<p>Após longa espera desde seu lançamento internacional, no final de 2008, a nova Yamaha YZF-R1 chega ao Brasil. O modelo 2010 da lendária esportiva já está disponível nas concessionárias da marca dos diapasões, apresentando muitas novidades em relação à versão anterior. Mas, sem dúvida, a principal atração da supermáquina está em seu novíssimo propulsor, que traz para às ruas a mesma tecnologia utilizada pela fabricante no Mundial de MotoGP.</p>
<p>Tudo no motor é novo, porém, o virabrequim do tipo “crossplane” merece destaque. Neste tipo de dispositivo, cada biela está posicionada a 90º, o que proporciona um intervalo de ignição não seqüencial ((270°-180°-90°-180°). De acordo com a Yamaha, isto proporciona um torque mais linear, garantindo mais controle da aceleração. Assim, a cifra de torque alcançada pelo motor de 998 cm³ é de 11,8 kgfm — contra 11,5 kgfm do modelo antigo.<br /><br />Já a potência máxima aumentou em 2 cv, passando de 180 cv para 182 cv. O chassi “Deltabox” também é totalmente novo e representa, junto com o motor, as maiores mudanças em 11 anos de história da motocicleta. Outra novidades são os três mapas de ignição do motor: standard; modo A (esportivo); e o modo B (mais suave e progressivo). <br /><br />Em relação ao design, a nova R1 tem muita personalidade, inovando com sua dianteira que faz os faróis parecerem dois olhos. Enquanto a traseira manteve os escapes com saída sob os bancos, agora de formatos triangulares, e a lanterna de LED também possui novo desenho. Apesar de no exterior a motocicleta ter opções de cores azul e branco, apenas a versão preta será vendida no Brasil. O preço sugerido pela fabricante é de R$ 64.218.<br /><br /><strong>por Rafael Miotto</strong><br /></p>
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