Yamaha-R9-2025-dianteira
Notícias

Yamaha R9 é revelada; eis a esportiva baseada na MT-09

3 Minutos de leitura

  • Publicado: 09/10/2024
  • Por: Willian Teixeira

A nova R9 foi apresentada de forma oficial pela Yamaha no exterior nesta quarta-feira, 9 de outubro. O modelo chega para expandir a linha de esportivas da marca, compartilhando a base com a naked MT-09.

Desta forma, a fabricante repete a receita usada no lançamento da R7, supersport que também tem como base um modelo da gama Master of Torque, no caso a MT-07.

Como é a Yamaha R9

Com design inspirado em modelos maiores, a R9 traz linhas agressivas e aerodinâmicas. Neste último quesito merecem destaque as asas dianteiras, derivadas das presentes nas M1 usadas na MotoGP.

O quadro da R9 é do tipo Deltabox em alumínio, com estrutura mais rígida e leve. Ele pesa apenas 9,7 kg, o mais leve já adotado pela Yamaha em uma moto do segmento supersport. O peso total da moto é de 195 kg.

Já missão de empurrar a Yamaha R9 fica a cargo do motor CP3 que equipa a naked MT-09, a crossover Tracer 9 e a retrô XSR900. Trata-se de um três cilindros em linha de 890 cm³ que entrega 119 cv de potência a 10.000 rpm e torque de 9,4 kgf.m a 7.000 rpm.

Mais detalhes da nova esportiva da Yamaha

Completam o pacote da Yamaha R9 itens como suspensão KYB ajustável e freios Brembo com discos dianteiros de 320 mm. Contudo, as rodas são de 17 polegadas e calçam os pneus Battlax Hypersport RS11.

Por fim, na eletrônica a nova esportiva da Yamaha traz IMU de seis eixos, modos de pilotagem, controle de tração, ABS ajustável, entre outros. Nesse sentido, os recursos são gerenciados por meio de um painel em TFT colorido. Além disso, ainda há conectividade com o app Yamaha My Ride e o Y-TRAC para monitoramento da performance da R9 em pista.

Disponibilidade e preço

Vale lembrar que a R9 assume o posto de esportiva topo de linha da Yamaha para rodar nas ruas, visto que a R1 tornou-se uma moto para uso exclusivo nas pistas. Ela chega às lojas em março de 2025, nas cores Icon Blue e Tech Black.

Seus preços para a Europa ainda não foram revelados, mas nos Estados Unidos ela será vendida por US$ 12.499, algo em torno de R$ 70 mil em conversão direta. Por fim, no momento não há informações sobre a sua oferta no Brasil. Gostaria de vê-la por aqui?

Deixe seu comentário nas redes da revista MOTOCICLISMO:

Instagram | Facebook | YouTube | TikTok
WhatsApp | GoogleNews | LinkedIn

Deixe seu Comentário

Conteúdo Recomendado