Yamaha, Yamaha R3, R3, YZF-R3, Indonésia, reformulação, esportiva, KTM, Kawasaki, RC 390, Ninja 400, YZR-M1, YZR-R1, YZR-R6, R15, mercado, novidade, motociclismo, Revista Motociclismo, Motociclismo Online, registro de patentes, Estados Unidos, Intermot, Salão de Colônia, EICMA, Salão de Milão, 2019
Notícias

Nova Yamaha R3 já tem preço na Europa

3 Minutos de leitura

  • Publicado: 15/01/2019
  • Por: Redação

Yamaha, Yamaha R3, R3, YZF-R3, Indonésia, reformulação, esportiva, KTM, Kawasaki, RC 390, Ninja 400, YZR-M1, YZR-R1, YZR-R6, R15, mercado, novidade, motociclismo, Revista Motociclismo, Motociclismo Online, registro de patentes, Estados Unidos, Intermot, Salão de Colônia, EICMA, Salão de Milão, 2019

A nova geração da Yamaha YZF-R3, revelada no fim do ano passado, já está disponível no mercado europeu. Na Itália, por exemplo, a esportiva chegou nas cores preta e no tradicional azul da Yamaha por 5 790 euros, o que corresponde a pouco mais de R$ 24 500. A título de comparação, a Kawasaki Ninja 400, sua principal concorrente sai por 6 290 euros já nas cores KRT, o equivalente a pouco mais de R$ 26 600. No Brasil, a mesma moto é vendida por R$ 24 990.

Com visual completamente renovado, a nova R3 tem linhas mais parecidas com as das outras esportivas da marca dos diapasões, como a YZF-R6. De acordo com a Yamaha, a nova bolha frontal ainda diminui a turbulência em volta do capacete, permitindo ao piloto forçar um pouco mais os limites da moto. Outra melhoria bem-vinda é o painel totalmente digital, que aposenta o conta-giros analógico.

Yamaha, Yamaha R3, R3, YZF-R3, Indonésia, reformulação, esportiva, KTM, Kawasaki, RC 390, Ninja 400, YZR-M1, YZR-R1, YZR-R6, R15, mercado, novidade, motociclismo, Revista Motociclismo, Motociclismo Online, registro de patentes, Estados Unidos, Intermot, Salão de Colônia, EICMA, Salão de Milão, 2019

Veja também:
Yamaha revela YZF-R3 reestilizada na Europa
Yamaha apresenta nova YZF-R125 em Colônia
Kawasaki lança Ninja 400 no Brasil com preço competitivo

Na ciclística, o destaque fica por conta do novo garfo dianteiro invertido de 37 mm de diâmetro, que permite uma pilotagem mais esportiva sem perder o conforto, segundo a Yamaha. Na traseira, há uma balança assimétrica, que emprega amortecedor KYB e permite ajuste na pré-carga da mola.

Yamaha, Yamaha R3, R3, YZF-R3, Indonésia, reformulação, esportiva, KTM, Kawasaki, RC 390, Ninja 400, YZR-M1, YZR-R1, YZR-R6, R15, mercado, novidade, motociclismo, Revista Motociclismo, Motociclismo Online, registro de patentes, Estados Unidos, Intermot, Salão de Colônia, EICMA, Salão de Milão, 2019

Já o motor, entretanto, segue o mesmo bicilíndrico paralelo DOHC de arrefecimento líquido e 321 cm³ de capacidade. Nada de novo nos números de desempenho também. O propulsor ainda gera os mesmos 42 cv de potência máxima a 10 750 rpm e torque de até 3 kgf.m nos 9 000 giros. De acordo com a ficha técnica, a nova R3 ainda é um quilo mais leve do que a atual e pesa 169 kg em ordem de marcha.

Por aqui, a geração atual da R3 – cujo preço sugerido é de R$ 23 290 + frete – vai bem nas vendas. De acordo com os números da Fenabrave, a federação que contabiliza a distribuição automotiva no País, a moto liderou o segmento de esportivas de pequeno porte com 1 423 unidades comercializadas. E, por enquanto, ainda não há uma previsão de quando a versão reestilizada irá aportar aqui.

Yamaha, Yamaha R3, R3, YZF-R3, Indonésia, reformulação, esportiva, KTM, Kawasaki, RC 390, Ninja 400, YZR-M1, YZR-R1, YZR-R6, R15, mercado, novidade, motociclismo, Revista Motociclismo, Motociclismo Online, registro de patentes, Estados Unidos, Intermot, Salão de Colônia, EICMA, Salão de Milão, 2019

Entretanto, o fato da Ninja 400 já estar no Brasil deveria fazer a marca azul trazer sua nova esportiva o quanto antes. Para se ter ideia, segundo a Fenabrave, em novembro, foram emplacadas 133 YZF-R3 e 113 unidades do modelo da Kawasaki. Já em dezembro, a nova Ninja de entrada superou a rival e contabilizou 109 emplacamentos contra 103 da R3. Embora a diferença seja pequena, é um sinal de que o reinado da Yamaha no segmento está ameaçado.

Deixe seu Comentário

Conteúdo Recomendado