Em evento realizado na capital paulista, a Yamaha apresentou seus pilotos e equipes e planejamento da divisão de competição para a temporada 2019. Além de tudo isso, uma novidade bem importante: uma nova Crosser 150.
O que mudou no modelo 2019 da trail de baixa cilindrada da Yamaha? A moto ganhou mais segurança com a melhoria do sistema de freio. Agora tem ABS na roda dianteira — que evita o travamento da roda dianteira em frenagens bruscas ou em situações de piso com baixa aderência — e na traseira ganhou o freio a disco. Em resumo, a Yamaha aproveitou o trabalho de desenvolvimento do sistema de freio com ABS para motos trail e aproveitou nas novas Lander e Crosser.
Quando avaliamos o modelo 2018 — quando a moto ganhou as versões “Z” com paralama alto e a “S” com paralama baixo — apontamos exatamente a falta de um sistema de freios melhor como algo a melhorar na Crosser. Agora já não falta mais. Além disso, a moto está com um novo guidão, mais alto, que permite uma posição de pilotagem mais ereta, confortável.
Veja também:
Vídeo: Conheça a nova geração da Yamaha MT-07
Primeiras impressões sobre a Yamaha Lander 250 ABS
Veja o teste com a Yamaha Crosser 150 Z 2018
Todo o resto da moto é o mesmo. Banco em dois níveis confortável, painel com informações bem visíveis e grande conta-giros de ponteiro, suspensão traseira monoamortecida e com link. Além disso, tem o útil lampejador do farol no punho esquerdo, importante para aumentar a segurança na pilotagem em centros urbanos durante a noite. A moto tem peso seco de 124 kg nas duas versões.
O motor não mudou, é o monocilíndrico arrefecido a ar de 149 cm³, alimentado com injeção eletrônica flex, que desenvolve 12,4 cv de potência máxima com etanol (12,2 cv com gasolina). Esse motor trabalha muito bem na cidade, garantindo boas respostas, com mais agilidade e prazer na pilotagem. O tanque de combustível tem capacidade para 12 litros. A moto chega às concessionárias no início de março. A oferta de cores é a seguinte: na versão “Z” é vendida em azul ou preto e a versão “S” é oferecida em branco ou preto.
A versão Z — que tem feito sucesso — tem preço sugerido é de R$ 12.590. A Crosser 150 S tem o preço sugerido de R$ 12.390. Preços sem o frete. Consulte na concessionária mais perto de você o preço exato. A moto tem garantia de fábrica de 3 anos e revisão com preço fixo. Com essa atualização a Crosser ficou bem mais atrativa. Sua única concorrente direta é a Honda Bros 160, equipada com disco nas duas rodas, com freio de ação combinada (CBS).