A Yamaha renovou dois de seus mais bem sucedidos “Master of Torque”, a MT-07 e a MT-09. Agora, a Yamaha divulgou todas as informações sobre sua variante mais esportiva e equipada da linha MT Series, a MT-09 SP 2021, que mais uma vez chega pronta para se tornar uma das opções mais eficientes de sua categoria.
Elementos como o motor e chassi são idênticos aos já vistos na nova geração 2021 da MT-09, ou seja, ele monta o propulsor CP3 renovado e adaptado ao Euro5, com pistões, virabrequim, eixos de comando e novo cárter, e uma potência que cresce para 119 cv a 10.000 rpm e com uma melhora significativa na entrega do torque, que agora chega a 9,5 kgf.m a apenas 7.000 rpm. Além disso, para esta geração 2021 a japonesa nua vem padrão com um câmbio rápido semiautomático bidirecional Quickshift QSS revisado.
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Em relação ao chassi, é um novo e leve CF die-cast em alumínio, tipo Deltabox que foi desenvolvido especificamente e em torno do novo motor que agora tem 889 cm³. O chassi e a balança de alumínio fundido recém-projetados são 2,3 kg mais leves que os da MT anterior, aumentando diretamente a agilidade da nova MT-09 2021. No total, o peso da moto é de 184 kg a seco, 4 kg a menos que a moto que a Yamaha ainda vende.
A MT-09 2021 também se caracteriza por seus novos equipamentos tecnológicos, em que destaca sua IMU de 6 eixos derivada da unidade utilizada na primeira YZF-R1 (hoje 50% menor e mais leve), que gerencia o sistema de controle de tração sensível à inclinação (TCS), o sistema de controle deslizante (SCS), bem como um sistema de controle de elevação de roda dianteira (LIF) e um sistema de controle de freio (BC) que trabalha com ABS para controlar e modular independentemente a pressão do freio dianteiro e traseiro. A nova instrumentação consiste em uma tela TFT de 3,5 polegadas colorida.
Para todas essas melhorias introduzidas na nova MT-09, a Yamaha equipou a versão SP com um novo garfo dianteiro KYB com barras de 41 mm e um revestimento DLC resistente (carbono com características diamantadas). Com o garfo KYB como padrão, este modelo permite ajustar totalmente o amortecimento na pré-carga, velocidade de retorno e velocidade de compressão, e também adiciona ajustadores de amortecimento de compressão de baixa e alta velocidade para afinar de verdade a suspensão.
Outra mudança que incorpora a MT-09 SP 2021 é o seu novo monochoque traseiro assinado pela Öhlins, que oferece ao piloto uma capacidade completa de ajuste e é equipado com um ajustador remoto de pré-carga que permite o ajuste de forma rápida e fácil.
Além disso, a SP vem de série com controle de cruzeiro, assento exclusivo de costura dupla, balança de alumínio polido anodizado e uma série de componentes com acabamento superior, como o guidão e alavancas de freio e embreagem em preto anodizado e os reservatórios de fluido de freio dianteiro e traseiro em fumê transparente.
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