outros itens. Veja mais detalhes sobre elas a seguir.
Yezdi Roadster
Como o próprio visual mostra, sua concorrente é a Meteor 350. Com estilo clássico semelhante ao da cruiser da Royal Enfield, ela está disponível nas versões Chrome e Dark. Para movê-la, a Yezdi aposta em um motor monocilíndrico de 334 cm³ com refrigeração líquida que entrega 29,7 cv em 7.300 rpm e 2,95 kgf.m de torque a 6.500 giros, usina acoplada a uma transmissão de seis velocidades.
Leia mais:
Kymco Like 125 EV, o scooter elétrico com autonomia de 200 km
Kawasaki lança série comemorativa da linha Z
Participe do 23º Moto de Ouro e concorra a motos elétricas!
As suspensões da Yezdi Roadster utilizam garfo telescópico na dianteira com 135 mm de curso, enquanto na traseira o sistema dispõe de amortecedores duplos à gás com ajuste de pré-carga. Suas rodas são em liga leve e possuem 18 polegadas na frente e 17 atrás, calçadas com pneus 100/90 na dianteira 130/80, respectivamente. Ela tem uma distância entre eixos de 1.440 mm, com assento posicionado a 790 mm do solo. O tanque de combustível tem capacidade para 12,5 litros, e seu peso à seco é de 184 kg.
Yezdi Scrambler
O estilo Scrambler está perfeitamente representado em todos os detalhes da moto: assento canelado plano em, tanque com linhas arredondadas, guidão elevado com protetores de mão e bagageiro traseiro. Para movê-la a Yezdi usa o mesmo motor da Roadster, mas retrabalhado para entregar um pouco mais de potência e torque: 29,1 cv a 8.000 rpm e 2,87 kgf.m em 6.750 rpm. A usina também está acoplada a uma transmissão de seis velocidades e a um escape duplo.
A Yezdi Scrambler utiliza rodas raiadas de 19 polegadas na dianteira e 17 na traseira, calçadas com pneus nas medidas 100/90 e 140/70, respectivamente. Na frente a suspensão traz garfo telescópico com curso de 150 mm, enquanto atrás o sistema usa dois amortecedores com pre-carga ajustável e curso de 130 mm.
Ao contrário da Roadster, ela traz três configurações para o ABS – Rain, Road e Off-Road, informações que são gerenciadas por um painel LCD circular deslocado na dianteira. Algumas dimensões: 200 mm de vão livre do solo, 1.403 mm de tem distância entre eixos, 800 mm de altura do solo, 182 kg de peso a seco e tanque com capacidade para 12,5 litros de combustível.
Adventure
Mais uma Yezdi cujo estilo remete a um modelo da Royal Enfield, mais precisamente a Himalayan. Como sugere o nome, seu visual é o de uma típica aventureira, complementado por rodas raiadas de 21 polegadas na frente e de 17 atrás, equipadas com pneus 90/90 e 130/80 e suspensões com garfo telescópico dianteiro de 200 mm de curso e duplo amortecedor de 180 mm com ajuste de pré-carga na traseira.
Ela também é alimentada pelo mesmo motor de 334 cm³, mas na Adventure ele produz 30,2 cv a 8.000 rpm de potência e 3,04 kgf.m de torque em 6.500 giros, também conectado a uma caixa de seis velocidades. A Adventure tem a maior distância entre eixos dos lançamentos da Yezdi, com 1.465 mm, além da maior distância em relação ao solo (220 mm) o maior tanque, com capacidade para 15,5 litros, o assento mais alto, posicionado a 815 mm do chão. Ela também é a mais pesada de todas, com 188 kg.
A aventureira da Yezdi ainda dispõe de painel LCD com inclinação ajustável, três modos ABS (Road, Rain e Off-Road), conectividade Bluetooth e sistema de navegação realizada por meio de um aplicativo dedicado que também fornece informações em tempo real sobre o status da moto.
Gostaram dos lançamentos da Yezdi? A princípio elas serão oferecidas apenas na Índia, mas nós acreditamos que essas motos tem potencial para fazer bonito em outos mercados. Cairiam bem no Brasil? Deixem sua opinião nos comentários!
Acompanhe a MOTOCICLISMO também pelas mídias sociais!
– Instagram – Facebook – YouTube – Twitter