<p>A Yamaha aproveitou a Adventure Sports Fair, realizada em São Paulo, para mostrar ao público o modelo 2009 da pequena trail e de sua irmã motard. Quem esperava alguma renovação visual mais profunda, ou mesmo nas proporções da realizada com a YBR, deverá esperar um pouco mais. Esteticamente a maior mudança que a XTZ e a XTZ X receberam foi um novo farol dianteiro que, além de mais bonito, tornou a iluminação mais eficiente ainda que mantenha as mesmas lâmpadas de 35/35 W.</p>
<p>O escapamento cresceu para receber um catalisador, uma das armas do modelo para atender o Promot 3. Além disso, de novidade no visual, apenas novos piscas (iguais ao da Lander) e os tradicionais novos grafismos. A XTZ 125 X também recebeu pintura preta em parte do motor, mas, se a Yamaha inspirou-se na XTZ 250 X, esqueceram de pintar também as bengalas e rodas da pequena X, o que, com certeza, traria um apelo visual muito mais interessante ao modelo.</p>
<p>A motorização segue a mesma receita adotada na utilitária YBR; o monocilíndrico de 125 cm³ recebeu um carburador Mikuni BS 25 com acionamento do segundo estágio a vácuo, válvula de solenóide Cut-Off e TPS (sensor de posição do acelerador). Com essas mudanças, desenvolve agora 10,9 cv a 7 500 rpm e 1,11 kgfm a 6 000 rpm., 500 rpm antes que os modelos até 2008. No curto test-drive que fizemos não foi possível sentir grande diferença, mas se seguir o comportamento da YBR a linha XTZ 125 deverá ganhar em economia e respostas ligeiramente melhores.</p>
<p>O novo CDI possui a função modo de segurança, que informa por meio de uma luz de advertência amarela (igual à utilizada nas motos com injeção) adaptada com pouco capricho fora do painel, “falha no motor”. Os dois modelos chegam às concessionárias no fim deste mês. Os preços sugeridos são de R$ 7 013 para a XTZ 125 K e R$ 7 817 para a XTZ 125 E, em três cores; azul, preta e vermelha. Disponível apenas na cor preta, a XTZ 125 X parte de R$ 7 231 para a versão K e R$ 8 025 para a E.</p>