A Yamaha Ténéré 700 (T7) é, inegavelmente, um sucesso global que redefiniu o segmento Adventure focado no puro off-road. Contudo, a saída de linha da robusta Super Ténéré 1200 deixou um vácuo considerável na gama de aventureiras da casa de Iwata, abrindo espaço para uma especulação que, no meio motociclístico, faz todo o sentido: a chegada da Yamaha Ténéré 900, carinhosamente já apelidada de T9.

Embora não haja confirmação oficial, a indústria aponta que os engenheiros japoneses estão a trabalhar ativamente em torno dessa possibilidade. A chave para esta nova máquina seria a adoção do aclamado motor CP3 (Crossplane Triplo) de 900cc, o mesmo que equipa modelos de sucesso como a MT-09, Tracer 9 e a esportiva R9.
O CP3: a potência e o caráter para a aventura
A escolha do poderoso motor CP3 de três cilindros e 900 cm³ é estratégica. Este motor oferece uma entrega de potência e torque significativamente superior ao bicilíndrico CP2 da Yamaha T7 (que tem 689 cm³), preenchendo perfeitamente o nicho de Adventure de grande porte que hoje é dominado por concorrentes europeias. A natureza do CP3, com seu som inconfundível e o torque explosivo, garantiria à Yamaha T9 não apenas a velocidade necessária para o asfalto, mas também o caráter e a resposta rápida essenciais para sair de situações complicadas no off-road.
A T9 seria a moto ideal para o proprietário da T7 que busca mais potência para viagens longas a alta velocidade e maior capacidade de carga, mas que se recusa a sacrificar o DNA de True Adventure.

O dilema do DNA aventureiro: rodas 21/18 são inegociáveis
A grande exigência da Yamaha, caso o projeto avance, é que a Yamaha Ténéré 900 não se torne uma “estradeira” com pinta de off-road“. Para manter a credibilidade e a linhagem Ténéré, será obrigatória a manutenção de um conjunto de rodas de verdadeiros aventureiras: 21 polegadas na dianteira e 18 polegadas na traseira.
Esta configuração de rodas, juntamente com suspensões de curso longo, é o que garante a capacidade da moto de transpor obstáculos e manter a estabilidade em areia, cascalho e trilhas. A Yamaha T9, portanto, não pode ser apenas uma Tracer 9 elevada; tem de ser uma máquina de rali de 900 cm³, herdeira do legado que venceu o Dakar.

O mercado espera essa nova aventureira
Com a saída da Super Ténéré 1200, a Yamaha criou uma lacuna no seu line-up de Adventure de alta cilindrada. A Ténéré 900 chegaria exatamente para rivalizar com máquinas de 890 a 950 cm³ das marcas concorrentes, oferecendo uma opção mais focada no terreno do que a linha Tracer 9.
Proprietários da Yamaha T7 anseiam por este upgrade, que lhes permitiria maior conforto em viagens longas e mais potência para acompanhar grupos em ritmos mais rápidos, sem perder a agilidade e a facilidade de manutenção que tanto amam no motor CP2.
A potencial Yamaha T9 com motor CP3 e DNA aventureiro não é apenas uma especulação; é uma necessidade de mercado e o próximo passo lógico para a Yamaha solidificar o seu domínio no mundo Adventure. Resta-nos aguardar o anúncio que, certamente, fará explodir o segmento em 2026.