Caracterizada por um trabalho de redução de peso bastante dedicado, assim como uma pintura preta fosca em contraste com o banco e as alças marrons, além de um visual minimalista, o scooter Yamaha TMaxxX, dos customizadores poloneses da Unikat Motorworks, chama a atenção pelos seus atributos.
O trabalho mais invasivo foi feito no quadro: depois de eliminar as carenagens originais, a oficina especializada modificou a extremidade traseira do quadro de alumínio para dar ao scooter um perfil lateral mais curto.
Aqui, eles instalaram painéis laterais que criam um efeito transparente. Uma das grandes dificuldades encontradas foi montar o novo tanque de combustível e o sistema de refrigeração dentro de uma subestrutura muito menor. Demandou mais horas de trabalho do que o esperado, mas no final, os customizadores conseguiram um resultado impecável. O motor continua sendo o do TMax padrão, mas recebeu um novo filtro de ar e um sistema de escapamento Malossi.
Particularidades do projeto Yamaha TMaxxX
O novo banco de couro marrom segue os contornos curvados do novo subquadro traseiro, e os botões são em couro combinando. O para-brisas vem de um BMW C 400, devidamente modificado com a adição de defletores em ambos os lados.
Também na frente encontramos um novo farol redondo central em conjunto com duas tiras de LED que combinam com as outras que estão escondidas sob a traseira. Em seguida, encontramos uma instrumentação mínima e um sistema de ignição remota, ambos da marca Motogadget.
O acabamento é uma mistura de revestimento em pó e anodização, com algumas partes pensadas para deixar o metal naked mais visível. A pintura é acetinada, cor antracite semibrilhante, e o banco em couro marrom contrasta perfeitamente. O que resta do antigo TMax são os aros dourados.
Precisamente por isso, foi combinado com a tampa de combustível dourada posicionada rente ao selim. Após cinco meses de trabalho, nasceu o “TmaxxX”, e o resultado na balança é incrível: 30 kg a menos que o scooter original.