A MT-07 é uma naked bicilíndrica da Yamaha que se destaca pela boa relação peso-potência e pela prazerosa pilotagem. Nos Estados Unidos, onde a modalidade Dirt Track (conhecida também como Flat Track) nasceu, teve seu auge nos anos 1970 e 1980, voltou a crescer novamente, com protagonismo de duas marca americanas, a Harley-Davidson e a Indian.
Agora foi a vez da Yamaha, uma das gigantes fabricantes de moto japonesas, entrar oficialmente na competição com sua MT-07 DT (Dirt track). O Dirt track é uma modalidade onde os pilotos competem em um circuito oval de terra batida. Vence o que cruza a linha de chegada em primeiro. Uma curiosidade é que as motos não tem o freio dianteiro, apenas o traseiro.
Veja também!
Yamaha traz nova geração da MT-07 ao Brasil
Nova geração da Yamaha MT-09 chega ao Brasil
Vídeo: Teste com a bicilíndrica Yamaha MT-07
A moto pouco lembra a MT-07 que encontramos na concessionária. A primeira versão foi montada com a pintura amarela, fazendo referência as cores de competição da Yamaha no passado. A versão que foi para a competição é pintada no azul, bem próximo das motos da equipe oficial Yamaha na MotoGP. O desenho do tanque, a gravação CP2 na lateral do motor e o protetor do radiador são sinais que revelam a MT-07 que serviu de base.
A Yamaha já havia participado do campeonato americano de flat track, o AFT (American Flat Track), inclusive, contando com Kenny Roberts nos anos 1970 pilotando uma Yamaha XS750, competindo contra o domínio dos pilotos Harley-Davidson, antes de ir para a motovelocidade e ser tricampeão mundial, na extinta categoria 500 (atual MotoGP).
A MT-07 DT estreou em Daytona, na abertura da temporada 2019 do AFT, onde o piloto Jack Johnson finalizou em terceiro lugar, estreando já com pódio! Agora a dúvida que fica é se a Yamaha, assim como a Indian fez com a FTR 1200, irá criar uma versão de rua da sua moto de flat track. A base da MT-07 já é compartilhada com a maxitrail Ténéré 700, a crossover Tracer 700 e a clássica moderna XS 700. Vamos aguardar.