A Yamaha segue acelerando rumo a um mercado mais inclusivo e diverso. No dia 25 de outubro, a marca comemorou a realização da 4ª edição do programa Mecânica Yamaha para Mulheres (MYM). A iniciativa visa ensinar noções de mecânica básica, manutenção preventiva e pilotagem segura ao público feminino.
O evento, realizado simultaneamente em 63 concessionárias da rede Yamaha, contou com a participação de 1.049 mulheres em todo o país. A ação, em suma, reforçando o compromisso da fabricante com o empoderamento feminino sobre duas rodas.

Segundo um levantamento da Sophia Mind, 43% das mulheres evitam oficinas mecânicas por se sentirem inseguras em relação ao conhecimento técnico. Atenta a esse cenário, a Yamaha estruturou o MYM justamente para quebrar essa barreira e aproximar o público feminino do universo motociclístico.
A proposta vai além da teoria: durante o curso, as participantes aprendem de forma prática como checar nível de óleo, fluidos, transmissão final, sistema de freios e calibragem de pneus, além de receberem orientações valiosas sobre pilotagem e segurança.

Desde seu lançamento, em 2024, o Mecânica Yamaha para Mulheres já impactou mais de 3.100 participantes, criando um espaço de aprendizado, troca e autonomia. A iniciativa vem se consolidando como um importante instrumento de inclusão dentro do setor, ampliando a confiança e o conhecimento das motociclistas.
De acordo com Cintia Faccin, gerente da Universidade Yamaha, o projeto está alinhado à missão global da marca de gerar Kando — uma expressão japonesa que representa a satisfação profunda e a emoção intensa ao vivenciar algo de valor e qualidade. “A ação reforça o compromisso da Yamaha com a inclusão, o empoderamento feminino e a formação de motociclistas mais conscientes e preparadas”, destaca.



