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Yamaha Tracer 7 ganha transmissão automatizada Y-AMT

  • Publicado: 09/10/2025
  • 3 Minutos de leitura

A Yamaha apresentou na Europa mais uma novidade para a Tracer 7. O modelo, que passou recentemente por uma reformulação visual e tecnológica, agora passa a contar com a transmissão automatizada Y-AMT (Yamaha Automated Manual Transmission).

O sistema elimina o manete de embreagem e permite que as trocas de marcha sejam feitas automaticamente ou de forma manual por botões no guidão. A novidade já é utilizada em modelos como Tracer 9, MT-07 e MT-09, e chega para tornar a crossover de média cilindrada uma das opções mais completas da categoria.

A Tracer 7 é oferecida nas versões Standard e GT, ambas equipadas com o conhecido motor CP2, um bicilíndrico de 689 cm³ que entrega 72,4 cv a 8.750 rpm e 6,9 kgf.m de torque a 6.500 rpm. O propulsor recebeu pequenas atualizações na eletrônica, melhorando a resposta do acelerador e a eficiência no consumo.

Transmissão Y-AMT

O sistema Y-AMT representa um novo patamar na automação de câmbio para motocicletas. Ele utiliza servomotores elétricos para controlar a embreagem e a seleção de marchas, dispensando qualquer intervenção manual. O piloto pode escolher entre dois modos de operação:

  • MT (manual): com trocas feitas pelos botões no punho esquerdo;
  • AT (automático): em que o sistema realiza as trocas sozinho.

No modo automático há ainda duas configurações:

  • D, voltada à economia e uso urbano;
  • D+, que mantém o motor em rotações mais elevadas para uma condução mais esportiva.

A seleção entre os modos é feita diretamente por um botão no guidão.

Design e chassi atualizados

A Yamaha Tracer 7 traz um visual revisado, mais fluido e moderno em comparação à geração anterior. O conjunto óptico dianteiro em LED foi redesenhado, tornando-se mais compacto e alinhado ao estilo das demais integrantes da linha Tracer. A carenagem também passou por ajustes para melhorar a aerodinâmica e o conforto em viagens. Enquanto a lanterna traseira agora tem novo formato e iluminação em LED.

O chassi foi refinado para oferecer mais equilíbrio entre estabilidade e agilidade. Na versão GT, a suspensão dianteira utiliza garfos invertidos Kayaba de 41 mm totalmente ajustáveis, enquanto a versão Standard mantém o sistema telescópico convencional, com calibração revisada. Ambas contam com monoamortecedor traseiro com ajuste de pré-carga.

Painel e conectividade

Entre as atualizações tecnológicas, o painel passou a ser uma tela TFT colorida de 5 polegadas, com novo layout e leitura aprimorada. O display exibe informações como modos de pilotagem (Rain, Road e Sport), nível de controle de tração, indicador de marcha, temperatura do motor e nível de combustível.

A moto agora oferece conectividade via Bluetooth, permitindo emparelhar o smartphone e acessar notificações de chamadas, mensagens e navegação curva a curva por meio do aplicativo Yamaha MyRide.

Versões e equipamentos

A Tracer 7 GT vem equipada de fábrica com malas laterais rígidas de 20 litros cada, para-brisa mais alto e ajustável e assento premium de espuma mais densa. Já a versão Standard mantém foco na versatilidade e no uso diário, compartilhando o mesmo conjunto mecânico e eletrônico.

Para ambas as versões, a Yamaha oferece um catálogo de acessórios originais, incluindo protetores de motor, faróis de neblina em LED, top case, aquecedores de manopla e itens de acabamento personalizados.

A nova Yamaha Tracer 7 estará disponível em duas opções de cor por versão: preta ou vermelha para a Standard e preta ou prata com rodas azuis para a GT. Os preços para a moto com a transmissão Y-AMT ainda não foram divulgados pela Yamaha. Também não há informações sobre a estreia do modelo no Brasil, nem da nova tecnologia de transmissão automatizada da marca dos diapasões, ou seja, só nos resta aguardar para saber o que vem por aí.

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