A Yamaha Europa revelou nesta semana o preço da aguardada maxitrail aventureira Ténéré 700. O modelo chega oficialmente ao Velho Mundo em setembro por 9.699 euros, o que corresponde a pouco mais de R$ 41 mil, com variações de valor de acordo com cada país. Mas, daqui a um mês, a marca dos diapasões abrirá uma pré-venda especial online até julho, que pode ser interessante para os mais ansiosos.
Além de andar na moto antes, uma vez que os primeiros pedidos serão entregues já em julho, quem comprar a Ténéré 700 ainda paga 400 euros (R$ 1.700) mais barato. A aventureira chegará nas combinações de cores preta azul e prata (Ceramic Ice), preta, cinza e amarela (Tech Blach) e branco com vermelho (Competition White).
Veja também:
Yamaha finalmente lança Ténéré 700 no EICMA 2018
Vídeo: Conheça a nova geração da Yamaha MT-07
Yamaha revela preço da nova Lander 250 ABS
A Ténéré 700 tem conjunto óptico dianteiro formado por quatro lâmpadas de LED e a bolha estilo rali, que compreende o para-brisa e as carenagens laterais para proteger o tanque e o radiador. A inspiração visual é o conceito T7, que por sua vez traz as linhas da moto que compete no Rally Dakar.
No quesito eletrônica, ela traz freios ABS desligáveis para aproveitar a pilotagem no off-road, painel digital – que mais parece um totem utilizado pelos modelos de competição – e apenas isso. Assim como acontece na MT-07.
Da naked, ela também herda o motor CP2 de dois cilindros paralelos DOHC de 689 cm³ de arrefecimento líquido, capaz de gerar pouco mais de 73 cv a 9 000 rpm, enquanto o torque máximo de 6,9 kgf.m já está disponível nos 6 500 giros. O câmbio é de seis velocidades. Tudo montado sobre um chassi tipo berço duplo feito com tubos de aço.
A Yamaha ainda não divulgou o peso da moto a seco ou em ordem de marcha, mas já sabemos que o tanque tem capacidade para 16 litros, o que, segundo a marca, confere uma autonomia de aproximadamente 350 quilômetros. Já as suspensões são ajustáveis no garfo dianteiro invertido e na balança monoamortecida com link. Os cursos são de 210 e 200 mm, respectivamente e terminam em rodas raiadas aro 21’’ na dianteira e 18’’, na traseira. Ambas calçadas com pneus Pirelli Scorpion Rally STR.
Já o assento fica a 880 mm do solo e os freios são compostos por três discos: dois de 282 mm de diâmetro na roda dianteira e um único de 245 mm na roda de trás. O fato da Ténéré 700 chegar ao mercado apenas no fim do ano também significa que a chegada dela aqui – caso ela venha mesmo – está ainda mais distante e pode ficar só para 2021.
Fotos: Yamaha