A Yamaha MT-09 SP também teve sua versão 2024 revelada pela marca dos diapasões na Europa. Ela incorpora a mesma base técnica da MT-09 – mostrada há alguns dias – aliada a recursos ainda mais agressivos e acabamento em nível premium.
Nesse sentido, a moto da Yamaha também é empurrada pelo motor CP3, ou seja, um três cilindros em linha de 890 cm³ capaz de entregar 121 cv de potência máxima. A versão 2024 da MT-09 incluiu três modos de pilotagem ao Yamaha Ride Control (Sport, Street e Rain).
Já para a MT-09 SP, há a possibilidade do condutor customizar quatro padrões extra de potência, tração e atuação do freio, além de um último parâmetro totalmente customizavel, de modo que seu usuário personalize suas configurações para uso em pista.
LEIA MAIS:
Vipal: Experiência de 50 anos conquista o mercado de motos no Brasil
Yamaha XSR125 e XSR125 Legacy são destaques em Portugal
Kawasaki lança modelos em comemoração ao 40º aniversário da Ninja
As suspensões da MT-09 SP também são diferentes da versão padrão. Nela, a Yamaha aposta em garfo invertido KYB de 41 mm com revestimento DLC, acabamento dourado e monoamortecedor Öhlins na traseira, com uma mola mais dura. Ambas suspensões são totalmente ajustáveis.
Já o braço oscilante, por sua vez, é feito em alumínio escovado. Os freios incorporam novas pinças Brembo Stylema, proporcionando para a invocada naked da Yamaha o mesmo desempenho de frenagem da R1.
O painel da MT-09 SP também tem um tema exclusivo, batizado de Track SP, que oferece informações como cronômetro de voltas e outros recursos voltados para pilotagem em track days.
Um item exclusivo para a MT-09 SP é a chave presencial, ou seja, para dar a partida na moto o piloto não precisará inserir a chave no miolo, basta se aproximar da máquina com ela no bolso e apertar um botão para ligá-la. O desbloqueio do bocal do tanque também será feito de forma eletrônica.
A versão SP da Yamaha MT-09 chega aos concessionários europeus a partir de maio de 2024 apenas na pintura Icon Performance, que mescla rodas azuis com acabamentos em cinza e preto fosco, lembrando o acabamento da R1. Seu preço parte de 13.349 euros, cerca de R$ 70 mil em conversão direta. Será que a veremos no Brasil? Depende apenas da Yamaha.