A Yamaha Super Ténéré 1200 DX ABS está oficialmente fora de linha no Brasil. A decisão segue o plano global da marca, que, em comunicado, diz ter considerado “novas tendências e regulamentações” para determinar a retirada da maxitrail de seu line-up.
Em outros países, a Yamaha já havia anunciado o fim da produção da Super Ténéré 1200 em novembro de 2020. Informações extra-oficiais sugerem que o motor da motocicleta japonesa não seria atualizado para as novas normas de emissões Euro5, em vigor na Europa desde o início do ano. E apesar dela estar de acordo com a regulamentação brasileira, possivelmente o investimento para mantê-la em produção e atender as normas não seria viável.
Veja também:
Os 10 testes da MOTOCICLISMO mais lidos em 2020
Yamaha FZ-X será a nova aventureira da marca japonesa
Honda atualiza Gold Wing 2021 com mais conforto
Em seus 10 anos de história no Brasil, a maxitrail da Yamaha tinha em suas últimas versões oferecidas por aqui um motor bicilíndrico de 1.199 cm³ que entrega 112 cv de potência máxima a 7.250 rpm e torque máximo de 11,9 kgf.m a 6.000 giros.
Agora sem a Super Ténéré 1200, a Yamaha do Brasil tem caminho livre para trazer a Ténéré 700 ao país, visto que a marca dos três diapasões ficou sem representantes no segmento. Os brasileiros viciados em motocicletas aguardam ansiosamente a chegada do modelo há tempos.