A Yamaha revelou dois novos protótipos de scooters elétricos para a Europa. Serão dois modelos com 50 cc e 125 cc, sendo que o primeiro deve se chamar Neo e o segundo, baseado no conceito E01, ainda não tem nome definido. A marca dos diapasões também prepara uma linha de bicicletas elétricas, que deve chegar às lojas do velho continente até 2023, junto dos novos scooters elétricos.
Tudo começou com um primeiro estudo da Yamaha em 2019 para um scooter elétrico. Quase dois anos depois, no dia 15 de fevereiro de 2021, a marca de Iwata registou o nome E01 no European Patent Office (EUIPO), entitade que lista as patentes da indústria europeia. Os primeiros protótipos foram vistos em testes em janeiro deste ano.
Agora, a Yamaha anunciou para o mundo todo que o scooter elétrico da Neo da classe 50 cm³, vai em breve dar entrada no mercado europeu. Este modelo é baseado no estudo E02 apresentado no Tokyo Motor Show de 2019. Em seguida, virá o primeiro scooter elétrico da Yamaha da classe 125.
Yamaha de olho na sustentabilidade
Para o veículo de duas rodas derivado do protótipo “E01”, primeiro será iniciado um projeto para testar a viabilidade junto com um fornecedor de aluguel de scooters em uma grande cidade europeia. Segundo a Yamaha, deve ser uma cidade grande, na escala de Milão, Roma ou Paris.
A 125 Neo’s é uma esportiva urbana de locomoção elétrica, comparável em desempenho a um scooter de 125 cc, oferecendo carregamento rápido, longo alcance e conforto ao conduzi-lo na cidade. O design, o degrau alto e as rodas grandes lembram os modelos ‘Max’ da Yamaha.
Embora as especificações oficiais sejam anunciadas dentro de algumas semanas, a marca dos três diapasões revelou alguns parâmetros curiosos sobre o próximo e-scooter. Por exemplo, o desempenho será equivalente a um scooter de 50 cm³. A empresa indica que a popularidade cada vez menor dos scooters de 50 cm³ seja devido ao número crescente de produtos de 125 cm³ mais acessíveis, bem como às normas de emissão rigorosas.
Apesar do desempenho do e-scooter ser semelhante ao irmão de motor a combustão, ele possui algumas características premium, incluindo uma bateria removível de íons de lítio. Esta decisão também sugere o fato de a Yamaha estar considerando uma infraestrutura de baterias permutáveis. Recordando que no ano passado, a marca japonesa fez um acordo com a KTM, Piaggio e a Honda para esse efeito, e agora tudo começa a fazer sentido, pois isso vai ajudar a Yamaha a manter os preços mais competitivos.
A Yamaha também exibiu o scooter elétrico E01, o qual já foi noticiado por aqui. O desempenho deste e-scooter estará ao nível das suas homologadas de 125 cm³ com motor térmico. Contudo, ao contrário da Neo’s, a E01 fará a sua estreia global apenas em 2025.
A Yamaha também entrou no negócio das E-bike (bicicletas elétricas) com quatro modelos. Embora a empresa tenha acabado de apresentar as bicicletas elétricas e mencionado que as especificações serão anunciadas ainda este ano, estes produtos provavelmente serão feitos em conjunto com a marca italiana Fantic.
Agora, após estas primeiras informações, resta esperar pelo anúncio oficial dos novos e-scooters da Yamaha para a Europa.