A Yamaha Motor Sales confirmou o lançamento da YZF-R9 ABS para 30 de outubro, marcando a chegada de uma nova geração de superesportivas em uma série limitada a 300 unidades anuais no Japão. A R9 se posiciona como a herdeira natural da lendária YZF-R6, combinando o DNA das R-series com uma performance mais moderna e versátil.

Potência com agilidade R-Series
A usina de força da R9 é o motor tricilíndrico CP3 de 888 cm³, derivado da MT-09. Este bloco DOHC, que gera 120 CV às 10.000 rpm e 9,5 kgf.m às 7.000 rpm, oferece uma entrega de potência previsível e linear, com uma sonoridade rica e marcante. A gestão eletrônica é feita pelo sistema YCC-T, otimizando a tração em todas as condições.

A agilidade é garantida por um chassi em alumínio moldado por gravidade, o mais leve já usado em uma superesportiva da marca, pesando apenas 9,7 kg. Com um peso total de 195 kg, o conjunto é complementado por suspensões KYB totalmente ajustáveis e pinças Brembo, garantindo precisão e aderência.
Eletrônica e aerodinâmica de MotoGP
O design da R9 adota uma carenagem redesenhada com condutas M-shape e winglets funcionais, inspiradas nas motos de MotoGP, aumentando a estabilidade em alta velocidade.

O pacote eletrônico é um dos maiores trunfos. O sistema Yamaha Ride Control (YRC) oferece modos de condução (SPORT, STREET, RAIN, TRACK) e inclui controle de tração, slide control, lift control, quickshifter bidirecional, cruise control e gerenciamento de freio motor. O sistema de medição de voltas Y-TRAC Rev e o limitador variável de velocidade (YVSL) fecham o pacote.
Disponível em três cores (Yamaha Racing Blue, Cinza Mate ou Branco), a YZF-R9 redefine a categoria média, prometendo a precisão de uma 600 com a força de um tricilíndrico. A Yamaha YZF-R6 é considerada a melhor supersport 600 durante anos, saiu de linha como moto de rua e agora só pode ser adquirida por encomenda e única e exclusivamente para competições. Mas a R9 parece preparada para tomar o seu lugar nas ruas e nas pistas.