A Yamaha anunciou que em março de 2022 lançará em Taiwan a nova EMF, o segundo scooter elétrico com baterias intercambiáveis fabricadas graças à colaboração com a Gogoro Inc. Ao contrário da EC-05, que é um modelo projetado pela marca dos 3 diapasões na plataforma de um veículo de produção, o quadro do novo EMF foi projetado pela filial local da Yamaha Motor Taiwan.
Seu estilo é caracterizado por linhas modernas e minimalistas, e rodas de pequeno diâmetro, ambas de 10 polegadas. A Yamaha EMF poderá utilizar as estações de substituição de bateria GoStation instaladas em Taiwan pela Gogoro Energy Network. As características técnicas da bateria e do motor ainda não foram divulgadas.
Novas ambições em questão
Em julho deste ano, o Plano Ambiental 2050 da Yamaha Motor Group estabeleceu uma nova meta de buscar a neutralidade de carbono em todas as suas atividades de negócios, incluindo os ciclos de vida de seus produtos. Um dos objetivos do planejamento é reduzir a emissão de CO2 da sua gama em 90%, em comparação com os níveis de 2010, até 2050. O EMF será introduzido no mercado para ajudar a atingir este objetivo.
Na primavera asiática, a Yamaha Motor lançará o scooter elétrico EMF em Taiwan, conforme foi citado acima, porém, no momento não há indicações sobre a comercialização do veículo em outras partes do mundo.
Isso porque uma coisa é vender um scooter elétrico com baterias intercambiáveis em países onde as colunas de substituição são comuns. Discurso diferente é pensar em uma moto desta na Itália, onde estruturas semelhantes a essas ainda não são vistas no território.