A Yamaha entrou de vez no jogo da eletrificação ao revelar o Jog E, seu novo scooter elétrico que estreia no Japão trazendo uma parceria inédita: ele usa justamente o sistema de baterias intercambiáveis Mobile Power Pack e:, tecnologia desenvolvida pela Honda.
Vale destacar que o modelo faz parte de um acordo firmado no final do ano passado por Yamaha e Honda, que prevê a cooperação no desenvolvimento de pequenas motos elétricas para o mercado japonês.

O modelo chega às lojas em 25 de dezembro de 2025 e, num primeiro momento, terá venda limitada às regiões de Tóquio e Osaka, cidades que já contam com a infraestrutura necessária para a operação do sistema de baterias intercambiáveis.
Jog E aposta em desempenho urbano e silêncio
O Jog E foi pensado para a rotina urbana, um cenário com acelerações, paradas e deslocamentos curtos. A Yamaha ajustou o desempenho e a entrega de força exatamente para esse tipo de uso, mantendo a proposta de um scooter leve, silencioso e prático. O desenho segue a identidade clássica da linha Jog, mas com um tempero futurista típico dos scooter elétricos, diz a Yamaha.
No papel, o novo Jog E mantém a proposta de ser um scooter compacto e ágil para o uso urbano. Ele mede 1.795 mm de comprimento, 680 mm de largura e 1.140 mm de altura, com assento baixo de 740 mm e entre-eixos de 1.300 mm, números que ajudam na manobrabilidade.

O peso total com bateria é de 93 kg, enquanto a distância mínima do solo fica em 135 mm. O modelo usa um chassi underbone e traz motor síncrono de corrente alternada, capaz de entregar 0,58 kW de potência nominal e atingir 1,7 kW (2,3 cv) no pico, com torque máximo de 90 Nm já a 25 rpm.
Segundo a Yamaha, a autonomia do Jog E chega a 53 km no teste de rodagem urbana a 30 km/h. As rodas usam pneus 90/90-12 na dianteira e 100/90-10 na traseira, ambos sem câmara, acompanhados por freio a disco hidráulico na frente e tambor atrás, além de suspensão com garfo telescópico e conjunto oscilante. O farol é em LED e o scooter é homologado para apenas um ocupante, reforçando seu foco em deslocamentos rápidos e funcionais dentro da cidade.
Gachaco será a única fornecedora de energia no início
Um detalhe importante: nesta primeira fase, o Jog E será vendido sem bateria. Para rodar com ele, o usuário precisa aderir ao serviço pago de troca rápida oferecido pela Gachaco, a empresa criada por Honda, Yamaha, Suzuki, Kawasaki e ENEOS.

Hoje, a rede conta com estações em Tóquio, Saitama e Osaka, e o scooter só será comercializado em lojas Yamaha EV que tenham parceria com a plataforma. A venda de baterias e carregadores próprios só deve começar no segundo semestre de 2026.

Yamaha acelera plano de eletrificação até 2050
A Yamaha diz que o Jog E faz parte de sua estratégia para reduzir emissões e caminhar rumo à meta de neutralidade de carbono até 2050. Não por acaso, o novo scooter aposta em praticidade, baixo custo operacional e um ecossistema compartilhado com outras gigantes japonesas, algo que deve acelerar a adoção dos elétricos no país.

Preço e disponibilidade
O modelo chega às concessionárias nas cores cinza escuro e cinza claro, com preço sugerido de 159.500 ienes, algo em torno de R$ 6 mil na conversão para moeda brasileira. O valor não inclui bateria, carregador, seguro ou despesas adicionais, reforçando a proposta modular, em que o usuário só paga pelo uso da energia na rede Gachaco.
